Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Primeira plenária para a Conferência Municipal da Saúde reúne moradores do Renascer e bairros vizinhos
2/7/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou, nesta terça-feira (01), a primeira das quatro plenárias previstas para a 6ª Conferencia Municipal de Saúde. O encontro, que aconteceu na Unidade Integrada do Renascer III-II e III-III, reuniu população e profissionais da saúde das comunidades Jardins, Renascer II e III e Salinas, e representou o início da preparação para a Conferência a ser realizada entre os dias 14 e 15.

A VI Conferência Municipal de Saúde terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, e pretende debate e deliberar propostas de mudanças no SUS, nas esferas municipal, estadual e nacional. O evento, que será aberto às entidades sociais, usuários do SUS e trabalhadores da saúde de Cabedelo, é uma das etapas da 15ª conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá no segundo semestre de 2015. 

Cerca de 50 pessoas, entre membros do CMS, profissionais da Atenção Básica e moradores da comunidade, participaram dessa primeira plenária e debateram temáticas relativas aos 08 eixos balizadores das mudanças para o Sistema Único de Saúde (SUS): direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; participação social; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e relação público-privado; gestão do SUS e modelos de atenção à saúde; informação, educação e politica de comunicação do SUS; ciência, tecnologia e inovação no SUS; e reformas democráticas e populares do Estado.

“As plenárias servem para discutir algumas ações que serão levadas para a Conferência, além de propostas dos trabalhadores e da comunidade. O objetivo é formular ideias para desenvolver melhor a saúde do município, para termos um rumo durante quatro anos. Nessa primeira plenária, a participação popular deixou a desejar, mas as discussões foram muito boas. É muito importante que a comunidade participe desses encontros, afinal os temas aqui abordados vão influenciar diretamente em suas vidas”, comentou Janine Oliveira, membro do Conselho e da organização da Conferência.

O próximo encontro acontece nesta quinta-feira (02), das 14h00 às 17h00 no Teatro Santa Catarina, e vai beneficiar moradores dos bairros: Jardim Manguinhos, Camalaú, Siqueira Campos, Monte Castelo, Centro, João Roberto Borges, Palmeira, e Ponta de Mato. 

Participação da comunidade – Um dos temas mais discutidos entre os participantes desse primeiro encontro foi a necessidade de maior participação da população nas plenárias e os meios de encaminhamento das propostas para a Conferência.

 “É importante a participação de todos. A lei determina a paridade entre trabalhadores, gestores e os usuários, que é a maior porcentagem, 50% desse contingente que deve estar nas Conferências. Inclusive o próprio Ministério da Saúde, numa das propostas dos temas, já coloca a questão da mobilização social. Porém, percebemos a pouca compreensão no sentido da importância da participação.”, destacou Antônio Brito, da Associação Cabedelense de Saúde Mental. 

Próximas plenárias - Dia 02 – 14h00 às 17h00 no Teatro Santa Catarina. Bairros: Jardim Manguinhos, Camalaú, Siqueira Campos, Monte Castelo, Centro, João Roberto Borges, Palmeira, e Ponta de Mato;

Dia 07 – 09h00 na USF de Oceania. Bairros: Jacaré, Oceania, Vila Feliz e Portal do Poço;

Dia 08 – 09h00 na USF de Intermares. Bairros: Camboinha, Recanto do Poço, Poço, Intermares e Jardim Jericó. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180