Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Sacando para o Futuro leva tênis de mesa à grade curricular das escolas municipais
28/5/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através das Secretarias de Educação (Seduc) e do Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), deu início, nesta quinta-feira (28), ao projeto Sacando para o futuro, que visa implantar o Tênis de Mesa como atividade curricular esportiva e de lazer nas escolas do município.

O titular da Sejel, Emerson Lucena, entregou o kit para a prática do esporte nas Escolas Municipais Silvana Pontes, Maria Pessoa e Rosa Figueiredo. Na próxima segunda-feira (1º), mais três Unidades de Ensino receberão os equipamentos: CI Imaculada Conceição, Plácido de Almeida e Maria José de Miranda Burity.

No kit estão inclusas mesas, raquetes e bolas. No lançamento do projeto, ainda houve uma demonstração da prática da modalidade com os alunos. Essas seis primeiras escolas contempladas compõem o grupo de 16 Unidades de Ensino que receberão até o próximo mês os novos kits.

“A Sejel está comprometida com a dinamização, ampliação e desenvolvimento de todas as modalidades esportivas, para todas as faixas etárias da população. Nesse esforço, com baixíssimo custo, pretendemos alcançar melhores resultados pedagógicos nas escolas, na qualidade de vida de todos e até mesmo na representatividade de Cabedelo em competições esportivas”, destacou Emerson Lucena.

A partir do Projeto Sacando para o Futuro, o Tênis de Mesa passa a compor a grade curricular pedagógica das escolas municipais, na disciplina de Educação Física. As aulas vão acontecer duas vezes por semana, em 02 horas de escolinha, e deverão receber a adesão de 50% do alunado, entre os 7 e os 12 anos de idade.

Desde agosto de 2014, a Sejel e a Seduc, em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e a Federação Paraibana de Tênis de Mesa (FPTM), promoveram a capacitação de 25 professores, em teoria e técnica, através do Curso Técnico ITTF Nível 1.

“O Tênis de Mesa é um esporte olímpico e a 3ª modalidade mais praticada no Brasil, depois do futebol e do vôlei. Tem grande capacidade interativa, utiliza espaços menores e é sempre bem recebido pelos jovens. Cabedelo tem condições e precisa ocupar representatividade esportiva a nível estadual, regional e nacional. O projeto Sacando Para o Futuro, portanto, deseja integrar os currículos pedagógicos escolares e em áreas de convivência, mas também busca resultados em futuras competições da modalidade”, comentou Marcos Wilde, diretor de esportes da Sejel.

Algumas escolas do município já dispunham de mesas e parte do equipamento, porém sem abordagem pedagógica e orientação técnica. O projeto atual recuperou alguns equipamentos e recebeu novos kits cedidos pela CBTM, que também disponibilizou os conteúdos da capacitação.

“Trata-se de uma iniciativa muito bem vinda, que deve somar com outras atividades escolares, e que contribui com a disciplina, saúde e recreação dos alunos”, explicou Lourdes Calado, diretora da Escola Municipal Silvana Pontes.

Secom - Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180