Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Caminhadas, palestras e Arena Cultural marcam comemorações do Dia Mundial de Erradicação do Trabalho Infantil em Cabedelo
12/6/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social




Dizer “Não” ao trabalho infantil e um “Sim” para a educação de qualidade. Estes foram os objetivos da programação elaborada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Reviver II, em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta sexta-feira (12). Para marcar a data, a coordenação do Serviço organizou uma Arena Cultural com usuários e alunos das escolas da comunidade, ontem (11) no Ginásio do Renascer. 

A celebração da data alusiva ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em Cabedelo contou com uma extensa programação durante toda esta semana, com palestras nas escolas municipais da rede de ensino. O encerramento das atividades aconteceu nesta sexta-feira (12), com uma caminhada saindo da Praça Pedro Américo até Praça Getúlio Vargas. No final, um abraço simbólico fez referência ao tema da campanha: “Abrace a causa, não ao trabalho infantil, e sim à educação de qualidade”. 

A Arena integrou atividades culturais e exemplos de vida voltados para o música, o esporte e a educação. A programação foi movimentada por apresentações musicais de MPB e Rap, Teatro, além da participação do professor e campeão mundial de Jiu Jitsu, Roberto Nogueira, que, através de relato de sua experiência de vida, enfatizou para crianças e adolescentes a importância dos valores presentes no esporte, na família e nas instituições para criar vínculos sociais em suas formações como cidadãos.
 
“Estamos aqui reunindo crianças e adolescentes para, de uma forma bem lúdica, bem divertida e interativa abordar esse assunto do trabalho infantil. Esse evento é muito importante porque a gente tem em nosso município, assim como em todo o Brasil, uma alta incidência de crianças que infelizmente ainda participam da prática do trabalho infantil. A gente tem feito um trabalho efetivo buscando minimizar esse quadro aqui em Cabedelo. A expectativa é de que possamos, através de campanhas, divulgação, prestar esclarecimento acerca dos malefícios das crianças praticarem atividades laborais, e gerar uma maior clareza com relação ao tema junto às crianças e seus familiares, visando minimizar tudo isso”, destacou a gestora da Coordenação de Proteções Sociais da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), Viviane Menezes. 

O técnico em Serviços de Convivência, Jardiel Roberto, explicou a importância dos eventos da semana para a cidade de Cabedelo.

“Essa é uma campanha em nível mundial em que o Reviver I e II entraram de cabeça representando a cidade de Cabedelo. Além de ter uma perspectiva educativa para a população e para a juventude, para as crianças e suas famílias, acredito que é uma programação que movimenta a cidade, cria um ambiente cultural em cima desse tema, que é importantíssimo para ser discutido diante da realidade das ruas. O Reviver II e a Prefeitura de Cabedelo têm essa ação como foco para diminuir o máximo possível a presença dessas crianças nas ruas trabalhando antes da idade adequada”, finalizou. 

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil – A agência das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002.

A data, celebrada no mesmo mês do Dia Mundial da Criança, visa alertar a população para o fato de muitas crianças serem obrigadas a trabalhar diariamente quando deveriam estar na escola, aprendendo a construir um futuro melhor para si e para as suas famílias. 

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil deseja  promover o direito de todas as crianças serem protegidas da exploração infantil e de outras violações dos seus direitos humanos fundamentais, assim como combater todos os tipos de trabalho infantil.

A Unicef estima que mais de 215 milhões de crianças são vítimas de trabalho infantil, trabalhando muitas em condições de exploração infantil e sendo envolvidas em conflitos armados.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180