Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ações para Contingência da Dengue serão realizadas nas escolas municipais
19/5/2015 - Secretaria de Saúde




A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Vigilância em Saúde, realizou uma reunião nesta terça-feira (19) com o Conselho Gestor contra a Dengue. O objetivo do encontro, que aconteceu no Auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), foi definir o Plano de Ação de Contingência da Dengue 2015, debatendo estratégias de combate preventivo ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue e da Chicungunya. 

Várias estratégias e ações já estão encaminhadas pela Sescab desde 2014, em caráter continuado, o que mantém Cabedelo em situação aceitável quanto aos índices de ocorrência da doença. Este ano, 45 casos já foram confirmados. 

Durante a reunião, ficou definida a criação do Programa Municipal de Controle da Dengue, com foco nas estratégias intersetoriais e interinstitucionais, visando a corresponsabilização para a redução da incidência e do risco de epidemias de Dengue no Município. 

O encontro também discutiu ações emergenciais para reduzir a ocorrência de formas graves da Dengue e controlar os índices de infestação predial abaixo de 1%, recomendando pelo Ministério da Saúde, através do fortalecimento do controle viral. Além disso, a Sescab vai intensificar as ações educativas, de mobilização social e de comunicação.

Ações conjuntas de Educação em Saúde no combate ao Aedes Aegypti também estiveram na pauta de discussões. A iniciativa vai contar com o apoio da Secretaria de Educação (Seduc), através do Programa de Saúde Educacional (PSE), e pretende envolver diretores, professores, alunos e pais, profissionais em saúde, organizações sociais, lideranças comunitárias e outros segmentos da sociedade cabedelense.

“Até fevereiro/março, tivemos uma situação confortável de ocorrências da Dengue na cidade. Porém, dos 101 casos notificados, 26% foram confirmados, o que já pode nos deixar em alerta. Daí a necessidade de buscarmos o comprometimento de todos, em especial os jovens estudantes, para que contribuam nesse esforço como fiscais de suas casas e vizinhos”, comentou Elisete Pimentel, gestora da Vigilância em Saúde.

Para denunciar casos de focos do mosquito, a Sescab disponibiliza os telefones 3250. 3141, da Vigilância em Saúde, e 3250.3265, da Vigilância Ambiental. 

Sobre o Conselho - O Conselho Gestor de Combate à Dengue promove ações em rede e conta com a participação das Vigilância em Saúde, Ambiental e Epidemiológica, Atenção Básica em Saúde e Educação em Saúde, além das Secretarias de Educação, Planejamento, Comunicação Social e Infraestrutura. 
 
Secom - Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180