Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
PMC realiza encontros para debater encaminhamentos da IV Conferência do Idoso
22/5/2015 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou, nesta quinta-feira (21), a 1ª Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, destinada aos moradores dos bairros do Centro. A ação, que é preparatória para a IV Conferência Municipal do Idoso, marcada para os dias 11 e 12 de junho de 2015, aconteceu na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Municipal de Cabedelo (Ipsemc). 

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, o encontro foi coordenado pelo Conselho Municipal do Direito do Idoso (CMDI) e debateu com aproximadamente 70 participantes a dinâmica da Conferência a as demandas específicas dos grupos presentes. Além disso, o evento elegeu delegados e convidados que terão voz e poder de voto no evento de junho.

“Encaramos esse momento com muita felicidade, quando temos a oportunidade de pensar, juntos, as políticas públicas municipais que nos permitirão elaborar e propor programas e ações mais efetivas em prol da pessoa idosa no nosso município”, disse Euzo da Cunha Chaves, secretário da Semais. 

A 1ª Pré-Conferência do idoso teve, como eixo principal, debates em torno de questões relacionadas a gestão, financiamento e participação. As análises consideraram aspectos inerentes à situação atual e futura do idoso em aspectos como transporte, saúde, assistência e previdência social, esporte e lazer, educação e cultura, além do enfrentamento à violência.

“São vários temas transversais inerentes à experiência de vida do idoso, em que buscamos estimulá-los a uma maior consciência de seus direitos e deveres, bem como, fazê-lo tomar uma atitude própria visando uma melhor e mais digna qualidade de vida”, explicou Mônica Evorlino, presidente do CMDI.

Para quem participou dessa conferência preparatória, a expectativa é que o evento de junho seja ainda mais esclarecedor e benéfico. 

“Eu espero que a reunião seja bastante esclarecedora quanto aos nossos direitos, e que a gente possa realmente usufruir dos benefícios que venham a ser criados”, disse Maria José, de 64 anos, moradora do Centro.

Mais duas Pré-Conferências ocorrerão antes da IV Conferência: no próximo dia 28, no Ginásio de Esportes do Renascer; e no dia 02 de junho, no Cras do Recanto do Poço. 
 
Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180