Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab e Zoonoses treinam Agentes de Saúde para o combate à Leptospirose
29/5/2015 - Secretaria de Saúde

Foto de Internet


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Coordenação do Controle de Zoonoses, promoveu, nesta quinta- feira (28), um treinamento sobre o Programa de Leptospirose para os Agentes de Saúde do município. O curso, pioneiro na cidade, teve por objetivo levar informações sobre a doença e habilitá-los para ações em situações de confirmação de casos e, sobretudo, de prevenção.

O treinamento aconteceu no Teatro Santa Catarina e reuniu cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), ligados aos Programas de Saúde da Família (PSf’s) e ao Programa da Dengue. O foco do treinamento foram as instruções para o trabalho a ser realizado em campo pelos Agentes, bem como os procedimentos para que eles se tornem geradores de informações que propiciem a ação conjunta dos atores ligados à saúde pública.

“Objetiva-se com esse treinamento uniformizar as ações, promovendo a integração entre os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate de Endemias e o próprio Controle de Zoonoses. É uma ação pioneira e prioritária para o município. O que nós queremos é que toda a ação seja desenvolvida em parceria com todos os pontos, desde os PSF’s até aqueles que estão em campo”, definiu o médico veterinário Domingos Lugo, coordenador de Zoonoses em Cabedelo.

Lugo também destacou a condição da cidade portuária em relação à transmissão da doença e às metas prioritárias para a Zoonose.

“Cabedelo tem áreas de grande alagamento, com risco de enchente inclusive, principalmente a parte que está mais próxima do mangue. Então é nessas áreas que o Centro vai focar agora, para que quando cheguem as chuvas tenhamos pelo menos a educação daquele pessoal para evitar a colocação de lixo nas ruas, evitar material de entulho que possa proliferar ratos e evitar também andar nas áreas de alagamento, fazendo com que isso proteja a saúde da população como um todo”.

Outros treinamentos – A Coordenação de Controle de Zoonoses prevê, ainda, dentro do plano para 2015, a realização de treinamento em Leishmaniose, também voltado para ACS e ACE’s, em julho. Além dessa ação, haverá treinamento para os Agentes que irão trabalhar na Campanha de Vacinação de cães e gatos na cidade.

Fechando a programação, está previsto para o fim do ano, um evento destinado a toda comunidade sobre o tema “posse irresponsável” de animais, visando não só os cuidados mas, sobretudo, a transmissão de doenças por esses animais nas ruas. 

A Leptospirose - A Leptospirose (síndrome de Weil ou leptospirose ictero-hemorrágica) é uma doença causada por uma bactéria presente na urina do rato que, normalmente, se espalha pela água suja de enchentes e esgotos.

A contaminação acontece quando as pessoas entram em contato com água ou lama contaminadas pela urina de roedores (ratazanas, ratos de telhado e camundongos). A bactéria entra na pele, com ou sem ferimentos, quando em contato com água contaminada.

Os sintomas mais frequentes são parecidos com os de outras doenças, como a gripe e a dengue. Os principais são: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer vômitos, diarreia e tosse.

Para o controle da Leptospirose, são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como obras de saneamento básico (abastecimento de agua, lixo e esgoto), melhorias e cuidados preventivos com as habitações humanas (limpeza e desinfecção de caixas d’água, por exemplo) e o combate aos ratos.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180