Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Praça Getúlio Vargas será palco de apresentações culturais nos dias 22 e 23
19/6/2015 - Secretaria de Cultura

Thiago Pantera



A cidade de Cabedelo já respira forró. Uma grande festa junina espera moradores e visitantes já a partir da próxima segunda-feira (22). Na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, vão se apresentar, nos dias 22 e 23, grupos folclóricos, a exemplo da Nau Catarineta e do Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, além de muito forró pé de serra. 

A linda ornamentação do Marzão já pode ser vista na cidade. Assinada por oficineiras locais e coordenada pela artesã Diana Oliveira, a decoração vem conferindo um colorido todo especial e nordestino ao São João da cidade portuária. 

"Teremos dois dias de festa na praça Getúlio Vargas com muitas apresentações culturais e no Marzão de Forró, no Renascer e na Praia de Miramar, se apresentarão grandes quadrilhas juninas, a exemplo da Viana e da Macambira, aqui de Cabedelo; a Junina Paraíba, de João Pessoa; e a Mistura Gostosa, de Campina Grande, que, inclusive, foi a campeã do Concurso de Quadrilha deste ano. Teremos também outros atrativos interessantes, como a cidade cenográfica e o concurso da Rainha do Milho dos Bairros, cuja arrecadação dos votos será revertido para as associações comunitárias”, destaca a coordenadora do Marzão, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A praça Getúlio Vargas, no Centro, recebeu decoração nas árvores e canteiros, além de barracas temáticas para a venda de comidas típicas. Moradores e turistas poderão registrar sua passagem através de imagens e fotos em cenários coloridos e matutos, que personificam toda a magia do São João nordestino. 

Já a Praia de Miramar, cenário principal dos shows de 24 a 27, receberá uma cidade cenográfica matuta, composta por bodega, igreja e vila de casas, tudo remontando à tradição que a festa junina inspira. 

No Bairro do Renascer, onde também acontecem shows nos dias 24 a 27, e no Jacaré, o colorido e a beleza do São João vão ficar por conta de caprichadas bandeirolas.

Para compor toda a decoração do Marzão, Diana de Oliveira buscou inspiração na tradição nordestina para reproduzir nossa cultura. A partir da reciclagem de materiais, a artesã e as dez oficineiras produziram fuxicos e estandartes, além de enfeitarem balaios e arupembas. 

A PMC, desde a edição do São João do ano passado, vem buscando resgatar a tradição junina do Estado e realizar uma festa voltada para a família cabedelense, conciliando a valorização da cultura local e a vinda de atrações de alcance nacional. 

“Este ano buscamos melhorar o que já fizemos no ano passado. Com relação à decoração, a cidade cenográfica será maior, com uma vila de casas remontando à tradição das festas juninas Também serão utilizados elementos do artesanato local, como o marisco e o fuxico, valorizando a nossa cultura. Já com relação à festa, teremos a apresentação de grupos culturais locais, como também de atrações nacionais, visando trazer muita animação para a família cabedelense”, ressaltou Walmarques Júnior, secretário de Cultura.

Confira abaixo a programação das apresentações culturais no Marzão de Forró

Praça Getúlio Vargas - a partir das 19h00

Dia 22/06
- Grupo da 3ª idade Eneide das Neves Monteiro (ENM);
- Capoeira Angola Palmares
- Grupo Inclusão é Show
- Nau Catarineta
- Trio de Forró Pé de Serra.

Dia 23/06
- Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito;
- Grupo de Xaxado do Renascer;
- Tambores do Forte;
- Trio de Forró Pé de Serra.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180