Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab realiza palestras educativas sobre DSTs para alunos da rede municipal de ensino
8/6/2015 - Secretaria de Saúde

Vigilância Epidemiológica



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Vigilância Epidemiológica, vem realizando palestras e testes rápidos de HIV nas unidades escolares do município. O objetivo da iniciativa é orientar os alunos sobre prevenção e tratamento, principalmente entre os adolescentes de 15 a 18 anos. 

As palestras educativas acontecem, nesse primeiro momento, nas Escolas Professora Maria Elizabeth F. da Silva, Rosa F. de Lima, Marizelda L. da Silva,  Professor Pedro Aníbal de Moura e Adolfo P. Maia. Nesta última, a Sescab vai realizar hoje (8) testagem rápida para HIV com alunos no turno da noite. 

“A iniciativa acontece devido ao aumento nos casos de DSTs entre adolescentes de 15 a 18 anos. Estamos levando informações e acesso a tratamentos e prevenção a essa população, buscando orientar e esclarecer os alunos sobre o perigo de contaminação, do sexo sem proteção, principalmente. Além, é claro, de informá-los sobre tratamento e a importância de realizar os testes para saber se estão com alguma doença sexualmente transmissíveis”, diz Carla Almeida, coordenadora de DSTs da Sescab que, ao lado da enfermeira Jéssica Brito, é a responsável pelas palestras educativas nas escolas. 

Testes rápidos – A Sescab oferece o serviço à sociedade em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), testes rápidos para o diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites (B e C). 

Os testes são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, e os resultados podem ser obtidos em apenas 15 minutos. Além das UBSs, a iniciativa também está sendo oferecida pelo Anexo do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB) e pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Policlínica da cidade, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00. 

A ação será permanente e acontece em 13 UBS: Camboinha, Centro, Intermares, Jacaré, Jardins, Jardim Manguinhos, João Roberto Borges, Monte Castelo, Ponta de Matos, Poço e Renascer III-I, III-II e III-III.

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância Epidemiológica (83) 3250.3141 e do Anexo do HMPAB: (83) 3250.3279. 

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180