Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Operadores de turismo do Uruguai descobrem encantos de Cabedelo
25/5/2015 - Secretaria do Turismo

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo,  através da Secretaria de Turismo (Setur), recepcionou e ciceroneou um grupo de profissionais e operadores de turismo da cidade de Montevidéu, capital do Uruguai, em visita à cidade portuária no último sábado (23). A comitiva integrou um famtour no litoral paraibano, em um iniciativa da Embratur junto com a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

O principal objetivo da iniciativa é proporcionar o conhecimento de novos destinos turísticos no litoral paraibano, intencionando sua divulgação no mercado turístico uruguaio. Pesquisas comprovam que turistas vindos do país latino-americano estão cada vez mais investindo em férias e feriados nas cidades nordestinas.

Em Cabedelo, a Setur ofereceu um suporte logístico e bilíngue aos visitantes, com o acompanhamento do intérprete Alexandre Pinheiro.

“A Paraíba está abrindo uma nova frente nos mercados emissores do Mercosul. E Cabedelo não poderia ficar de fora desse roteiro. Além de lindas praias, temos o privilégio de abrigar um dos espetáculos mais lindos da natureza e um dos patrimônios histórico-culturais mais ricos e bem conservados do país. Isso sem falar do nosso povo gentil e hospitaleiro. Com trabalho e bons projetos, vamos, cada vez mais, intensificando o turismo e valorizando o que nossa cidade tem de melhor”, destacou o secretário de Turismo, Omar Gama.

Nas visitas técnicas o grupo também foi acompanhado por Eduardo Martins, especialista em Mercado Sulamericano (Embratur) e por Maria Abib, da Embaixada Brasileira em Montevidéu. A visita à Paraíba, que começou no dia 21 e se encerra na segunda-feira (25), teve como objetivo a análise da infraestrutura turística das cidades, a rede hoteleira, restaurantes e pontos turísticos.

Passeio - Em Cabedelo, a Fortaleza de Santa Catarina, alguns restaurantes e praias foram os locais visitados. Após um passeio de catamarã no Rio Paraíba e a apresentação no pôr do sol da Praia do Jacaré,  os uruguaios estavam encantados com a cultura, a gastronomia, a receptividade e as belezas naturais da cidade.  

"Foi um dia maravilhoso. Atendimento e recepção espetaculares, praias límpidas e agradáveis. É impossível destacar uma coisa só", destacou Marta Bentancur, da agência uruguaia EGA.

Já Maria Figueredo,  da agência Planet Travel, revelou sua emoção ao vivenciar o Por do Sol no Jacaré. "Fiquei muito surpresa com esta cidade. E, especialmente, aqui, fiquei encantada com esse momento fantástico e extasiante do pôr do sol. Muito diferente de tudo que já vi”.

Mercado Uruguaio - Dados do Ministério do Turismo mostram que, dos quase 300 mil turistas uruguaios recebidos em 2013 (número que corresponde a 10% da população do Uruguai), a maioria (87,3%) já veio ao Brasil outras vezes e 99,2% revelaram ter a intenção de retornar.

Essa preferência dos uruguaios pelo país traz a necessidade de diversificar a oferta brasileira. Para isso, a Embratur está trabalhando um calendário especial de ações no Uruguai, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, com realizações de workshops com o trade turístico, presstrips com jornalistas de veículos influentes, campanhas publicitárias e ações digitais durante todo o ano de 2015, já que a maior parte dos uruguaios utilizou a internet como fonte de informação (49,1%) para planejar a viagem, segundo Anuário do Mtur.

“Queremos diversificar os destinos turísticos consumidos pelos latino-americanos. O Nordeste tem um grande potencial de sol e praia, belezas naturais e cultura que atrai esse público. O famtour ajuda a mostrar àqueles que fazem os pacotes e vendem as viagens os benefícios de ter em suas prateleiras um destino como a Paraíba, por exemplo”, disse Vicente Neto, presidente da Embratur.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180