Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Posse Responsável leva aos estudantes palestras sobre respeito aos animais domésticos
10/7/2015 - Secretaria de Comunicação Social e Institucional

Foto da Internet


Criar e fundamentar um novo pensamento sobre cuidados com animais domésticos. Esses são os objetivos do projeto Posse Responsável, dirigido aos alunos da 5ª a 9ª série do Fundamental II da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa, da Diretoria de Vigilância Ambiental, através da Coordenação de Zoonoses de Cabedelo, visa a conscientização, através de palestras educativas, da importância de se cuidar bem do animal de estimação.

Desde o começo da semana, a equipe da Zoonose vem realizando exposições interativas e ilustrativas nas escolas municipais. O alunado assiste a demonstração das necessidades dos animais e consequente responsabilidade do dono com os mesmos. A abordagem contempla principalmente cães e gatos, enfocando aspectos inerentes à sua alimentação, higiene, saúde e bem-estar. 

Na oportunidade, os alunos também aprendem noções sobre a Lei Municipal 1.450, que trata e regulamenta a posse de animais domésticos, e se estende ao manejo e responsabilidades com equinos, caprinos, dentre outros.

A iniciativa, nessa fase inicial, pretende atingir 1.200 alunos e ocorrerá nos meses de julho e agosto. Em novembro, acontece o “Dia D” da campanha, em um evento geral dirigido às associações, lideranças e instituições ligadas ao tema. 

“Há uma frase que diz: ‘A sociedade pode ser vista da forma como ela vê seus animais’. É nesse aspecto que o projeto busca orientar e motivar as crianças e seus familiares numa nova consciência no trato com os animais, o que conduz a uma melhora do bem-estar de todos. Os ensinamentos vão desde aspectos de segurança à retirada de animais das ruas, vacinação, alimentação e respeito”, explicou Domingos Lugo, médico veterinário e coordenador de Zoonoses em Cabedelo. 

Além de Lugo, atuam diretamente na execução do projeto a veterinária Adelaine Ramalho e os técnicos Eronildes Júnior e Adilson Lima. 

Para maiores informações sobre o tema e denúncias de maus tratos aos animais, a Coordenação de Zoonose disponibiliza o telefone (83) 3250.3265.
 
Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180