Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Posse Responsável leva aos estudantes palestras sobre respeito aos animais domésticos
10/7/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto da Internet


Criar e fundamentar um novo pensamento sobre cuidados com animais domésticos. Esses são os objetivos do projeto Posse Responsável, dirigido aos alunos da 5ª a 9ª série do Fundamental II da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, da Diretoria de Vigilância Ambiental, através da Coordenação de Zoonoses de Cabedelo, visa a conscientização, através de palestras educativas, da importância de se cuidar bem do animal de estimação.

Desde o começo da semana, a equipe da Zoonose vem realizando exposições interativas e ilustrativas nas escolas municipais. O alunado assiste a demonstração das necessidades dos animais e consequente responsabilidade do dono com os mesmos. A abordagem contempla principalmente cães e gatos, enfocando aspectos inerentes à sua alimentação, higiene, saúde e bem-estar. 

Na oportunidade, os alunos também aprendem noções sobre a Lei Municipal 1.450, que trata e regulamenta a posse de animais domésticos, e se estende ao manejo e responsabilidades com equinos, caprinos, dentre outros.

A iniciativa, nessa fase inicial, pretende atingir 1.200 alunos e ocorrerá nos meses de julho e agosto. Em novembro, acontece o “Dia D” da campanha, em um evento geral dirigido às associações, lideranças e instituições ligadas ao tema. 

“Há uma frase que diz: ‘A sociedade pode ser vista da forma como ela vê seus animais’. É nesse aspecto que o projeto busca orientar e motivar as crianças e seus familiares numa nova consciência no trato com os animais, o que conduz a uma melhora do bem-estar de todos. Os ensinamentos vão desde aspectos de segurança à retirada de animais das ruas, vacinação, alimentação e respeito”, explicou Domingos Lugo, médico veterinário e coordenador de Zoonoses em Cabedelo. 

Além de Lugo, atuam diretamente na execução do projeto a veterinária Adelaine Ramalho e os técnicos Eronildes Júnior e Adilson Lima. 

Para maiores informações sobre o tema e denúncias de maus tratos aos animais, a Coordenação de Zoonose disponibiliza o telefone (83) 3250.3265.
 
Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180