Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Alunos da Escola Antônio Viana apresentam resultado de projeto ambiental desenvolvido em sala de aula
27/7/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Um casamento bem sucedido entre o incentivo à prática da leitura e à geração do conhecimento sobre as questões ambientais. Foi isso o que se viu na exposição organizada pelos alunos da Escola Municipal Antônio Viana, na última sexta-feira (24). Uma amostra do que foi produzido em sala de aula ao longo de dois meses e que resultou em uma exposição de painéis contendo textos, desenhos e gráficos, objetos confeccionados com materiais de reciclagem e produção de fotos e vídeos, além de apresentações artísticas com as músicas e paródias produzidas pelos estudantes. 

A atividade fez parte do Projeto “Lixo no Lixo: problema nosso de cada dia”, coordenado pelo setor de Projetos Educacionais da Secretaria de Educação (Seduc), que propõe o trabalho em sala de aula com as questões relativas ao meio ambiente. O projeto atinge inicialmente seis escolas localizadas em regiões geográficas estratégicas do município, a exemplo da praia, no caso da escola Antônio Viana; do Mercado Público, com a Escola Silvana Oliveira Pontes; e das comunidades mais afastadas, como a Escola Plácido de Almeida, no Renascer

“A ideia é que essas escolas, nesses pontos geográficos dentro do município de Cabedelo, comecem, a partir da sala de aula, a construir um pensar, passem a reconstruir ou refazer leituras sobre o ambiente, incluindo-se dentro dele e fazendo as transformações necessárias para que possamos ter um espaço, um lugar, um território melhor de se viver. Um território com pessoas sendo sujeito da conservação do espaço que ocupam, seja na escola, seja na família, seja na rua, para, aí sim, termos um planeta autossustentável”, explicou Gilberto Silva, do setor de Projetos Educacionais.

A Antônio Viana foi a primeira escola a apresentar os resultados do Projeto. A previsão é de que, em agosto, as culminâncias da iniciativa aconteçam simultaneamente nas escolas envolvidas. O projeto funciona nos dois turnos, atingindo alunos do 1º ao 5º ano, turmas de alfabetização, pré-escolar e educação infantil. Na segunda etapa do projeto, a intenção é que ele seja desenvolvido também nas escolas do 6º ao 9º ano e no ensino noturno, através da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O que me chamou a atenção é que crianças da educação infantil e das outras séries do ensino fundamental mostraram o domínio que adquiriram a partir das vivências que tiveram antes dessa culminância. O processo pedagógico, a estratégia que os professores usaram como facilitadores do conhecimento e disseminando essa prática entre esses alunos é louvável. Vendo crianças sendo sujeitos do processo do conhecimento, então, é fantástico. Crianças que a partir da orientação dos professores criaram a sua própria metodologia, a sua própria didática, pois é assim que o ensino básico deve fazer com seus aprendizes: torná-los sujeitos do processo de aprendizagem e do conhecimento”, classificou Gilberto Silva.

A dinâmica do projeto envolve as discussões e práticas em sala de aula, de pesquisas orientadas e da incursão na realidade circundante. Para a diretora da escola, Jane Pereira, a importância do projeto está no trabalho de conscientização iniciado logo nos primeiros passos.

“O projeto é muito importante porque logo cedo fazemos um trabalho de conscientização com as nossas crianças, para que tenhamos um futuro bem melhor. A escola tem um perfil de fazer um trabalho de base com os nossos alunos para eles possam, um dia, passar para seus filhos o que aprenderam no Antônio Viana, pois isso é a base, o conhecimento, o saber. Nosso trabalho é conscientizar desde cedo para que eles façam a diferença no mundo”, ressaltou.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180