Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Festas juninas movimentam alunos, familiares e usuários de programas sociais e creches municipais
22/6/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



O clima de São João tomou conta de toda a cidade de Cabedelo. Ao longo desta semana, diversos programas sociais e as creches do município realizaram suas festas juninas, reunindo funcionários, famílias e usuários em torno do colorido dessa época do ano. 

Na última quarta-feira (17), o Centro de Atenção Psicossocial Porto e Cidadania (Caps I) promoveu um São João animado no Cabedelo Clube, com direito a trio de forró pé de serra, apresentação de quadrilha junina formada pelos usuários e técnicos do Centro, apresentação de Coral de Libras, sorteio de balaio junino e degustação de comidas típicas. 

“A prioridade da nossa gestão é a saúde como um todo, mas temos um olhar especial para esses nossos usuários do Caps. A ideia dessas comemorações é trazer as famílias para dentro da instituição, mostrando para eles como é o tratamento, o acolhimento e o cuidado que temos com cada um que é atendido aqui”, destacou o secretário de Saúde, Jairo Gama, que fez questão de comparecer à festa, que também comemorou os 11 anos do Caps em Cabedelo, referência no tratamento de saúde mental na Paraíba. 

Vera Lúcia tem um irmão que é assistido pelo Caps e fez questão de participar da festa, enaltecendo a iniciativa e o serviço que é prestado no local. “A festa foi muito boa, eu gostei muito. Todo ano eu venho acompanhar. Depois que meu irmão veio se tratar aqui, nunca mais voltou a ser internado”. 

Na quinta-feira (18), foi a vez do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Reviver II, antigo Peti do Renascer III, comemorar seu São João, com uma festa em homenagem aos santos dessa época: Santo Antônio, São João e São Pedro. A iniciativa aconteceu no próprio SCFV e contou com decoração, comidas típicas, brincadeiras e apresentações de danças culturais, como xaxado e xote. 

Kaline da Penha, orientadora social do SCFV, explicou que o tema da festa foi o resgate à tradição junina, levando às crianças brincadeiras e informações relativos à comemoração. 

“A festa serviu, principalmente, para que as crianças se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento. Esse momento é muito importante, pois além de tudo, proporcionamos lazer, cultura e diversão aos nossos usuários. Foi uma manhã muito produtiva”. 

As crianças que são atendidas pelas creches municipais também tiveram o São João antecipado, com a realização de Arraiás em todas as unidades. Na Pequeno Príncipe, localizada no centro da cidade, cerca de 70 crianças participaram das festividades juninas na quinta-feira (18). Houve apresentações das turmas, sorteio de balaios, concurso de Rei e Rainha do Milho, como também dos Príncipes e Princesas, além da degustação de comidas típicas.

“Achei a iniciativa maravilhosa, porque aproxima a família da nossa cultura. Muitas mães não têm tempo de estar com seus filhos, e em eventos como esse podemos nos divertir ao lado deles”, destacou a mãe Mirela Maceió. 

As creches Santa Catarina, Centro Integrado de Educação Infantil, Alexia Luana, Pequena Princesa e Santa Bárbara também tiveram suas comemorações juninas na última sexta-feira (19). 

As turmas noturnas do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) também comemoraram o São João na quinta-feira (18). A festa aconteceu no Centro Integrado Imaculada Conceição e contou com comidas típicas, brincadeiras, adivinhações e muita música para os educadores, familiares e alunos do programa.

A programação junina dos programas sociais da cidade portuária seguiu na sexta-feira (19) com o São João do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Com o objetivo de integrar cada vez mais os usuários assistidos pelo programa com funcionários e familiares, valorizar a convivência e incentivar a interatividade, a comemoração contou com decoração e comidas típicas, brincadeiras e, claro, muito forró pé de serra. Parte da quadrilha Junina Viana, uma das representantes do município no festival de quadrilhas em João Pessoa, também compareceu para animar a festa. 

“O intuito da festa é agregar, trazê-los para perto da instituição. Aproximando-os de nós, temos a oportunidade de mostrar que trabalhamos o direito violado, mas também a família, criando um reestabelecimento desse usuário na sociedade”, destacou Cristiano Porfírio, coordenador do Creas. 

Para ver as imagens de todos os eventos, basta acessar nossa galeria.

Secom Cabedelo









Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180