Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Apresentação de Ballet e participação dos atletas marcam abertura dos Jogos Escolares e Paraescolares Municipais
27/7/2015 - Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer

Michael Sampaio



A Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) deu inicio, na última sexta-feira (24), aos Jogos Escolares e Paraescolares Municipais. A abertura da competição aconteceu no Ginásio Poliesportivo de Camalaú e reuniu professores, alunos e autoridades da cidade em um evento bastante aplaudido e organizado. Os jogos têm inicio nesta segunda-feira (27) e devem reunir cerca de 800 alunos de 17 escolas da rede pública de ensino, envolvendo as esferas municipal, estadual e federal.

A primeira etapa conta com a participação dos alunos da categoria infanto-juvenil (15 a 17 anos de idade) e segue até o dia 14 de agosto nas modalidades coletivas (Futsal, Handebol, Vôlei de Praia e Futebol de Areia) e individuais (Atletismo, Judô e Tênis de Mesa). Já as competições paraolímpicas serão realizadas nas modalidades Bocha e Atletismo. Os jogos da categoria infantil (12 a 14 anos) e mirim (9 a 11 anos) serão realizados nos meses de outubro e novembro, respectivamente. 

Além do desfile oficial das delegações das escolas participantes e do hasteamento da bandeira, o apogeu da cerimônia ocorreu com o acendimento da pira olímpica, cuja tocha foi carregada pelo atleta Hudson Rosendo, que já foi bicampeão nos Jogos Escolares nas modalidades de Futsal e Futebol de Campo, representando a Escola Estadual José Guedes Cavalcanti. Hudson já conseguiu ainda, integrar equipes de grandes clubes de futebol, a exemplo de Sport Recife, Santa Cruz (PE) e Ceará Esporte Clube. Já o juramento solene dos atletas foi feito pela atleta judoca Anelyze Shafer, estudante da Escola Municipal Maria Pessoa. A adolescente já participou de muitos torneios importantes representando a cidade de Cabedelo.

O prefeito Leto Viana participou da solenidade de abertura hasteando a Bandeira Nacional, ao lado do secretário de Esporte, Emerson Lucena e da secretária de Educação, Clecy Alves, que hastearam, respectivamente, os pavilhões Estadual e Municipal. Após declarar aberto oficialmente os Jogos Escolares na cidade, o gestor destacou a importância da competição e os investimentos realizados no Esporte na cidade portuária. 

"Esse evento é um investimento do poder público que possibilita o incentivo ao esporte com caráter lúdico e educativo, introduzindo-o, cada vez mais, na vida dos jovens da cidade. A Prefeitura também está se planejando para realizar grandes investimentos nos equipamentos desportivos em diversos bairros de Cabedelo". 

Já o secretário Emerson Lucena aproveitou para ressaltar o importante papel social que o esporte ocupa na vida dos munícipes, principalmente da juventude.

"Além do fomento ao esporte, existe a possibilidade de congregar as nossas escolas e os nossos alunos, incentivando a prática do esporte não somente como a necessidade de uma vida mais saudável, como também observando as questões sociais que cercam os jovens e suas demais necessidades. Por isso as ações da atual gestão municipal têm procurado, cada vez mais, focar no resgate dessas atividades". 

A festa de abertura preparada pela Sejel proporcionou momentos marcantes aos atletas, que se emocionaram ao comentarem sobre os jogos. A adolescente Williane de Oliveira, de 15 anos, aluna da Escola Rosa Figueiredo, expressou muita satisfação em poder participar: “Eu gosto muito de jogar e isso já faz parte da minha vida. É bom ter o incentivo da escola e também da minha mãe", afirmou a estudante, que vai disputar nas modalidades de Futsal, Handebol e Tênis de Mesa.

Já Anderson José, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Elisabeth Ferreira, lembrou que o caminho do esporte é sempre o melhor: "Participar dos jogos é tudo: Interatividade, comunicação, conhecimento. É melhor chamar os jovens para os esportes do que para o outro lado", afirmou o adolescente que vai disputar os jogos nas modalidades de Atletismo, Futsal e Handebol.

Participação especial - A tarde do Ginásio foi abrilhantada pelas apresentações artísticas da Escola de Ballet Municipal e da equipe de Ginástica Rítmica das escolas municipais. E quem fez uma participação especial na apresentação do ballet foi a bailarina mirim Mirela Eduarda, que está passando as férias da Escola de Ballet Bolshoi junto com a família em Cabedelo. Após sua apresentação, Mirela fez questão de correr e dar um abraço carinhoso no prefeito Leto Viana e ainda comentou como está sendo sua experiência no Sul do país.

"Está sendo bem difícil ficar longe da minha família, mas, ao mesmo tempo, é tudo muito incrível, muito lindo. Estou me dedicando muito e ainda tenho sete anos e meio para estudar lá. O meu objetivo é ficar em uma boa companhia ou até mesmo realizar o sonho de ir para o Ballet Bolshoi da Rússia. A Prefeitura de Cabedelo está ajudando em tudo e eu queria agradecer a todas as pessoas que confiaram em mim e acreditaram que eu conseguiria chegar lá. Que as bailarinas de Cabedelo nunca desistam de seus sonhos”.
 
De acordo com Joelma Ferreira, coordenadora do Ballet Municipal de Cabedelo, a Prefeitura vem acompanhando todos os passos de Mirela em Joinville e recebeu a excelente informação do desempenho notável da aluna nesses meses iniciais. Por estar se destacando, ela foi escolhida para participar do comercial da instituição. Mirela já havia encantado e emocionado milhares de pessoas com sua história, através de um vídeo produzido pela Cabedelo TV.

Jogos - As competições de Atletismo dos Jogos Escolares serão realizadas na pista internacional de atletismo da UFPB, em João Pessoa. Já as de Futebol de Areia, na Praia de Miramar; as de Futebol de Campo, no Estádio Francisco Figueiredo de Lima; e as de Futsal, Handebol, Judô e Tênis de Mesa no Ginásio Poliesportivo Municipal. Para conferir o calendário completo dos jogos, clique aqui.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180