Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos de Escola Municipal se classificam para 4° fase de Olimpíada Nacional de História
28/5/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A cidade de Cabedelo, através da Escola Municipal Rosa de Figueiredo de Lima, está sendo representada na 7° Olimpíada Brasileira em História do Brasil (ONHB). A Unidade Escolar inscreveu duas equipes: Os Navegadores da História de Cabedelo e Os Irreverentes de Cabedelo, que passaram para a 4ª, de 6 fases da competição. 

A ONHB, que tem como tema principal este ano Preconceitos e Discriminações, começou no dia 04 de maio com mais de dez mil equipes inscritas no Brasil, sendo 261 paraibanas. Na fase atual, participam 170 equipes locais, de um total de 3.881. 

A Escola Rosa Figueiredo recebe todo incentivo e reconhecimento do Executivo Municipal nessas ações, já que tem uma histórica e privilegiada ligação com as olimpíadas nacionais de escolas públicas. Para a gestora da Escola, professora Rosita Viana, a participação e o empenho dos alunos já são motivos de comemoração e orgulho.

“Eu digo que eles são vencedores. A Olimpíada de História é uma competição bastante acirrada. E só em eles terem passado tantas fases, disputando com alunos de escolas particulares e estaduais de todo o país já é motivo de orgulho e felicidade muito grande para nós. Aqui, sempre incentivamos a participação dos nossos alunos em projetos que valorizam a inteligência e o ensino. Temos muita honra de ser representados por eles nessas competições”, diz. 

As equipes são compostas por três alunos cada uma, orientados por um professor da disciplina, integrante do corpo docente da escola. Participam da competição os alunos do 8º ano: Thainá Rodrigues e Laís de Sousa, e do 9º ano: João Roberto de Oliveira, André Luís da Silva, Débora Albuquerque e Lívia Maria Meireles.  

As equipes estão sob o cuidado do professor Washington Feitosa, que tem se dedicado de forma intensa à competição, já que o tempo destinado para cada uma das 5 primeiras fases é de apenas uma semana.

“As questões são extremamente complexas, exigem um aprofundamento muito grande, eu não tenho medo de dizer que não é qualquer estudante de História que teria condições de resolver. É um trabalho que exige muita dedicação, nós estamos trabalhando aqui na escola 25 horas por semana”, diz Feitosa. 

A competição é composta de 6 fases, sendo que 5 acontecem em ambiente virtual e a última presencialmente na Unicamp, em são Paulo, prevista para o dia 15 de agosto. As 4 primeiras etapas são compostas de questões de múltipla escolha e uma atividade de pesquisa. A 5ª, considerada a mais difícil, é uma atividade de pesquisa para a produção de uma reportagem para revista, contendo depoimentos de um indivíduo que sofreu discriminação. Desta fase, apenas 300 equipes serão selecionados para a etapa final.

A expectativa é grande para todos os envolvidos, mas o professor ressalta que o momento é de muito trabalho. 

“A gente só pensa no dia de hoje, em trabalhar, produzir, estudar muito. As Olimpíadas são de altíssimo nível, nós estamos concorrendo com alunos do 8° e 9° do ensino fundamental e alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas do Brasil inteiro. Cada questão é como se fosse única e a última”, completa. 

Os alunos participantes da equipe têm se dedicado bastante e a cada etapa que vai passando a expectativa só aumenta. 

“No início eu não estava com muita expectativa na Olimpíada, mas a partir do momento que passamos de fase, ficamos mais empolgados e nos dedicamos ainda mais. Nosso objetivo é chegar até a 6° fase em São Paulo. Para mim está sendo uma experiência maravilhosa, estou aprendendo mais, está sendo muito bom participar”, declarou Thayná Rodrigues, integrante da equipe Os irreverentes de Cabedelo.

O mesmo sentimento é compartilhado por Laís de Sousa. Para ela, a única coisa ruim é a espera pelos resultados em cada fase.

“A gente se esforça muito e quando sabe que passou é uma alegria muito grande. A espera é de muita angústia. Por qualquer detalhe você pode perder. As meninas no ano passado ficaram por três décimos, daí a gente fica na ansiedade para saber nossos resultados. Mas vale a pena”, diz a integrante da equipe Os Navegadores da História de Cabedelo.

O resultado da 4ª fase será divulgado na próxima segunda-feira(01).

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180