Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Programa Cuidando do Amanhã entrega Kits Enxoval do Bebê e realiza palestras com gestantes carentes
6/7/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio



A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), entregou Kits Enxoval do Bebê e realizou diversas atividades dentro do programa Cuidando do Amanhã, que acolhe gestantes a partir do 6º mês de gravidez e mães carentes do município. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (06), no auditório da Semais, e contou com palestras sobre Aleitamento Materno e Cuidados Fisioterapêuticos. 

Cerca de 30 gestantes inscritas no Programa de Benefícios Eventuais da PMC foram beneficiadas com a entrega dos Kits e atividades. As palestras foram proferidas por profissionais e enfermeiras da Maternidade Frei Damião, de João Pessoa. 

“O Cuidando do Amanhã procura ir além de questões básicas e materiais. Na verdade, há toda uma equipe multidisciplinar capacitada a prestar, no momento adequado, orientações e encaminhamentos sobre acompanhamento pré-natal, aleitamento materno e imunização, ao lado de cuidados fisioterápicos e nutricionais. Seguindo as políticas públicas assistências propostas pela atual gestão, temos buscado ampliar os benefícios do programa tanto no número de pessoas assistidas como na qualidade dos nossos serviços”, destacou o secretário Euzo da Cunha Chaves, à frente da Semais. 

O Programa Cuidando do Amanhã tem caráter continuado, prestando assistência às mães carentes encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs) e também por demanda espontânea. Em 2014, foram distribuídos aproximadamente 300 Kits Gestante. Para 2015, além de diversificar os itens ofertados, a Semais prevê a distribuição de 450 Kits.

“Não se trata apenas de distribuir kits enxoval ou outros suportes materiais. O mais importante no programa é a abordagem clínica preventiva da gestante, através de orientações sobre aleitamento materno, cuidados básicos com a saúde da mãe e do futuro bebê, que vão desde a postura física até a alimentação. Trata-se de humanizar o atendimento às gestantes nessa fase de suas vidas”, comentou Anabelly Cabral, coordenadora de Saúde da Mulher de Cabedelo. 

Para a gestante Joana Gonçalves, moradora do Renascer II e uma das beneficiadas com a entrega desta segunda-feira, o Cuidando do Amanhã vem suprir uma carência e ajudar nos cuidados com a saúde da mãe e do bebê. 

“Para mim foi muito importante participar do programa, que oferece uma ajuda muito importante para a grávida que não tem condições de adquirir esses materiais. Também foram todos muito atenciosos”, finalizou. 

Kits - O kit enxoval é destinado às gestantes a partir do sexto mês de gravidez, orientadas e encaminhadas pelos Postos de Saúde da Família (PSFs), e que fazem o acompanhamento pré-natal. Cada gestante pode receber até dois kits, sendo o segundo até dois meses após o nascimento do bebê.

O kit consta de 2 bolsas,2 pacotes de fraldas de pano, 1 kit mijão; 1 kit de camisetas; 1 lençol com fronha; 2 cueiros; 1 par de meias; 1 saboneteira, 1 sabonete e 1 banheira plástica.

Para ter acesso ao benefício, as gestantes no 6º mês, encaminhadas pelos PSFs, devem levar cópias de identidade, CPF, comprovante de residência (luz e água) e cartão pré-natal. Caso seja menor de idade, a gestante deve ir acompanhada de algum responsável maior, que deverá levar os documentos acima referidos.

Secom  Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180