Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ações e atividades de conscientização vão marcar Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Cabedelo
15/5/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Foto da Internet


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), participa, entre os dias 18 e 23 de maio, das atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de maio. Este ano, a Campanha, lançada pela Fundação Abrinq, tem como tema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. 

As ações vão acontecer durante toda a semana. Na programação, estão marcadas atividades comunitárias, panfletagem e mesas redondas. 
O objetivo principal da campanha é conscientizar a população para minimizar o número de casos de abusos e exploração sexual infantil, como explica Cristiano Porfírio, coordenador do Creas em Cabedelo.

“O objetivo principal desta campanha é minimizar e, até mesmo, neutralizar a questão do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Cabedelo, como também na grande João pessoa, uma vez que a gente se liga em parceria nesta luta para sanar um problema até então danoso à nossa população”. 

Programação - Dentre as atividades que serão realizadas, estão ações individuais no Creas, Cras, Reviver I e II, a partir das 08h00 da segunda-feira (18). 

Na terça-feira (19), será realizada uma ação na Estação Ferroviária de Cabedelo. Durante o percurso até a cidade de Santa Rita será feito um trabalho de divulgação da campanha através de panfletagem.

Na quarta-feira (20), a ação se concentra em mesas redonda e palestras, a serem realizadas no Cendac em João Pessoa. Já na quinta-feira (21) será feito um pit stop em frente à Secretaria de Educação com panfletagem educativa. 

A programação da semana se encerra no sábado (23), com uma ação no Mercado Público de Cabedelo, em defesa da criança e do adolescente.

Disk 100 - Além da população poder participar dessas atividades de enfrentamento, Cristiano convida a sociedade para se unir no combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“A população pode ajudar de forma efetiva ligando para o disque 100, denunciando, como também procurando o conselho tutelar para denunciar. A partir daí, toda rede funciona no combate desses abusos ou exploração de crianças e adolescentes”. 

A cidade de Cabedelo tem registrado casos de abusos e exploração de crianças e adolescentes, principalmente por sua localização geográfica e por ser muito procurada em períodos de alta estação. Por isso, toda a Rede de proteção se une na campanha preventiva. 

“Cabedelo, como muitas cidades da Paraíba, tem um índice considerável de abuso e exploração sexual, principalmente por se tratar de uma cidade portuária. Então é importantíssimo que a gente tenha essa prevenção, esse combate, que a gente venha levantar essa bandeira contra o abuso e a exploração sexual, juntamente com toda a rede que faz parte de Cabedelo -  o Ministério Público, a PMC - na intenção de combater e minimizar esse problema no município”, finaliza Cristiano.

18 de maio – O reconhecimento, pela Lei Federal 9.970/00, do dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes demarca uma conquista do país na luta pelos direitos humanos das crianças e adolescentes. É uma data simbólica, na qual a sociedade é lembrada a “não desviar o olhar, ficar atenta. Denunciar!”.

A data foi escolhida em homenagem à Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, vítima de estupro e depois assassinada por jovens de classe média em 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Até hoje – passados 35 anos –, os culpados do crime permanecem impunes.

Em Cabedelo, a luta será comandada pelo rojeto Cabedelo em Rede, do qual fazem parte órgãos como PMC, Ministério Público, Fórum, Cras, Creas, Peti, Projovem e Conselhos Tutelares. 

Secom Cabedelo




Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180