Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Maria Empreendedora é aberto com oficina de docinhos
13/5/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres



A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) realizou, nesta terça-feira (12), a abertura do Projeto Maria Empreendedora. A iniciativa, que visa a capacitar mulheres cabedelenses para geração de renda e conquista de sua autonomia financeira, teve como primeira atividade uma oficina de docinhos.

A oficina foi ministrada por Hellen Paola, doceira reconhecida no mercado gastronômico, para 15 mulheres que tiveram a oportunidade de aprender a fazer os docinhos com receitas aprovadas pela profissional, como também calcular os preços dos produtos para revenda. 

O projeto é idealizado por Iza Heráclito, diretora de Assistência à Mulher da SEPM, e tem como objetivo promover oficinas gratuitas para a profissionalização das mulheres cabedelenses, além de incentivá-las a ter iniciativas empreendedoras. 

“Um dos eixos de atuação aqui da Secretaria da Mulher é buscar a autonomia financeira delas. E daí nós percebemos que algumas mulheres não têm tempo para fazer um curso com uma carga horária maior, porque não tem com quem deixar os seus filhos ou o marido não deixa, a distância também faz com que ela não tenha acesso a outros cursos com uma carga horária menor. A partir daí, surgiu a nossa ideia de promover oficinas rápidas para a geração de renda, para que elas possam aprender e praticar em casa mesmo. A de hoje é a primeira do projeto: uma oficina de docinhos. Elas estão aprendendo a fazer docinhos tradicionais, mas com um toque dos doces finos. É algo que podemos fazer em casa e vender na escola do filho, para os vizinhos, receber encomendas, por exemplo”, explicou Iza.

Hellen Paola explicou que o ramo gastronômico é hoje um mercado em ascensão e incentivou as participantes a investirem nesse nicho. 

“Eu aconselho que elas invistam na área de gastronomia, é uma área promissora, que está crescendo muito no mercado. Hoje em dia uma mulher independente é tudo. É uma área muito boa e tem tudo pra crescer. Não desistam”. 

E seguindo o conselho da instrutora, Alexsandra dos Anjos, moradora do recanto do Poço, já planeja melhorar a renda familiar com a venda dos docinhos que aprendeu a fazer na oficina. 

“Esse curso vai ajudar a minha renda, como eu já faço trufas e o docinho não têm um custo muito alto, já dá para começar com uns brigadeiros. É bom que tenha outras oficinas nessa área para nos ajudar. Já dá para fazer uma renda extra”. 

Jeane Maria, moradora do Centro, que já faz bolos e doces nos fins de semana, também estava satisfeita por estar aprimorando seus conhecimentos com as dicas da profissional.

“Já é um complemento de renda. Atualmente eu trabalho aqui na Prefeitura, mas no fim de semana eu sempre faço um extra, faço meus doces, meus bolos e estou aprendendo muito mais com as dicas que estão sendo passadas pra gente”. 

As oficinas vão ser realizadas mensalmente com profissionais especializados nas áreas para a capacitação e qualquer mulher do município pode participar dentro do número de vagas ofertadas. As interessadas devem procurar a SEPM pelo telefone (83) 3228. 8618 para informações sobre período de abertura de inscrições.

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180