Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Votação de propostas e eleição de delegados encerram Conferência Municipal de Saúde
16/7/2015 - Secretaria de Saúde

Vimerso Dantas


Debater o Sistema Único de Saúde (SUS) e elencar propostas buscando a sua eficiência e qualidade. Esses foram os objetivos da sexta Conferência Municipal de Saúde, que encerrou as discussões nesta quarta-feira (15) elegendo 16 delegados que irão representar o município de Cabedelo na etapa estadual da Conferência, a ser realizada nos dias 23, 24 e 25 de setembro em João Pessoa.  

Em Cabedelo, o evento foi coordenado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) e os debates giraram em torno do tema da Conferência: Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro. Cerca de 190 pessoas, entre usuários, trabalhadores em saúde e gestores, divididos em quatro grupos de trabalho, participaram das discussões e apresentaram propostas de Saúde que serão analisadas pela coordenação do CMS e, em seguida, encaminhadas à Conferência Estadual. 

Para a apresentação das propostas na etapa estadual foram eleitos 16 delegados, sendo oito usuários, quatro trabalhadores em Saúde e quatro gestores e prestadores de serviços do SUS. 

"As propostas aqui serão defendidas em âmbito estadual e nacional pelos delegados eleitos. Lá, eles terão direito a voz e voto. Junto com as propostas dos outros municípios, será feito um levantamento geral e votadas as propostas que serão levadas para a Conferência Nacional, prevista para acontecer em dezembro, na capital federal”, explicou o presidente do CMS, Genésio Ewald. 

Para a presidente do Comitê Executivo da sexta Conferência Municipal da Saúde, Elaine Gomes, o evento ultrapassou suas metas com relação à participação da população. 

"Foram aproximadamente 50 usuários, 172 participantes inscritos e, contando com os observadores e convidados, chegamos a 189 pessoas, o que ultrapassou a nossa perspectiva. Toda a população foi convidada a participar de um momento tão importante para a saúde do município de Cabedelo, debatendo a nossa Saúde de forma a trazer mudanças factíveis para o nosso município". 

As propostas votadas e aprovadas na Conferência com relevância para o âmbito estadual e nacional, bem como os nomes dos delegados eleitos, serão apresentados até o dia 31 de julho à Comissão Organizadora da etapa estadual.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180