Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Usuários e funcionários do CAPS AD festejam São João com quadrilha e muita animação
12/6/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


Já em clima de festa junina, familiares e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) vivenciaram uma tarde matuta e descontraída nesta quinta-feira (11). A festa, que aconteceu no próprio CAPS, contou com muito forró e com a apresentação de quadrilha junina formada pelos usuários e técnicos do Centro, além de brincadeiras típicas, como pescaria, tiro ao alvo, degustação de comidas típicas e sorteio de brindes.

Os preparativos para a festa junina no CAPS AD começaram há pouco mais de um mês. Os técnicos do programa, juntamente com os pacientes, prepararam toda a decoração e ensaiaram para a Quadrilha através de oficinas terapêuticas. 

“A participação dos usuários nessa comemoração de São João foi desde a decoração até o dia da festa. Cada profissional assumiu um grupo e desenvolveu objetos decorativos e algumas brincadeiras para o dia da festa”, destacou Samara Kaliny, diretora do CAPS AD Primavera.
De acordo com Samara, o momento de comemoração ajuda no fortalecimento dos laços familiares e sociais, como também mostra aos usuários, ex- dependentes de drogas lícitas e ilícitas, que é possível haver diversão naturalmente sem o uso dessas substâncias.

“É interessante ter esse momento de lazer para eles, porque como a gente trabalha a perspectiva da reinserção social, muitos não têm acesso ao lazer de modo geral. Eles estão vendo que é possível se divertir, brincar numa festa e ser feliz sem ter que fazer uso de nenhum tipo de substância”.

Severino Pereira, de 70 anos, há cinco anos frequenta o CAPS AD e se mostrou muito feliz com o São João do Centro. 

“Nesse período que eu frequento aqui venho a todas as festas realizadas, que são sempre muito  animadas. Aqui eu sou conhecido como o animador, apesar de não poder ver, mas posso ouvir e sentir a emoção com meu coração. É maravilhoso”, diz.

Já Thiago de Lima, de 29 anos, usuários do CAPS AD há 4 anos, relata que além de festejar, o bom mesmo é sentir-se em família.

“É muito bom começar a festejar o São João a partir de agora, com uma alegria contagiante. Eu me sinto privilegiado por poder estar aqui, porque aqui nós somos uma família. Agradeço a Deus e aos meus familiares que acreditam no meu potencial, porque a cada dia nós vamos vencendo as nossas lutas, inclusive o preconceito”. 

O CAPS AD atende cerca de 450 pessoas com problemas relacionados à dependência de álcool e/ou drogas com atendimento médico e oficinas terapêuticas, visando a reinserção do paciente na sociedade. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180