Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab lembrará Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais com ações educativas e preventivas
24/7/2015 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Vigilância Epidemiológica em DST/Aids, realiza, nos próximos dias 27, 28 e 30 de julho, e também no dia 4 de agosto, diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – dia 28 de julho. As atividades seguem o calendário anual de Campanha de Hepatites Virais e acontecem no Porto de Cabedelo, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica, na Secretaria de Saúde e no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB), respectivamente.

Serão disponibilizados à população, de forma gratuita, testagens rápidas para Hepatites B e C, vacinação para Hepatites B, distribuição de preservativos e panfletagem. Os testes são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, e os resultados podem ser obtidos em apenas 15 minutos.

A ação começa na próxima segunda-feira (27), no Porto de Cabedelo, das 8h às 12h. Na terça-feira (28), Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, a equipe da Sescab estará durante toda a manhã no SAE da Policlínica. Na quinta-feira (30) as testagens rápidas acontecem na sede da Secretaria de Saúde, também das 8h às 12h. A Campanha termina no dia 04 de agosto, no HMPAB. 

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância Epidemiológica (83) 3250.3141. 

Combate às Hepatites - A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil. 
 
Mais de 96 mil brasileiros foram contaminados com o vírus da hepatite B entre 1999 e 2009 e mais de 5.000 morreram pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde. A maior parte dos casos se concentra entre indivíduos de 20 e 39 anos.

A transmissão da hepatite B se dá principalmente por meio de relações sexuais, acidentes com instrumentos contaminados por sangue ou pela gravidez, quando a mãe está infectada. As maiores taxas de detecção da hepatite B no período são observadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180