Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conferência debate direitos da pessoa idosa em Cabedelo
15/6/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de Cabedelo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), realizou nos dias 11 e 12 a IV Conferência Municipal do Idoso. Sob o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades”, toda a população cabedelense teve a oportunidade de participar das discussões e votar as sugestões sobre a temática dos direitos da pessoa idosa, que envolviam temas como saúde, transporte, violência e políticas públicas mais eficazes para os idosos.

As Conferências são realizadas a cada dois anos para verificar o andamento das políticas públicas voltadas para a atenção do idoso no município. A partir desse momento de reflexão, são identificadas as falhas e projetadas novas melhorias. As propostas que integrarão a política pública do município serão aquelas aprovadas nas Conferências Municipal, Estadual e Nacional.

A abertura do evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e contou com uma palestra ministrada pelo professor, economista da Secretaria de Turismo de João Pessoa e conselheiro do CMDI de João Pessoa, Paulo Galvão Jr., sob o tema Longevidade no Brasil e no Mundo. Além disso, houve apresentação cultural do grupo de idosos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Cabedelo (Ipsemc)  e exibição do Mini Doc do Programa Brasil Alfabetizado, produzido pela Cabedelo TV, com a aluna Maria Bandeira de 83 anos contando sua experiência de alfabetização. 

Mônica Ervolino, presidente do CMDI, avaliou a atividade positivamente, tendo em vista o número de idosos alcançados durante as pré-conferências e o evento principal.

“A ideia era atingir o maior número de idosos, e conseguimos isso durante as nossas três pré-conferências. Como elas foram descentralizadas em cada bairro, o acesso do idoso foi facilitado. Na Conferência principal, votamos as propostas que foram selecionadas nesses encontros. As que foram aprovadas serão encaminhadas para a Conferência Estadual a ser realizada em julho, juntamente com os delegados eleitos para representarem o município de Cabedelo”. 

Para Socorro Barreto, assistente social da Associação Metropolitana de Erradicação à Mendicância (Amem), o momento foi de reflexão, tendo em vista o crescente envelhecimento da população.

“Esse foi um momento importante porque reivindicamos os direitos da pessoa idosa e discutirmos novas propostas de como atender à necessidade dessa população”. 

Claudia Assis, representante da comunidade católica Fanuel, espera que as propostas aprovadas durante o evento passem pelas Conferências Estadual e Nacional e se tornem realidade, trazendo melhorias para os idosos.

“Essa Conferência abre espaço para discutirmos a necessidade e a realidade do idoso no nosso país, estado e município, expondo suas demandas com relação à saúde, cuidadores e autonomia, na esperança que as propostas aqui votadas venham a virar realidade para melhorar a sua qualidade de vida”. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180