Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Trem do Forró desembarca pela primeira vez na Paraíba e terá parada em Cabedelo
27/5/2015 - Secretaria do Turismo

Ismael Farias



O prefeito Leto Viana participou nesta quarta-feira (27), na Casa da Pólvora, em João Pessoa, do lançamento do Trem do Forró, projeto coordenado pela Serrambi Turismo, em parceira com a PB Trens e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A iniciativa chega à Paraíba depois de 25 anos de sucesso em Pernambuco. O trem partirá de João Pessoa com direção à cidade portuária no ritmo do arrasta pé durante todos os finais de semana de junho, com inicio no dia 13. 

A edição paraibana segue nos dias 14, 20, 21 e 27 de junho e o selo de estrutura e animação, característico da atração, será mantido durante os 60 Km de percurso. A concentração do Trem do Forró acontece na Estação Central de João Pessoa (localizada ao lado da praça Napoleão Laureano). A chegada em Cabedelo contará com uma Vila Estilizada, em uma estrutura com animadores, palco para o trio de pé de serra, quadrilha, barracas de comidas típicas e artesanato local e banheiros químicos. Ao todo, serão quatro horas de arrasta pé. 

“É com muita alegria que nós recebemos essa parceira, que será bastante produtiva para a nossa cidade. O Trem fortalecerá ainda mais a nossa cultura e o nosso Marzão de Forró, atraindo o orgulho do cabedelense e ainda mais turistas para a nossa cidade”, destacou o prefeito Leto Viana.  

O tradicional Trem do Forró há 25 anos leva forrozeiros animados no período junino, do Recife ao Cabo de Santo Agostinho. É a primeira vez que sai dos trilhos Pernambucos, e as cidades de João Pessoa e Cabedelo foram as escolhidas para serem o ponto de partida e chegada do arrasta-pé sobre os trilhos. 

“Em 25 anos o Trem do Forró não mudou nada. A tradição e a essência do forró pé de serra se mantêm. Essa época junina é muito concorrida em cidades como Caruaru e Campina Grande. Curiosamente, esse trem não passa por nenhuma dessas cidades, mas já é uma tradição do São João. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito de Cabedelo quando o procuramos para firmar essa parceria, e nossa expectativa não poderia ser melhor. Estamos muito animados e temos certeza que o povo paraibano vai cair no forró no nosso Trem”, destacou Anderson Pacheco, da Serrambi Turismo. 

O trem - Serão sete vagões de passageiros, comportando 100 pessoas cada, todos com serviço de bar, segurança e um trio de forró pé de serra para garantir a animação do público nas 4 horas de atração. Além disso, o Trem do Forró conta com vagão de apoio e estrutura para banheiros. 

No total, mais de 60 pessoas devem trabalhar para a realização de cada saída da atração. “Além de promover as duas cidades, o trem do Forró vai movimentar muito a economia local, tanto de João Pessoa como de Cabedelo. Serão mais de 60 empregos diretos gerados com a iniciativa”, completou Pacheco. 

Os passaportes (compostos de camisa, pulseira e folder explicativo) para as viagens na atração custam R$90 e já podem ser adquiridos no quiosque da Claro, do Shopping Tambiá, em João Pessoa. Além das vendas individuais, a organização do Trem do Forró possui pacotes especiais para grupos turísticos e empresas, que aproveitam a atração para realização de festas corporativas, confraternizações ou campanhas de incentivo. 

Turismo e artesanato local – Na parada do trem em Cabedelo, os turistas e forrozeiros serão recepcionados por barracas de artesanato local. A primeira-dama de Cabedelo, e coordenadora do Marzão de Forró, Jacqueline Monteiro, colocou à disposição da organização do Trem o que de melhor a cidade pode oferecer. 

“Antes de tudo, quero parabenizar o projeto e ratificar que Cabedelo está de braços abertos para receber ações como essa. Além de toda a estrutura que a Prefeitura irá disponibilizar na chegada do Trem, também teremos o belo trabalho de nossos artesões expostos e comercializados a todos que estiveram lá. A decoração do nosso Marzão, assinada por Diana Oliveira, também poderá ser vista. Será uma festa linda e muito animada”, garantiu. 

Para o secretário de Turismo, Omar Gama, presente ao lançamento, o Trem do Forró vai intensificar ainda o turismo local, já bastante movimentado pelos festejos juninos da cidade. “Esse é um produto muito bom, que há 25 anos já ganhou tradição e credibilidade. É com muito orgulho que recebemos esse projeto, que só tem a trazer benefícios e ainda mais beleza ao nosso São João”, disse.

A cultura local também estará presente no desembarque dos forrozeiros em Cabedelo. O secretário de Cultura, Walmarques Junior, promete levar, a cada fim de semana, uma manifestação cultural típica da cidade portuária. “É a forma de darmos identidade ao projeto aqui em Cabedelo. De fazer com o que os turistas conheçam e consumam o que temos de mais valioso, que é a cultura do nosso povo, e também de convidá-lo a participar do Marzão de Forró, que esse ano promete ser ainda melhor”, completa. 

Mais informações sobre o Trem do Forró podem ser obtidas pelos telefones (83) 3021.9878 | 8639.7997 | 8639.4523 | 8639.9055 ou acessando www.pbtrens.com.br.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180