Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Votação de propostas e eleição de delegados encerram Conferência Municipal de Saúde
16/7/2015 - Secretaria de Saúde

Vimerso Dantas


Debater o Sistema Único de Saúde (SUS) e elencar propostas buscando a sua eficiência e qualidade. Esses foram os objetivos da sexta Conferência Municipal de Saúde, que encerrou as discussões nesta quarta-feira (15) elegendo 16 delegados que irão representar o município de Cabedelo na etapa estadual da Conferência, a ser realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro em João Pessoa.  

Em Cabedelo, o evento foi coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e os debates giraram em torno do tema da Conferência: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. Cerca de 190 pessoas, entre usuários, trabalhadores em saúde e gestores, divididos em quatro grupos de trabalho, participaram das discussões e apresentaram propostas de Saúde que serão analisadas pela coordenação do CMS e, em seguida, encaminhadas à Conferência Estadual. 

Para a apresentação das propostas na etapa estadual foram eleitos 16 delegados, sendo oito usuários, quatro trabalhadores em Saúde e quatro gestores e prestadores de serviços do SUS. 

"As propostas aqui serão defendidas em âmbito estadual e nacional pelos delegados eleitos. Lá, eles terão direito a voz e voto. Junto com as propostas dos outros municípios, será feito um levantamento geral e votadas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, prevista para acontecer em dezembro, na capital federal”, explicou o presidente do CMS, Genésio Ewald. 

Para a presidente do Comitê Executivo da sexta Conferência Municipal da Saúde, Elaine Gomes, o evento ultrapassou suas metas com relação à participação da população. 

"Foram aproximadamente 50 usuários, 172 participantes inscritos e, contando com os observadores e convidados, chegamos a 189 pessoas, o que ultrapassou a nossa perspectiva. Toda a população foi convidada a participar de um momento tão importante para a saúde do município de Cabedelo, debatendo a nossa Saúde de forma a trazer mudanças factíveis para o nosso município". 

As propostas votadas e aprovadas na Conferência com relevância para o âmbito estadual e nacional, bem como os nomes dos delegados eleitos, serão apresentados até o dia 31 de julho à Comissão Organizadora da etapa estadual.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180