Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza última ação preparatória para IV Conferência do idoso
3/6/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Igo Viana


A Prefeitura Municipal de Cabededo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) realizou, nesta terça-feira (2), a 3ª pré-conferência dos idosos, evento preparatório para IV Conferência Municipal do Idoso, que acontece nos próximos dia 11 e 12, no Cabedelo Clube.
 
Essa última atividade reuniu cerca de 50 idosos do Recanto do Poço e fortaleceu ainda mais as discussões do evento principal, que tem como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. 

Além do Recanto do Poço, os bairros do Centro e Renascer também receberam as pré-conferências, que envolveram os participantes em discussões relacionadas ao eixo principal e tiveram como objetivo maior formar grupos de debates sobre conteúdo, gestão e participação na IV Conferência Municipal. 

"As pré-conferências tiveram o objetivo de descentralizar a preparação da pessoa idosa para o evento principal. Nelas, nós trabalhamos a importância da participação do idoso nessas discussões. E além de explicar a metodologia na condução dos eixos, também trabalhamos a temática da conferência para que, nos dias 11 e 12, eles já estejam deliberando e debatendo as proposições ", afirmou Mônica Ervolino, presidente do CMDI Idosa de Cabedelo.

Aspectos inerentes à situação atual e futura do idoso foram abordados nessa 3ª e última pré-conferência. Temas como saúde pública, transporte e segurança estão entre as maiores preocupações dos idosos.

"A pré-conferência se torna interessante quando colocarmos em prática o que é importante para nós, porque o idoso está muito abandonado. Está muito longe de ter um tratamento adequado", desabafa a aposentada Josefa Torres. 

Para Maria Madalena, a principal preocupação da pessoa idosa, hoje, é com a saúde e a violência. "Participar de um evento assim é muito bom, para discutirmos nossos anseios e medos. A principal preocupação do idoso hoje é com a saúde e com a violência praticada contra nós", disse. 

De acordo com Ervolino, algumas propostas da Conferência já foram ajustadas nesses encontros prévios. Ao final, ela convidou a população para participação no evento principal.
 
"Aproveitamos esse momento para convidar toda população para participar da IV Conferência Municipal do Idoso. Será muito importante a participação de cada pessoa. O evento é extensivo aos demais, principalmente, a quem trabalha e defende a temática do idoso. Será muito salutar discutirmos, em coletivo, a melhoria da política do idoso no Município", concluiu.

A programação completa da IV Conferência Municipal do Idoso deve ser anunciada na semana que vem. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180