Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Sescab lembrará Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais com ações educativas e preventivas
24/7/2015 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera



A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Vigilância Epidemiológica em DST/Aids, realiza, nos próximos dias 27, 28 e 30 de julho, e também no dia 4 de agosto, diversas ações em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais – dia 28 de julho. As atividades seguem o calendário anual de Campanha de Hepatites Virais e acontecem no Porto de Cabedelo, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Policlínica, na Secretaria de Saúde e no Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB), respectivamente.

Serão disponibilizados à população, de forma gratuita, testagens rápidas para Hepatites B e C, vacinação para Hepatites B, distribuição de preservativos e panfletagem. Os testes são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, e os resultados podem ser obtidos em apenas 15 minutos.

A ação começa na próxima segunda-feira (27), no Porto de Cabedelo, das 8h às 12h. Na terça-feira (28), Dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, a equipe da Sescab estará durante toda a manhã no SAE da Policlínica. Na quinta-feira (30) as testagens rápidas acontecem na sede da Secretaria de Saúde, também das 8h às 12h. A Campanha termina no dia 04 de agosto, no HMPAB. 

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância Epidemiológica (83) 3250.3141. 

Combate às Hepatites - A partir de iniciativa e propostas brasileiras, a Organização Mundial de Saúde (OMS), durante Assembleia Mundial da Saúde realizada em maio de 2010, instituiu a data de 28 de julho como o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Desde então, o Ministério da Saúde, por meio do seu Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Vigilância em Saúde, vem cumprindo uma série de metas e ações integradas de prevenção e controle nos níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento das hepatites virais no Brasil. 
 
Mais de 96 mil brasileiros foram contaminados com o vírus da hepatite B entre 1999 e 2009 e mais de 5.000 morreram pela doença, segundo dados do Ministério da Saúde. A maior parte dos casos se concentra entre indivíduos de 20 e 39 anos.

A transmissão da hepatite B se dá principalmente por meio de relações sexuais, acidentes com instrumentos contaminados por sangue ou pela gravidez, quando a mãe está infectada. As maiores taxas de detecção da hepatite B no período são observadas nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte.

Secom Cabedelo





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180