Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito sanciona Lei e Plano Municipal de Educação será encaminhado ao MEC
15/6/2015 - Secretaria de Educação

Vimerson Dantas



O prefeito Leto Viana assinou, nesta segunda-feira (15), o Projeto de Lei que institui o Plano Municipal de Educação (PME). A cerimônia de assinatura ocorreu no auditório da Secretaria de Educação (Seduc) e reuniu titulares de várias pastas do executivo e do legislativo municipal, profissionais da educação e representantes de segmentos sociais que auxiliaram na composição do PME.

O documento deve ser tornado público através da publicação do conteúdo no site institucional e no Quinzenário Oficial da Prefeitura. Em seguida, será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).

O PME cabedelense começou a ser gerado a partir das discussões que culminaram com a realização do 1º Fórum Municipal, momento em que foi instituída a coordenação geral e indicados os componentes das 13 comissões temáticas para elaboração do documento base. Após essa etapa, o Plano foi apresentado à comunidade em audiência pública realizada no último dia 9 e, logo depois, encaminhado à Câmara Municipal onde, em sessão realizada na última quinta-feira (11), foi aprovado por unanimidade.

“No Plano Nacional de Educação, os municípios tinham uma meta e um prazo. Hoje, nós sancionamos essa lei, que é uma forma de todos os municípios em dez anos terem o resultado de forma eficiente e organizada. Nós demos o pontapé inicial, já saimos na frente, e quem ganha com isso é exatamente toda a população e os professores, já que estamos seguindo as normas para melhorar a qualidade da educação em nossa cidade”, definiu o prefeito Leto Viana.

Pelos prazos de elaboração, o PME teria que estar sancionado e encaminhado ao MEC até o próximo dia 24. Clecy Alves, secretária de Educação, destacou o espírito de equipe na condução dos trabalhos, no cumprimento rigoroso das etapas de elaboração e a importância do momento para a educação de Cabedelo.

“Estamos diante de um momento histórico. O nosso PME trata de estratégias, de objetivos, de metas que vão fazer com que a educação de nossa cidade tenha uma melhor qualidade. Compareceram aqui secretários, professores, coordenadores entre outras pessoas que vieram prestigiar esse momento único na cidade de Cabedelo. Estamos todos de parabéns, pois temos agora a lei sancionada, depois de cumprir todas as etapas do processo de elaboração”.

A avaliadora educacional do MEC, Ordani Gomes, que acompanha processos de elaboração dos planos municipais de educação na Paraíba, fez questão de registrar o trabalho realizado em Cabedelo.

“Cabedelo assumiu o compromisso e cumpriu no prazo pactuado. Parabéns aos atores envolvidos no processo.” 

O PME já está disponível. Para acessar, clique aqui. 

Os Planos Municipais de Educação, tanto a nível nacional, estadual e municipal podem ser acompanhados através de link  - http://pne.mec.gov.br/alinhando-os-planos-de-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao




Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180