Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Semais realiza ações preparatórias para a X Conferência Municipal de Assistência Social
24/7/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) realizou, nesta quinta-feira (23), a terceira Conferência preparatória para a X Conferência Municipal da Assistência Social, que acontece nos dias 06 e 07 de agosto. O encontro, que aconteceu no auditório do órgão, contou com a participação de profissionais e gestores dos serviços e programas geridos pela Semais, dos Conselhos de direitos da pessoa idosa, dos deficientes e da criança e do adolescente, além de facilitadores e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e demais associações.

As pré-conferencias têm por objetivo promover uma avaliação do estágio de implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no âmbito municipal e debater e levantar propostas a serem encaminhadas para discussão e aprovação na Conferência principal. As outras conferências preparatórias aconteceram no dia 16, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), antigo Peti do Renascer, e no dia 21, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras).

“Concluímos essa pré-conferência com o desafio de, nesses três primeiros momentos, atingir o maior número de pessoas de diversas áreas do nosso município. Ouvimos proposituras, demandas e correções para levarmos à X Conferência, objetivando melhorar as ações da assistência social do nosso município, já que essa é uma determinação da atual gestão: a de otimizar cada vez mais os serviços e programas inerentes à Semais”, destacou o secretário de Ação Social, Euzo da Cunha Chaves.

A elaboração das pré-conferências começaram em fevereiro, com a resolução do Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS) de convocação extraordinária para a X Conferência Nacional de Assistência Social. A Semais, juntamente com o Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), constituiu uma comissão de organização e firmou comissões temáticas para a realização dos encontros preparatórios. A dinâmica dos eventos envolveu a apresentação dos serviços e programas, esclarecimentos sobre a Conferência, além das apresentações e debates dos problemas de cada comunidade.

“Se não tivesse a Conferência, não teríamos como saber se a gestão está chegando nas comunidades e se todos os pactos estão sendo cumpridos. Até o governo federal em si, precisa dessa resposta. Se estamos consolidando o que foi acordado; se o que está acordado chega realmente à população: são essas perguntas que têm que ser respondidas para saber como se pode melhorar isso para daqui a dez anos. A gente tem que saber o que mudou nos 10 anos de vigência da Assistência. Saber o que mudou e se atingiu a população, os usuários, se as pessoas conseguiram ter a sua dignidade, se viram isso como um direito constitucional. É um momento de avaliação, de planejamento e de projeção”, salientou a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Jacqueline Fernandes de Brito.

A X Conferência Municipal de Assistência Social acontece nos dias 06, no turno da manhã, no Teatro Santa Catarina e no dia 07, no Cabedelo Clube, em horário integral. As propostas, dispostas em cinco eixos, serão discutidas em grupos coordenados por um facilitador e um relator. No segundo dia do evento, esses temas serão encaminhados para a votação. Na ocasião, também serão eleitos os dois delegados que representarão o município na Conferência Estadual, que deve acontecer até o mês de outubro.

A X Conferência Nacional de Assistência Social terá como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e será realizada no período de 7 a 10 de dezembro de 2015, em Brasília (DF).

 Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180