Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cabedelo inicia atividades da Semana Antimanicomial
25/5/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Coordenação de Saúde Mental, abriu, nesta segunda-feira (25), a Semana da Luta Antimanicomial na cidade. Uma mesa redonda com o tema: “Fluxo da Saúde Mental Para Profissionais, Usuários e Comunidade” e a exibição do documentário “Caps em ação” deram início às discussões, que seguem até a próxima sexta-feira (29), e fazem parte do calendário de ações do Dia da Lita Antimanicomial – 18 de maio. 

Sob o slogan, “Construindo laços, desatando nós: pelo cuidado integral e saúde mental”, a Semana prevê ações e discussões em torno da luta pelo fim dos manicômios e pela humanização do atendimento às pessoas que sofrem de distúrbios mentais. 

Nesta quarta-feira (27), está previsto o Dia da Saúde, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, com vacinação, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, testes de glicemia, oficinas de música e roda de capoeira. 

Na sexta-feira (29), o encerramento vai acontecer na Praia de Formosa, com café da manhã, partida de futebol e feijoada. 

O secretário de Saúde, Jairo Gama, esteve presente à abertura da Semana e destacou o trabalho da equipe à frente do projeto. 

“Quero aqui deixar registrado meu agradecimento a todas as equipes multiprofissionais que realizam esse importante trabalho, que exige ações cada vez mais integradas e de cooperação”. 
 
Para a coordenadora de Saúde Mental de Cabedelo, Tiene Dantas, a lembrança da Luta Antimanicomial é importante e precisa ser sempre divulgada. 

 “Esse é um importante momento de reflexão a respeito da Luta Antimanicomial, em busca de ações efetivas que possam reduzir internações em manicômios, humanizando a atenção e cuidados aos que apresentam sofrimento mental ou dependência de drogas”, esclarece. 

Caps I - O Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) – Porto Cidadania, é um serviço de assistência clínico-social para adolescentes e adultos portadores de transtornos mentais graves (psicoses, neuroses graves e demais quadros) que necessitam de cuidados continuados em função da gravidade e persistência de seu comprometimento psíquico. 

O objetivo do Caps I é diminuir as internações psiquiátricas e promover a reabilitação psicossocial. O atendimento pode ser feito através de encaminhamento ou demanda espontânea. 
O serviço funciona de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00. O Caps I fica localizado na Rua Pastor José Alves de Oliveira, 1328, no Bairro de Camalaú. O telefone de contato é (83) 3250.3241.

Caps AD - Já o Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) - Primavera, presta assistência clínico-social a jovens e adultos com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, permitindo um planejamento terapêutico individual. Seu principal objetivo é evitar internações decorrentes do uso abusivo de drogas e integrar o usuário à família e à comunidade.

O atendimento neste serviço também pode ser feito através de encaminhamento ou demanda espontânea. O Caps AD funciona nos mesmos dias e horários do Caps I, à Rua Solon de Lucena, 160, no Centro, em Cabedelo. O telefone de contato é (83) 3228.1044.

A Sescab também presta assistência psiquiátrica e psicológica de caráter ambulatorial a pessoas com sofrimento mental leve e moderado, bem como aos casos de psicose com quadro estabilizado. Esse atendimento é feito no Centro Municipal de Referência em Saúde Leonard Mozart (Policlínica de Cabedelo), situado à Rua São Sebastião, s/n, no Bairro de Formosa. O serviço funciona nos dias úteis, das 7h00 às 18h00. Os usuários cabedelenses ainda podem receber atendimento em todas as Unidade da Saúde da Família (USF) mais próximas de suas residências.
 
Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180