Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Zoonoses realiza ação preventiva de Lepstospirose em comunidade carente
23/7/2015 - Secretaria de Saúde

Antonio Suelinton



A Coordenação de Zoonoses de Cabedelo realizou, nesta quarta-feira (22), uma operação preventiva contra a Leptospirose na Comunidade Favela do Rato, nas proximidades do antigo Moinho, entre as ruas Cleto Campelo (beira da linha do trem) e Nossa Senhora Aparecida (beira da maré). A ação, que faz parte do procedimento rotineiro de atendimento às denúncias e apelos encaminhados ao órgão, contou com desratização, vacinação de cães e gatos e educação sanitária da população.

A desratização foi feita através da aplicação de pó de contato (Cumatetralil) e raticida granulado junto às paredes do moinho e de residências onde a equipe teve o acesso permitido pelos proprietários. Nas habitações com infestação de roedores, a ação foi complementada pela distribuição de granulado com os moradores para uso posterior.

“É uma prevenção do risco de contaminação por Leptospirose na área de mangue, um espaço que é muito desprotegido e carente. Fazemos um trabalho preventivo buscando evitar que os ratos proliferem nessa área e contaminem a população, principalmente as crianças. A ação é complementada com o trabalho de educação entre os moradores. Além disso, também realizamos a vacinação de cães e gatos do local”, destacou o coordenador da Zoonoses, veterinário Domingos Lugo.

Lugo explicou, também, que a Favela do Rato foi escolhida a partir de denúncias encaminhadas ao órgão, o que motivou a avaliação do local, o levantamento dos riscos potenciais e o planejamento da ação. Segundo ele, todas as ações da Zoonoses baseiam-se nas demandas recebidas e na análise prévia dos riscos reais para grandes contingentes populacionais, que possibilitam ações de prevenção mais efetivas.   

“O trabalho da saúde preventiva, principalmente da Zoonoses, envolve todo o contexto de que a população está em risco e que a Secretaria de Saúde de Cabedelo está fazendo um trabalho para evitar que se chegue a um caso confirmado da doença. É preciso, porém, lembrar à população que todas as denúncias devem ser trazidas ao Centro de Zoonoses. Nossas ações não são realizadas nas casas individualmente, mas em áreas coletivas, como praças e prédios públicos”, complementou Lugo. 

O morador Joel Isidoro Mota participou da ação na Favela do Rato e teve um cachorro vacinado. Ele destacou a importância da iniciativa para toda a comunidade. 

“É bom porque realmente o cachorro vacinado já livra de morder uma criança e pegar uma doença maior. Às vezes aqui tem bastante rato. A gente sabe que rato é um bicho que nunca se acaba assim. As equipes vêm, colocam esses venenos, abrandam, mas depois começa de novo. Mas eles passam de ano em ano, de seis em seis meses, e a campanha é importante porque ajuda os moradores e deixa a cidade mais em ordem”. 

Já Marisa Montes, moradora da Rua Nossa Senhora Aparecida e dona de cinco cachorros e três gatos, mostrou-se contente com a presença da equipe da Zoonoses na rua. Além de vacinar os animais, ela ainda teve orientação quanto à compra de medicamento para combater a sarna que acomete alguns desses bichos. 

“Maravilhosa a visita dessa equipe aqui na rua. Eles vindo em casa, evita a gente de levar nossos animais para outro lugar para aplicar a vacina. Aqui em casa não tem ratos, por causa dos cachorros e dos gatos e também porque cuido do lixo, não deixo acumular, levo todos os dias. A população teria que fazer o mesmo”, ensinou. 

Para entrar em contato com a Zoonoses e realizar denúncias, ligue para (83) 3250.3265

Secom Cabedelo







Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180