Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Serviço de Curativos Especiais do Anexo da Policlínica realiza palestra sobre queimaduras em escola estadual
17/6/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio



Conscientizar sobre prevenção e habilitar para ação em casos de ocorrência de acidentes com queimaduras. Esse foi o objetivo da palestra realizada nesta terça-feira (16), por uma equipe do Serviço de Curativos Especiais do Anexo da Policlínica com os alunos do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual José Guedes Cavalcanti.  

A palestra “Primeiros Socorros: queimaduras de 1º, 2º e 3º graus” foi ministrada pela enfermeira dermatológica Karine Rocha, que explorou temas como os tipos de queimaduras, agentes causadores mais comuns, noções de socorros na ocorrência de casos e procedimentos errados difundidos popularmente.

A iniciativa fez parte das atividades do projeto Primeiros Socorros, coordenado pela professora Zeilda Gomes, que prevê a exploração, com atividades de campo e curriculares, de alguns dos principais agentes causadores de acidentes, bem como ações de prevenção e socorros. 

Raquel Nóbrega, coordenadora do Serviço, comentou a intervenção junto aos alunos, destacando, sobretudo, a faixa etária do público e o processo de educação.

“A faixa etária que vamos abranger é o público de maior incidência de acidentes que entram no Hospital de Trauma, em João Pessoa, afetados por queimaduras. O objetivo nosso é não só conscientizar, como também evitar esse tipo de lesão e acidente com essa faixa etária. Os adolescentes, nessa época de fogos de artificio por conta do São João, são mais vulneráveis, têm mais probabilidade de acidentes. A educação é por onde começa todo o processo de prevenção. Se as pessoas souberem como, fica mais fácil prevenir. Sabemos que acidentes são imprevisíveis, mas quando há informação, as pessoas são educadas e treinadas, a probabilidade de ocorrência é menor”. 

A realização de palestras educativas é uma das atividades previstas na rotina do Serviço de Curativos Especiais.

“Temos o maior prazer em atender esse tipo de solicitação. Nosso objetivo é educar não só com a temática das queimaduras, mas em outros temas como as úlceras por pressão, pacientes acamados, lesão traumática e tipos de curativos. E não apenas para escolas, mas para outras instituições que precisem de reeducação ou de prevenção de feridas”, ressaltou Raquel. 

Curativos especiais – Os Curativos Especiais estão entre os novos serviços oferecidos à comunidade cabedelense pelo Anexo da Policlínica (Antigo Hospital Geral). Ele é destinado ao tratamento de queimaduras de 1º, 2º e 3º graus e outras lesões que exijam maiores complexidades e cuidados. O Serviço dispõe de equipe especializada na aplicação de coberturas especiais, de alta tecnologia, para permitir a cicatrização mais rápida das feridas e funciona de segunda a sexta-feira-feira, no Anexo da Policlínica, nos horários das 07h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00.

Secom Cabedelo






Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180