Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Pescadores e devotos homenageiam São Pedro com carreata e procissão naval
30/6/2015 - Secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura

Ismael Farias


A Colônia dos Pescadores Z-2 realizou, nesta segunda-feira (29), dia de São Pedro, a 93ª Procissão Naval em homenagem ao santo, padroeiro dos pescadores. O evento, já tradicional no calendário cultural e cristão de Cabedelo, que também celebra os 93 anos de fundação da Colônia, está inserido no calendário que comemora a Festa do Pescador na cidade. 

A homenagem é organizada pelos integrantes da Colônia e devotos do santo e recebeu o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através das Secretarias de Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura (Semapa) e de Turismo (Setur), com a cessão de carro para o transporte do andor e fogos de artifício. 

O evento reuniu cerca de trezentas pessoas no decorrer da programação. A homenagem começou às 09h00, com uma carreata que levou a imagem de São Pedro, que fica guardada na Colônia dos Pescadores, até a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, localizada no bairro de Jacaré, onde também ocorreu uma procissão pela Vila dos Pescadores.

Às 15h00, a imagem foi colocada em um barco, onde seguiu em procissão naval até o terminal pesqueiro. Às 16h00, fiéis já esperavam ansiosamente pela chegada do santo para o retorno à Colônia. A imagem seguiu pelas ruas de Cabedelo com muita alegria, queima de fogos, louvores e orações. 

“Essa homenagem é muito importante para os devotos de São Pedro e para os pescadores, pois ele é o nosso padroeiro, além de fazer parte da nossa tradição”, destaca o presidente da Colônia dos Pescadores Z-2, Lídio José da Silva.

Entre os fiéis o momento era de muita emoção e fé. Rosangela Galvão  relembra os momentos em que iniciou sua devoção ao santo: “Eu tinha dez anos quando eu via a minha mãe saindo da nossa casa correndo para ver a procissão de São Pedro passar de barco, na praia. Hoje eu estou com 46 anos e participo porque, além de lembrar minha mãe, também sou devota de São Pedro pescador”. 

Já Geruzelita Vilela destaca que o momento é de mobilização para conquistar mais pessoas, tendo em vista que o número de devotos que acompanham a procissão tem diminuído nos últimos anos.  

“É muito importante para nós participar dessa procissão. A gente que lê a Bíblia sabe que São Pedro foi um dos ministros de Deus, então para nós, aqui em Cabedelo, é uma tradição. Hoje tem reduzido muito o número de pessoas, mas graças a Deus nós estamos aqui reunidos e batalhando na conquista de novos devotos para que essa tradição continue”, afirmou. 

Genilda Florêncio é uma dessas devotas que faz com que a tradição prossiga: “Participo dessa procissão há mais de 40 anos. São Pedro é um exemplo de fé para nossa vida, e para todas as gerações. Esse momento significa muito para nós católicos, e eu peço aos moradores, às pessoas que são católicas, que não deixem essa tradição acabar”, finalizou.
 
Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180