Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos do Balé Municipal emocionam em apresentação inédita de final de semestre
22/6/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio



"Para mim, o balé da Prefeitura é uma obra de arte e é uma coisa muito bonita. Ele me ajuda nos estudos e na saúde também”. Foi assim que a pequena Maria Luísa, de apenas 09 anos, resumiu suas atividades na Escola de Balé do Município de Cabedelo que, no último sábado (20), realizou um espetáculo para marcar o encerramento do 1º semestre de aulas. 

A apresentação aconteceu no Ginásio Poliesportivo e reuniu centenas de pessoas, emocionadas com a beleza e a plasticidade das coreografias, que misturaram o tradicional com elementos de nossa cultura regional.  

Os cerca de 400 alunos que fazem parte do Balé Municipal realizaram uma apresentação para fechar o semestre de aulas. A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Cultura (Secult), fornece todo suporte às aulas que foram iniciadas em março. Para o espetáculo, o figurino foi todo cedido pela gestão. 

O evento foi apresentado pelo Secretário de Cultura, Walmarques Júnior, que destacou o apoio integral da PMC ao Balé, bem como o caráter social do projeto.

“A Escola vem fazendo um trabalho artístico e cultural muito bonito. Mas, antes de tudo, atua no social, buscando talentos dentro das comunidades mais carentes do nosso município, e inserindo esses alunos em um universo novo e saudável. As aulas acontecem duas vezes por semana, em um espaço adequado, com salas climatizadas. Neste 2º semestre, vamos entregar todo o fardamento ao grupo. Cabedelo é a única cidade da Paraíba que desenvolve esse trabalho sem cobrar taxa de matrícula ou quaisquer outras taxas e mensalidades. Os alunos do nosso Balé não têm custo nenhum para participar das aulas”, disse.

O espetáculo apresentado no sábado (20) foi ainda, segundo Walmarques, uma preparação para o que vem por aí. “A apresentação fechou um ciclo muito produtivo, e foi apenas uma parte do que vem na apresentação do final de ano. Para nós, o mais satisfatório é ver o sorriso, a emoção e alegria dos bailarinos e de seus familiares, orgulhosos pelo que vêm conquistando”, conclui.

Coordenadora do Ballet Municipal desde 2003, Joelma Ferreira falou sobre a importância do projeto e as atividades desempenhadas ao longo de 12 anos.  

"A maior importância da nossa Escola, com certeza, é no setor social. Essa mostra é sobre o que foi aprendido no decorrer nesse período inicial. Temos alunos novatos e antigos que precisam desse momento de vivência das turmas. Pois, até então, eles só tinham desenvolvido seus trabalhos na sala de aula. O Balé de Cabedelo está sempre ativo e presente. Nós fazemos apresentações e participamos de concursos e mostras em outras cidades, e também aproveitamos datas comemorativas para realizar eventos dentro de Cabedelo, tudo isso com o incentivo integral da PMC”. 

Caráter social - A escola existe há mais de 20 anos e, atualmente, atende crianças, adolescentes e jovens na faixa etária compreendida entre 4 anos e 6 meses até 21 anos, nas categorias Baby Class (I e II), Básico (I e II), Intermediário (I e II) e Avançado. As aulas são realizadas duas vezes por semana e, dependendo da faixa etária, duram de 45 minutos a 2 horas por dia. As aulas do segundo semestre serão iniciadas no próximo dia 15 de julho.

A pequena Maria Luísa,  estudante do Básico I, frequenta a escola há 2 anos e exprimiu o que o balé significa em sua vida. 

"Isso representa arte. Para mim, o balé da Prefeitura é uma obra de arte e é uma coisa muito bonita. Ele me ajuda nos estudos e na saúde também, por isso minha mãe sempre me incentivou. Eu quero agradecer a todos que vieram assistir a apresentação de hoje", disse. 

A bailarina Sheila Raquel, que estuda balé há 10 no município, pertence atualmente ao nível avançado e já atua profissionalmente, lecionando a arte em unidades escolares. 

"O balé é importante, não só para postura corporal, mas também para postura na sociedade. Essa atividade me ajudou muito porque é algo que eu gosto e é o que estou exercendo hoje”. 

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180