Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Apresentação de Ballet e participação dos atletas marcam abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares Municipais
27/7/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio



A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) deu inicio, na última sexta-feira (24), aos Jogos Escolares e Paraescolares Municipais. A abertura da competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Camalaú e reuniu professores, alunos e autoridades da cidade em um evento bastante aplaudido e organizado. Os jogos têm inicio nesta segunda-feira (27) e devem reunir cerca de 800 alunos de 17 escolas da rede pública de ensino, envolvendo as esferas municipal, estadual e federal.

A primeira etapa conta com a participação dos alunos da categoria infanto-juvenil (15 a 17 anos de idade) e segue até o dia 14 de agosto nas modalidades coletivas (Futsal, Handebol, Vôlei de Praia e Futebol de Areia) e individuais (Atletismo, Judô e Tênis de Mesa). Já as competições paraolímpicas serão realizadas nas modalidades Bocha e Atletismo. Os jogos da categoria infantil (12 a 14 anos) e mirim (9 a 11 anos) serão realizados nos meses de outubro e novembro, respectivamente. 

Além do desfile oficial das delegações das escolas participantes e do hasteamento da bandeira, o apogeu da cerimônia ocorreu com o acendimento da pira olímpica, cuja tocha foi carregada pelo atleta Hudson Rosendo, que já foi bicampeão nos Jogos Escolares nas modalidades de Futsal e Futebol de Campo, representando a Escola Estadual José Guedes Cavalcanti. Hudson já conseguiu ainda, integrar equipes de grandes clubes de futebol, a exemplo de Sport Recife, Santa Cruz (PE) e Ceará Esporte Clube. Já o juramento solene dos atletas foi feito pela atleta judoca Anelyze Shafer, estudante da Escola Municipal Maria Pessoa. A adolescente já participou de muitos torneios importantes representando a cidade de Cabedelo.

O prefeito Leto Viana participou da solenidade de abertura hasteando a Bandeira Nacional, ao lado do secretário de Esporte, Emerson Lucena e da secretária de Educação, Clecy Alves, que hastearam, respectivamente, os pavilhões Estadual e Municipal. Após declarar aberto oficialmente os Jogos Escolares na cidade, o gestor destacou a importância da competição e os investimentos realizados no Esporte na cidade portuária. 

"Esse evento é um investimento do poder público que possibilita o incentivo ao esporte com caráter lúdico e educativo, introduzindo-o, cada vez mais, na vida dos jovens da cidade. A Prefeitura também está se planejando para realizar grandes investimentos nos equipamentos desportivos em diversos bairros de Cabedelo". 

Já o secretário Emerson Lucena aproveitou para ressaltar o importante papel social que o esporte ocupa na vida dos munícipes, principalmente da juventude.

"Além do fomento ao esporte, existe a possibilidade de congregar as nossas escolas e os nossos alunos, incentivando a prática do esporte não somente como a necessidade de uma vida mais saudável, como também observando as questões sociais que cercam os jovens e suas demais necessidades. Por isso as ações da atual gestão municipal têm procurado, cada vez mais, focar no resgate dessas atividades". 

A festa de abertura preparada pela Sejel proporcionou momentos marcantes aos atletas, que se emocionaram ao comentarem sobre os jogos. A adolescente Williane de Oliveira, de 15 anos, aluna da Escola Rosa Figueiredo, expressou muita satisfação em poder participar: “Eu gosto muito de jogar e isso já faz parte da minha vida. É bom ter o incentivo da escola e também da minha mãe", afirmou a estudante, que vai disputar nas modalidades de Futsal, Handebol e Tênis de Mesa.

Já Anderson José, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Elisabeth Ferreira, lembrou que o caminho do esporte é sempre o melhor: "Participar dos jogos é tudo: Interatividade, comunicação, conhecimento. É melhor chamar os jovens para os esportes do que para o outro lado", afirmou o adolescente que vai disputar os jogos nas modalidades de Atletismo, Futsal e Handebol.

Participação especial - A tarde do Ginásio foi abrilhantada pelas apresentações artísticas da Escola de Ballet Municipal e da equipe de Ginástica Rítmica das escolas municipais. E quem fez uma participação especial na apresentação do ballet foi a bailarina mirim Mirela Eduarda, que está passando as férias da Escola de Ballet Bolshoi junto com a família em Cabedelo. Após sua apresentação, Mirela fez questão de correr e dar um abraço carinhoso no prefeito Leto Viana e ainda comentou como está sendo sua experiência no Sul do país.

"Está sendo bem difícil ficar longe da minha família, mas, ao mesmo tempo, é tudo muito incrível, muito lindo. Estou me dedicando muito e ainda tenho sete anos e meio para estudar lá. O meu objetivo é ficar em uma boa companhia ou até mesmo realizar o sonho de ir para o Ballet Bolshoi da Rússia. A Prefeitura de Cabedelo está ajudando em tudo e eu queria agradecer a todas as pessoas que confiaram em mim e acreditaram que eu conseguiria chegar lá. Que as bailarinas de Cabedelo nunca desistam de seus sonhos”.
 
De acordo com Joelma Ferreira, coordenadora do Ballet Municipal de Cabedelo, a Prefeitura vem acompanhando todos os passos de Mirela em Joinville e recebeu a excelente informação do desempenho notável da aluna nesses meses iniciais. Por estar se destacando, ela foi escolhida para participar do comercial da instituição. Mirela já havia encantado e emocionado milhares de pessoas com sua história, através de um vídeo produzido pela Cabedelo TV.

Jogos - As competições de Atletismo dos Jogos Escolares serão realizadas na pista internacional de atletismo da UFPB, em João Pessoa. Já as de Futebol de Areia, na Praia de Miramar; as de Futebol de Campo, no Estádio Francisco Figueiredo de Lima; e as de Futsal, Handebol, Judô e Tênis de Mesa no Ginásio Poliesportivo Municipal. Para conferir o calendário completo dos jogos, clique aqui.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180