Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito, secretários municipais e representantes da CBTU debatem reativação de trem que liga Cabedelo a Campina Grande
26/5/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana recebeu, nesta segunda-feira (25), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande (Sede-CG), Luiz Alberto Leite, e o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-PB), Wladme Macedo. O encontro teve como objetivo a discussão preliminar da reativação da linha férrea que liga os municípios de Cabedelo e Campina Grande, que há mais de 3 anos está sem funcionamento.

Na reunião, articulada pelo secretário da Indústria, Comércio e Porto de Cabedelo, Hugo Sobreira Braga, o prefeito Leto Viana se comprometeu a defender a reativação do ramal ferroviário.

"Isso é muito positivo. Se obtivermos sucesso nessa revitalização, não só as cidades de Cabedelo e Campina Grande, como toda a Paraíba, serão beneficiadas. Poderemos ganhar com a geração de empregos e aumento na arrecadação tributária, fomentando também a chegada de novos investimentos", destacou.

 Luiz Alberto Leite ressaltou que o objetivo dessa primeira reunião foi apresentar para Cabedelo a disponibilidade das linha férrea e a necessidade de viabilizá-la. 

"Nós precisamos reativar a linha férrea Campina Grande-Cabedelo. Obtivemos esse sim da Prefeitura de Cabedelo, no sentido de dizer vamos conversar sobre isso, esse assunto nos interessa e estamos muito felizes com o resultado dessa reunião. Agora vamos caminhar nas discussões técnicas com os atores e participantes desse modelo, com o pensamento na elaboração de um projeto de viabilidade econômica, analisando quais são os óbices técnicos que precisam ser vencidos para que isso se torne uma realidade", concluiu Luiz Alberto Leite.

O secretário de Indústria, Comércio e Porto de Cabedelo, Hugo Sobreira Braga, articulador dessa primeira reunião, ressaltou as vantagens do transporte ferroviário para as duas cidades envolvidas.

"O transporte ferroviário possui, relativamente, um custo menor em relação ao rodoviário, que já é um atrativo para os investidores. Além disso, a cidade de Campina Grande possui forte potencial econômico através de um grande complexo industrial que pode ser interligado à linha férrea. E Cabedelo tem a porta de entrada e saída para o mercado nacional e internacional através do Porto. Por isso, é extremamente viável para as duas cidades levantarem essa bandeira e reativarem esse ramal ferroviário".

Para o titular da Sede-CG, a cidade de Campina Grande tem a necessidade premente de viabilizar um outro modo de transporte que não seja o rodoviário. O secretário também fez questão de destacar a importância que a estrada de ferro tem para a Rainha da Borborema.

"O trem, além de passar na nossa porta, corta a nossa cidade de Norte a Sul. É um transporte extremamente importante e viável para nós. E Cabedelo, por sua vez, tem um Porto que precisa ser incrementado. Justamente nesse modelo de desenvolvimento econômico é importante colocarmos à disposição do investidor as opções de transporte e de barateamento dos custos do produtor.  Ele já possui incentivo fiscal em qualquer parte do Nordeste, mas nós podemos ter outras premissas que sejam menos dispendiosas para as empresas”.  

Durante o encontro, o superintendente da CBTU-PB, Wladme Macedo, passou todas as informações relacionadas à situação da linha férrea estadual, além do seu estado de degradação.

"A Transnordestina, que é responsável pela malha de Santa Rita até Recife (PE) e também até Fortaleza (CE), não está mais operando nesses ramais, pois a linha está muito degradada. Por isso, é muito positiva a intenção das Prefeituras de Campina Grande e de Cabedelo de reativar essa malha. Esse primeiro encontro serviu para tomarmos conhecimento da situação. Na próxima reunião convocaremos representantes da Transnordestina e do Dnit para começarmos a trabalhar em parceria pela reativação do sistema", afirmou.

Presenças - Além das autoridades supracitadas, estiveram presentes na reunião: Ludmilla de Góis ( representante da Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico da Paraíba); André Agra Gomes (secretário de Obras de CG); Marcos Procópio (secretário - adjunto da Sede-CG); Luciano Schermann (secretário-adjunto da Indústria e Comércio de Cabedelo); Lúcio José (vereador de Cabedelo pelo  PRP); José Arlan Rodrigues (sócio-diretor da Transportadora Marajó); e Manoel Francisco (gerente Administrativo da Cabedelo Transportes).
 
Secom Cabedelo
 

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180