Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Primeira plenária para a Conferência Municipal da Saúde reúne moradores do Renascer e bairros vizinhos
2/7/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta terça-feira (01), a primeira das quatro plenárias previstas para a 6ª Conferencia Municipal de Saúde. O encontro, que aconteceu na Unidade Integrada do Renascer III-II e III-III, reuniu população e profissionais da saúde das comunidades Jardins, Renascer II e III e Salinas, e representou o início da preparação para a Conferência a ser realizada entre os dias 14 e 15.

A VI Conferência Municipal de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, e pretende debate e deliberar propostas de mudanças no SUS, nas esferas municipal, estadual e nacional. O evento, que será aberto às entidades sociais, usuários do SUS e trabalhadores da saúde de Cabedelo, é uma das etapas da 15ª conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá no segundo semestre de 2015. 

Cerca de 50 pessoas, entre membros do CMS, profissionais da Atenção Básica e moradores da comunidade, participaram dessa primeira plenária e debateram temáticas relativas aos 08 eixos balizadores das mudanças para o Sistema Único de Saúde (SUS): direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e politica de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; e reformas democráticas e populares do Estado.

“As plenárias servem para discutir algumas ações que serão levadas para a Conferência, além de propostas dos trabalhadores e da comunidade. O objetivo é formular ideias para desenvolver melhor a saúde do município, para termos um rumo durante quatro anos. Nessa primeira plenária, a participação popular deixou a desejar, mas as discussões foram muito boas. É muito importante que a comunidade participe desses encontros, afinal os temas aqui abordados vão influenciar diretamente em suas vidas”, comentou Janine Oliveira, membro do Conselho e da organização da Conferência.

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (02), das 14h00 às 17h00 no Teatro Santa Catarina, e vai beneficiar moradores dos bairros: Jardim Manguinhos, Camalaú, Siqueira Campos, Monte Castelo, Centro, João Roberto Borges, Palmeira, e Ponta de Mato. 

Participação da comunidade – Um dos temas mais discutidos entre os participantes desse primeiro encontro foi a necessidade de maior participação da população nas plenárias e os meios de encaminhamento das propostas para a Conferência.

 “É importante a participação de todos. A lei determina a paridade entre trabalhadores, gestores e os usuários, que é a maior porcentagem, 50% desse contingente que deve estar nas Conferências. Inclusive o próprio Ministério da Saúde, numa das propostas dos temas, já coloca a questão da mobilização social. Porém, percebemos a pouca compreensão no sentido da importância da participação.”, destacou Antônio Brito, da Associação Cabedelense de Saúde Mental. 

Próximas plenárias - Dia 02 – 14h00 às 17h00 no Teatro Santa Catarina. Bairros: Jardim Manguinhos, Camalaú, Siqueira Campos, Monte Castelo, Centro, João Roberto Borges, Palmeira, e Ponta de Mato;

Dia 07 – 09h00 na USF de Oceania. Bairros: Jacaré, Oceania, Vila Feliz e Portal do Poço;

Dia 08 – 09h00 na USF de Intermares. Bairros: Camboinha, Recanto do Poço, Poço, Intermares e Jardim Jericó. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180