Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Serviço de Curativos Especiais do Anexo da Policlínica realiza palestra sobre queimaduras em escola estadual
17/6/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



Conscientizar sobre prevenção e habilitar para ação em casos de ocorrência de acidentes com queimaduras. Esse foi o objetivo da palestra realizada nesta terça-feira (16), por uma equipe do Serviço de Curativos Especiais do Anexo da Policlínica com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti.  

A palestra “Primeiros Socorros: queimaduras de 1º, 2º e 3º graus” foi ministrada pela enfermeira dermatológica Karine Rocha, que explorou temas como os tipos de queimaduras, agentes causadores mais comuns, noções de socorros na ocorrência de casos e procedimentos errados difundidos popularmente.

A iniciativa fez parte das atividades do projeto Primeiros Socorros, coordenado pela professora Zeilda Gomes, que prevê a exploração, com atividades de campo e curriculares, de alguns dos principais agentes causadores de acidentes, bem como ações de prevenção e socorros. 

Raquel Nóbrega, coordenadora do Serviço, comentou a intervenção junto aos alunos, destacando, sobretudo, a faixa etária do público e o processo de educação.

“A faixa etária que vamos abranger é o público de maior incidência de acidentes que entram no Hospital de Trauma, em João Pessoa, afetados por queimaduras. O objetivo nosso é não só conscientizar, como também evitar esse tipo de lesão e acidente com essa faixa etária. Os adolescentes, nessa época de fogos de artificio por conta do São João, são mais vulneráveis, têm mais probabilidade de acidentes. A educação é por onde começa todo o processo de prevenção. Se as pessoas souberem como, fica mais fácil prevenir. Sabemos que acidentes são imprevisíveis, mas quando há informação, as pessoas são educadas e treinadas, a probabilidade de ocorrência é menor”. 

A realização de palestras educativas é uma das atividades previstas na rotina do Serviço de Curativos Especiais.

“Temos o maior prazer em atender esse tipo de solicitação. Nosso objetivo é educar não só com a temática das queimaduras, mas em outros temas como as úlceras por pressão, pacientes acamados, lesão traumática e tipos de curativos. E não apenas para escolas, mas para outras instituições que precisem de reeducação ou de prevenção de feridas”, ressaltou Raquel. 

Curativos especiais – Os Curativos Especiais estão entre os novos serviços oferecidos à comunidade cabedelense pelo Anexo da Policlínica (Antigo Hospital Geral). Ele é destinado ao tratamento de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e outras lesões que exijam maiores complexidades e cuidados. O Serviço dispõe de equipe especializada na aplicação de coberturas especiais, de alta tecnologia, para permitir a cicatrização mais rápida das feridas e funciona de segunda a sexta-feira-feira, no Anexo da Policlínica, nos horários das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180