Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC realiza encontros para debater encaminhamentos da IV Conferência do Idoso
22/5/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, nesta quinta-feira (21), a 1ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, destinada aos moradores dos bairros do Centro. A ação, que é preparatória para a IV Conferência Municipal do Idoso, marcada para os dias 11 e 12 de junho de 2015, aconteceu na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipal de Cabedelo (Ipsemc). 

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, o encontro foi coordenado pelo Conselho Municipal do Direito do Idoso (CMDI) e debateu com aproximadamente 70 participantes a dinâmica da Conferência a as demandas específicas dos grupos presentes. Além disso, o evento elegeu delegados e convidados que terão voz e poder de voto no evento de junho.

“Encaramos esse momento com muita felicidade, quando temos a oportunidade de pensar, juntos, as políticas públicas municipais que nos permitirão elaborar e propor programas e ações mais efetivas em prol da pessoa idosa no nosso município”, disse Euzo da Cunha Chaves, secretário da Semais. 

A 1ª Pré-Conferência do idoso teve, como eixo principal, debates em torno de questões relacionadas a gestão, financiamento e participação. As análises consideraram aspectos inerentes à situação atual e futura do idoso em aspectos como transporte, saúde, assistência e previdência social, esporte e lazer, educação e cultura, além do enfrentamento à violência.

“São vários temas transversais inerentes à experiência de vida do idoso, em que buscamos estimulá-los a uma maior consciência de seus direitos e deveres, bem como, fazê-lo tomar uma atitude própria visando uma melhor e mais digna qualidade de vida”, explicou Mônica Evorlino, presidente do CMDI.

Para quem participou dessa conferência preparatória, a expectativa é que o evento de junho seja ainda mais esclarecedor e benéfico. 

“Eu espero que a reunião seja bastante esclarecedora quanto aos nossos direitos, e que a gente possa realmente usufruir dos benefícios que venham a ser criados”, disse Maria José, de 64 anos, moradora do Centro.

Mais duas Pré-Conferências ocorrerão antes da IV Conferência: no próximo dia 28, no Ginásio de Esportes do Renascer; e no dia 02 de junho, no Cras do Recanto do Poço. 
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180