Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conselho Municipal da Pessoa Idosa realiza última ação preparatória para IV Conferência do idoso
3/6/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Igo Viana


A Prefeitura Municipal de Cabededo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) realizou, nesta terça-feira (2), a 3ª pré-conferência dos idosos, evento preparatório para IV Conferência Municipal do Idoso, que acontece nos próximos dia 11 e 12, no Cabedelo Clube.
 
Essa última atividade reuniu cerca de 50 idosos do Recanto do Poço e fortaleceu ainda mais as discussões do evento principal, que tem como tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”. 

Além do Recanto do Poço, os bairros do Centro e Renascer também receberam as pré-conferências, que envolveram os participantes em discussões relacionadas ao eixo principal e tiveram como objetivo maior formar grupos de debates sobre conteúdo, gestão e participação na IV Conferência Municipal. 

"As pré-conferências tiveram o objetivo de descentralizar a preparação da pessoa idosa para o evento principal. Nelas, nós trabalhamos a importância da participação do idoso nessas discussões. E além de explicar a metodologia na condução dos eixos, também trabalhamos a temática da conferência para que, nos dias 11 e 12, eles já estejam deliberando e debatendo as proposições ", afirmou Mônica Ervolino, presidente do CMDI Idosa de Cabedelo.

Aspectos inerentes à situação atual e futura do idoso foram abordados nessa 3ª e última pré-conferência. Temas como saúde pública, transporte e segurança estão entre as maiores preocupações dos idosos.

"A pré-conferência se torna interessante quando colocarmos em prática o que é importante para nós, porque o idoso está muito abandonado. Está muito longe de ter um tratamento adequado", desabafa a aposentada Josefa Torres. 

Para Maria Madalena, a principal preocupação da pessoa idosa, hoje, é com a saúde e a violência. "Participar de um evento assim é muito bom, para discutirmos nossos anseios e medos. A principal preocupação do idoso hoje é com a saúde e com a violência praticada contra nós", disse. 

De acordo com Ervolino, algumas propostas da Conferência já foram ajustadas nesses encontros prévios. Ao final, ela convidou a população para participação no evento principal.
 
"Aproveitamos esse momento para convidar toda população para participar da IV Conferência Municipal do Idoso. Será muito importante a participação de cada pessoa. O evento é extensivo aos demais, principalmente, a quem trabalha e defende a temática do idoso. Será muito salutar discutirmos, em coletivo, a melhoria da política do idoso no Município", concluiu.

A programação completa da IV Conferência Municipal do Idoso deve ser anunciada na semana que vem. 
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180