Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Catadores de recicláveis serão cadastrados na PMC
17/6/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Thiago Pantera


As Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e de Saúde de Cabedelo (Sescab) firmaram parceria para realizar cadastro de catadores recicláveis do município. A iniciativa faz parte de um acordo firmado entre a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB), para a implantação do Projeto 3R’s – Reduzir, Reutilizar e Reciclar na cidade portuária.

O cadastro, que deverá ser finalizado até o final deste mês, será feito através de um grupo de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), levando em conta a atuação dos catadores em oito áreas da cidade portuária: Salinas de Ribamar, Renascer, Jacaré, Camboinha, Oceania, Manguinhos, Ponta de Matos, Recanto do Poço e Camalaú.

“Nós temos metas a cumprir, definidas em um Termo de Ajuste Ambiental junto ao MPPB e à PMC. Uma dessas metas é o cadastro dos catadores de recicláveis de todo município de Cabedelo. Como a Sescab, através de seus ACS,  conhece mais de perto essa realidade, solicitamos do secretário Jairo Gama e do setor de Atenção Básica esse grupo para realizar o censo do número de catadores existentes aqui em Cabedelo, facilitando o acesso e minimizando o tempo de execução da iniciativa”, explicou Walber Farias, à frente da Semapa.

Para Suênia Chacon, gestora da Atenção Básica de Cabedelo, a parceria com a Sescab, além de benéfica para a agilidade do cadastro, também auxilia na geração de dados que trarão melhorias para a saúde do município.

“A partir do momento que fizermos o cadastramento dessas pessoas que trabalham com reciclagem, vamos conseguir traçar o perfil de saúde desses catadores, que estão em constante risco de vulnerabilidade não apenas social, mas também de saúde. Geralmente essas pessoas acumulam o lixo coletado no seu domicílio, acarretando muitas doenças para si e para sua família”.

3 Rs – O projeto 3 R’s foi criado pelo MPPB, através das Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, para ser desenvolvido ao longo de 2015 em todas as cidades da Paraíba. A iniciativa visa garantir o cumprimento da Lei 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, no Brasil.

Os 3 R’s têm como metas promover a mobilização social para incentivar a coleta seletiva domiciliar, a qualificação do trabalho dos catadores de materiais recicláveis e o melhoramento da qualidade de vida deles e de suas famílias.

O projeto prevê a realização de diagnósticos da situação dos catadores e de suas famílias, atividades de educação ambiental em escolas públicas dos municípios, campanhas educativas em mídia, cursos de qualificação sobre resíduos sólidos, meio ambiente e segurança do trabalhador para catadores de material reciclável e a inclusão dos catadores capacitados e suas famílias, que estejam aptos a participar de programas sociais e na rede de ensino.

Em Cabedelo, a iniciativa está sendo gradativamente implantada. A PMC mantêm uma parceria com a Associação dos Catadores de Recicláveis (Acare),que  administra um galpão locado pela gestão atual e que serve para triagem do material reciclável recolhido no município.
 
Secom Cabedelo

Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180