Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Maria Empreendedora é aberto com oficina de docinhos
13/5/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres



A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta terça-feira (12), a abertura do Projeto Maria Empreendedora. A iniciativa, que visa a capacitar mulheres cabedelenses para geração de renda e conquista de sua autonomia financeira, teve como primeira atividade uma oficina de docinhos.

A oficina foi ministrada por Hellen Paola, doceira reconhecida no mercado gastronômico, para 15 mulheres que tiveram a oportunidade de aprender a fazer os docinhos com receitas aprovadas pela profissional, como também calcular os preços dos produtos para revenda. 

O projeto é idealizado por Iza Heráclito, diretora de Assistência à Mulher da SEPM, e tem como objetivo promover oficinas gratuitas para a profissionalização das mulheres cabedelenses, além de incentivá-las a ter iniciativas empreendedoras. 

“Um dos eixos de atuação aqui da Secretaria da Mulher é buscar a autonomia financeira delas. E daí nós percebemos que algumas mulheres não têm tempo para fazer um curso com uma carga horária maior, porque não tem com quem deixar os seus filhos ou o marido não deixa, a distância também faz com que ela não tenha acesso a outros cursos com uma carga horária menor. A partir daí, surgiu a nossa ideia de promover oficinas rápidas para a geração de renda, para que elas possam aprender e praticar em casa mesmo. A de hoje é a primeira do projeto: uma oficina de docinhos. Elas estão aprendendo a fazer docinhos tradicionais, mas com um toque dos doces finos. É algo que podemos fazer em casa e vender na escola do filho, para os vizinhos, receber encomendas, por exemplo”, explicou Iza.

Hellen Paola explicou que o ramo gastronômico é hoje um mercado em ascensão e incentivou as participantes a investirem nesse nicho. 

“Eu aconselho que elas invistam na área de gastronomia, é uma área promissora, que está crescendo muito no mercado. Hoje em dia uma mulher independente é tudo. É uma área muito boa e tem tudo pra crescer. Não desistam”. 

E seguindo o conselho da instrutora, Alexsandra dos Anjos, moradora do recanto do Poço, já planeja melhorar a renda familiar com a venda dos docinhos que aprendeu a fazer na oficina. 

“Esse curso vai ajudar a minha renda, como eu já faço trufas e o docinho não têm um custo muito alto, já dá para começar com uns brigadeiros. É bom que tenha outras oficinas nessa área para nos ajudar. Já dá para fazer uma renda extra”. 

Jeane Maria, moradora do Centro, que já faz bolos e doces nos fins de semana, também estava satisfeita por estar aprimorando seus conhecimentos com as dicas da profissional.

“Já é um complemento de renda. Atualmente eu trabalho aqui na Prefeitura, mas no fim de semana eu sempre faço um extra, faço meus doces, meus bolos e estou aprendendo muito mais com as dicas que estão sendo passadas pra gente”. 

As oficinas vão ser realizadas mensalmente com profissionais especializados nas áreas para a capacitação e qualquer mulher do município pode participar dentro do número de vagas ofertadas. As interessadas devem procurar a SEPM pelo telefone (83) 3228. 8618 para informações sobre período de abertura de inscrições.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180