Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito Leto Viana participa da abertura do Ano Cultural Tia Beta
8/5/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio



A Prefeitura de Cabedelo, através das Secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura (Secult), realizou, na manhã desta sexta-feira (08), no Teatro Santa Catarina, a abertura do 2º Ano Cultural da cidade, que será em homenagem a Elisabeth Ferreira da Silva, a Tia Beta.

Autoridades, profissionais da educação e da cultura prestigiaram a cerimônia de lançamento do evento, que contou com apresentações de textos da homenageada através dos atores Alessandro Tchê e Walmarques Junior, que interpretaram “A minha história”, e de ex-alunos que lembraram cantos do repertório da contadora de histórias.

Durante o evento, ainda foram distribuídas obras de Altimar Pimentel (Cabedelo I e II) para algumas personalidades e entregues certificados aos vencedores na premiação do Ano Cultural 2014.

O Ano Cultural Tia Beta foi instituído pelo decreto n° 15/2015, assinado pelo prefeito Leto Viana durante o evento, e tem como objetivo a valorização do saber e da cultura e a educação integral através do estudo da vida e da obra de uma personalidade marcante no crescimento educacional, social e cultural do município.

Durante todo ano letivo serão desenvolvidos projetos culturais/educativos, nas escolas da rede municipal, envolvendo toda a comunidade escolar, incentivando a pesquisa, a contextualização, a comunicação verbal e escrita e o trabalho criativo e artístico. Esses trabalhos serão apresentados em Mostras Culturais da comunidade escolar com referência aos famosos “saraus de Tia Beta”. 

Além dessas ações, o Ano Cultural prevê ainda o Concurso Cultural Prêmio Tia Beta, com a modalidade 1 para alunos da rede municipal e 2, voltada aos cidadãos residentes no município, no intuito de valorizar a cultura local.

“O Ano Cultural representa a reverência ao importante trabalho prestado por personalidades à cidade na área da Educação e da Cultura. Depois de Altimar Pimentel, é a vez de Tia Beta, conhecida como contadora de histórias, como educadora comprometida com o investimento nos jovens, produzindo sementes que jamais vão morrer. Esse é reconhecimento que Cabedelo presta a pessoas que fizeram muito em prol da nossa cidade”, declarou o prefeito Leto Viana.

Em seu pronunciamento, a secretária da Educação, Clecy Alves, destacou a forte vocação religiosa de Tia Beta e enalteceu o caráter de educadora da homenageada.

“Tia Beta certamente diria ‘Louvado seja o senhor Jesus Cristo’. Essa é saudação que ela sempre usava e que nos ensinou a fazer onde quer que estejamos. Esse é um momento propicio, porque quando falamos em educação, estamos falando de um projeto maior, que é o projeto de Deus que orienta o educador a ser mais que professor. Fazer educação é se colocar a disposição, ser o mestre servidor”.

A sobrinha de Tia Beta, Shirley Pinto Borges Soares, fez questão de comparecer ao lado de outros familiares da educadora, e relatou a emoção de todos com a merecida homenagem. 

“Ficamos emocionados e muito felizes, porque nós, que convivíamos com ela, sabemos o quanto se dedicou e o quanto deu de si própria pela educação de Cabedelo. Ela atuou na educação, na cultura e, também na igreja católica, sendo a primeira organista, depois catequista, orientou o apostolado, enfim, era uma pessoa muito atuante. É uma satisfação imensa para a família ter um membro homenageado dessa forma.”

Tia Beta – Elizabeth Ferreira da Silva (1924 – 2003), a Tia Beta, nasceu em Cabedelo no dia 22 de março de 1924, e lá viveu durante quase toda a vida. Exerceu papel marcante na cultura e nas práticas educacionais. Contadora de histórias de casos, usava a criatividade, despertando a atenção, o interesse e o senso de descoberta de seus alunos. Era ao mesmo tempo erudita e popular, sendo conhecidos seus saraus, e também os grupos de lapinha/pastoril que organizava com alunos das escolas e da catequese, apresentando nos fins de ano.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180