Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Praça Getúlio Vargas será palco de apresentações culturais nos dias 22 e 23
19/6/2015 - Secretaria de Cultura

Thiago Pantera



A cidade de Cabedelo já respira forró. Uma grande festa junina espera moradores e visitantes já a partir da próxima segunda-feira (22). Na Praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade, vão se apresentar, nos dias 22 e 23, grupos folclóricos, a exemplo da Nau Catarineta e do Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito, além de muito forró pé de serra. 

A linda ornamentação do Marzão já pode ser vista na cidade. Assinada por oficineiras locais e coordenada pela artesã Diana Oliveira, a decoração vem conferindo um colorido todo especial e nordestino ao São João da cidade portuária. 

"Teremos dois dias de festa na praça Getúlio Vargas com muitas apresentações culturais e no Marzão de Forró, no Renascer e na Praia de Miramar, se apresentarão grandes quadrilhas juninas, a exemplo da Viana e da Macambira, aqui de Cabedelo; a Junina Paraíba, de João Pessoa; e a Mistura Gostosa, de Campina Grande, que, inclusive, foi a campeã do Concurso de Quadrilha deste ano. Teremos também outros atrativos interessantes, como a cidade cenográfica e o concurso da Rainha do Milho dos Bairros, cuja arrecadação dos votos será revertido para as associações comunitárias”, destaca a coordenadora do Marzão, a primeira-dama Jacqueline Monteiro. 

A praça Getúlio Vargas, no Centro, recebeu decoração nas árvores e canteiros, além de barracas temáticas para a venda de comidas típicas. Moradores e turistas poderão registrar sua passagem através de imagens e fotos em cenários coloridos e matutos, que personificam toda a magia do São João nordestino. 

Já a Praia de Miramar, cenário principal dos shows de 24 a 27, receberá uma cidade cenográfica matuta, composta por bodega, igreja e vila de casas, tudo remontando à tradição que a festa junina inspira. 

No Bairro do Renascer, onde também acontecem shows nos dias 24 a 27, e no Jacaré, o colorido e a beleza do São João vão ficar por conta de caprichadas bandeirolas.

Para compor toda a decoração do Marzão, Diana de Oliveira buscou inspiração na tradição nordestina para reproduzir nossa cultura. A partir da reciclagem de materiais, a artesã e as dez oficineiras produziram fuxicos e estandartes, além de enfeitarem balaios e arupembas. 

A PMC, desde a edição do São João do ano passado, vem buscando resgatar a tradição junina do Estado e realizar uma festa voltada para a família cabedelense, conciliando a valorização da cultura local e a vinda de atrações de alcance nacional. 

“Este ano buscamos melhorar o que já fizemos no ano passado. Com relação à decoração, a cidade cenográfica será maior, com uma vila de casas remontando à tradição das festas juninas Também serão utilizados elementos do artesanato local, como o marisco e o fuxico, valorizando a nossa cultura. Já com relação à festa, teremos a apresentação de grupos culturais locais, como também de atrações nacionais, visando trazer muita animação para a família cabedelense”, ressaltou Walmarques Júnior, secretário de Cultura.

Confira abaixo a programação das apresentações culturais no Marzão de Forró

Praça Getúlio Vargas - a partir das 19h00

Dia 22/06
- Grupo da 3ª idade Eneide das Neves Monteiro (ENM);
- Capoeira Angola Palmares
- Grupo Inclusão é Show
- Nau Catarineta
- Trio de Forró Pé de Serra.

Dia 23/06
- Coco de Roda e Ciranda do Mestre Benedito;
- Grupo de Xaxado do Renascer;
- Tambores do Forte;
- Trio de Forró Pé de Serra.

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180