Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil leva conscientização e diversão ao Mercado Público
25/5/2015 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria Municipal de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou no ultimo sábado (23), no Mercado Público Municipal, uma ação de encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha, iniciada no dia 18, objetivou através de atividades distribuídas ao longo da semana, alertar a população cabedelense para a defesa dos direitos e a vigilância a todos os tipos de exploração e de abuso sexual.

Diversão para as crianças com cama elástica, bombons, pipocas, quebra-panela e apresentações artísticas, complementada pela distribuição de material informativo para as pessoas que transitavam pela feira, foram as atividades predominantes no encerramento. Além disso, a ação social foi movimentada pela abordagem e aplicação de questionário de pesquisa junto aos comerciantes, visando um levantamento de dados sobre a condição das crianças e adolescentes que frequentam aquele espaço.

“Estamos aqui para conscientizar os feirantes acerca da exploração sexual e do trabalho infantil, já que muitos pais que comercializam em nosso mercado, às vezes, trazem suas crianças e elas ficam aqui sem muitos cuidados. O foco da ação é educativo. Cabedelo é uma cidade portuária em que temos que estar sempre de olho no combate à exploração da criança e do adolescente, observando e tomando providências”, destacou Ricardo Vasconcelos, secretário adjunto da Semais.

As atividades da Semana tiveram início na segunda-feira (18) com ações especificas com a população da redondeza dos programas sociais. Na terça (19), um encontro reuniu Creas e Cras da grande João Pessoa para a realização de panfletagem nos trens urbanos. Já ma quarta (20), foi a vez de seminários no Ministério Público sobre o combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Na quinta (21), a ação se deu na Secretaria de Educação com a distribuição de panfletos educativos.

 Cristiano Porfirio, coordenador do Creas, fez um balanço da Semana e destacou a ação no Mercado Público.

“Balanço totalmente positivo, um resultado bem expressivo da população, a aceitação sobre o que é a Semana de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. A ação final teve o intuito de tentar minimizar a problemática do Mercado Público, onde tantas crianças trabalham com os pais e estão aqui em situações muito negativas. Ainda não sabemos de que forma lidar com isso, por isso essa ação tem uma abordagem através de um questionário para se ter uma estatística e possibilitar o estudo de politicas para a criação de uma trabalho efetivo, visando minimizar essa situação aqui no Mercado de Cabedelo”.

A promotora da Infância e da Juventude, Cristiana Vasconcelos, também participou da ação e destacou a importância da Semana para a conscientização da população e consequente minimização dos estados de exploração.

“É uma forma de conscientizar a população que é dever de todos combater a exploração e o abuso sexual contra criança e adolescente. Há uma cobrança muito grande com relação aos órgãos públicos, mas nós que fazemos parte da sociedade temos a nossa parcela de responsabilidade e devemos contribuir para acabar com esse mal que assola a nossa população”.

Pessoas que circulavam pela feira e tiveram acesso ao material informativo também ressaltaram a positividade da iniciativa.

“Tudo que puder ser feito a favor das crianças é muito valido, principalmente as desamparadas que vivem hoje em dia na ‘rua da amargura’, como se diz, sem ter quem cuide”, disse Maria Claudia de Oliveira, moradora do Centro. 

Para Josilene de Azevedo, professora e moradora do bairro de Camalaú., a campanha é importante para alertar a sociedade sobre um assunto delicado e que tem que ser denunciado. 

“Acho muito importante essa campanha, porque às vezes acontecem tantas coisas que as pessoas ficam caladas por medo. Denunciar é muito importante. Procuro alertar sempre meus alunos e as pessoas que convivem comigo para que nunca deixem isso passar, por menor que seja sempre tem que denunciar e tem que procurar ajuda”. 

Secom Cabedelo
 









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180