Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Vigilância Sanitária entrega certificados de Curso de Manipulação de Alimentos
22/6/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da diretoria de Vigilância Sanitária, realizou, na última sexta-feira (19), o encerramento do Curso de Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação, que capacitou os participantes sobre os cuidados básicos de higiene e conservação dos alimentos.

Ao todo, foram oferecidas 60 vagas, através de convites, para os participantes do curso, mas com inscrições abertas para todo cidadão cabedelense. O curso teve duração de uma semana, com carga horária de 20 horas/aula.

A Gestora de Vigilância em Saúde, Elisete Pimentel, realizou a entrega dos certificados e falou sobre a importância da iniciativa, explicitando também que a ação faz parte da programação oficial da Vigilância Sanitária e é oferecida semestralmente (duas vezes por ano). A oferta visa a atender a exigência da resolução RDC N° 216, de 15 de setembro de 2004, que prevê a supervisão e a capacitação periódica dos manipuladores de alimentos

"Esse curso, na realidade, está preconizado na parceria com a Anvisa e no Plano Anual de Saúde, em que temos metas a cumprir. Ele traz resultados muito positivos, com benefícios na qualidade da alimentação do cabedelense e evitando diversos problemas de saúde, a exemplo de surtos de diarreias e outras patologias”. 

Ainda de acordo com Elisete, "o certificado tem validade de 1 ano e é exigido nos estabelecimentos em fiscalizações realizadas pela Vigilância Sanitária do Município". A ausência dessa certificação acarreta em autuação para o referido estabelecimento.

Avaliação - Higienização e aproveitamento de alimentos, bem como, alimentação saudável estavam entre os principais assuntos abordados no curso. No último dia foi realizada uma avaliação final, envolvendo todo conteúdo programático, em que 35 manipuladores alcançaram a média exigida e se tornaram aptos a receberem seus certificados. 

Manoel Aniceto, técnico em pesca e pertencente à diretoria de uma cooperativa do setor pesqueiro na cidade, falou sobre a necessidade dessa qualificação. 

"A minha vida profissional tem muito a ganhar com esse curso. Eu trabalho com beneficiamento e produção de pescado e a nossa meta principal é obter mais conhecimentos e repassá-los. Um curso como esse só tem a beneficiar a população que mais precisa”. 

Já para Erick Macedo, balconista do setor de frios de um supermercado, o curso o ensinou a manusear melhor as ferramentas de trabalho. "Aprendi muitas coisas, dentre elas, a usar o equipamento de proteção individual corretamente. É preciso ter muito cuidado na higiene dos alimentos para fornecer o melhor para os nossos clientes”.

O próximo curso será realizado no mês de outubro e os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária do Município através do telefone 3250-3192 ou a Gestão da Vigilância, pelo número 3250-3141. Ambas ficam lotadas no prédio anexo da Secretaria Municipal de Saúde, situado na Praça Getúlio Vargas.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180