Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Prefeito entrega fardamentos do Ballet Municipal e anuncia reforma do Teatro Santa Catarina
28/7/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


O prefeito Leto Viana entregou, na noite desta segunda-feira (28), o novo fardamento diário para os 400 alunos que compõem o corpo do Ballet Municipal. A solenidade aconteceu no Teatro Santa Catarina e reuniu bailarinos e familiares em uma noite marcada pela beleza estética das apresentações. 

Os alunos da Escola de Ballet iniciaram as apresentações comemorativas com a coreografia “Caminhos” que, no mês de agosto, irá representar Cabedelo no Festival de Arte e Cultura da cidade de Campina Grande. Quem também participou do evento e, mais uma vez, realizou uma brilhante apresentação solo foi a bailarina Mirela Eduarda, representante cabedelense na Escola de Ballet Bolshoi Joinville -Brasil. Após Mirela, foi a vez da aluna Andressa Carvalho emocionar o público com a coreografia "Sapeca”.
 
O prefeito Leto Viana, ao lado da primeira-dama Jacqueline Monteiro, fez questão de destacar e parabenizar o trabalho desenvolvido na instituição. Na ocasião, o gestor ainda anunciou a reforma do Teatro Santa Catarina no mês de agosto. 

"Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar prestigiando esse trabalho que já é referência. E dizer que eu acredito na dedicação de todos esses profissionais envolvidos no Ballet Municipal, que encanta a quem conhece. Apesar de toda dificuldade que o Brasil passa nesse momento, temos a convicção de que estamos fazendo investimentos importantes, a exemplo da tão esperada reforma do Teatro Santa Catarina que, dentro dos trâmites legais, já será autorizada no próximo mês. É nosso intuito, também, construir uma área que funcione como um Centro de Artes e que possa oferecer mais qualidade ao trabalho desses profissionais e artistas”, destacou.

O secretário de Cultura Walmarques Júnior, em um discurso emocionado, enfatizou a importância social da Escola de Ballet e também mencionou em seu agradecimento a dedicação de todos, alunos e professores.

"Não é difícil falar do Ballet Municipal de Cabedelo. É uma atividade que muito nos orgulha e nos motiva. São centenas de famílias beneficiadas socialmente. Eu acompanho a cultura há muitos anos na minha cidade e sei que,  antes, o Ballet Municipal não tinha essa dimensão que a atual gestão lhe proporcionou. Portanto, agradeço de coração ao prefeito Leto e à primeira-dama Jaqueline pela sensibilidade de fazer com que isso tudo aconteça. E também agradeço a essas professoras que se dedicam aos alunos como se fossem seus filhos. Através deles há a possibilidade de construirmos uma nova história a cada dia". 

Após o recebimento do fardamento, a satisfação dos alunos e dos pais era completa e bastante visível em seus semblantes agradecidos. Thaysa Emanuely, de 11 anos faz parte da turma Básico II do Ballet. A bailarina fez questão de agradecer e destacar o apoio e suporte que recebe por parte da Prefeitura. 

"O ballet me inspira. É tudo. Aqui eu me sinto muito bem e a Prefeitura tem ajudado muito, como a questão do fardamento agora, já que muitas crianças não poderiam comprar e recebem tudo de graça. O nosso uniforme está lindo, muito bonito. Adorei!", afirmou.

Já Samara Cícera, de 15 anos, da turma Intermediário II, também manifestou sua opinião sobre a escola e o que ela significa na sua vida: "O Ballet Municipal significa muito pra mim. É minha segunda família. Aqui nós temos uma boa estrutura e um ensino de qualidade". 

Efeito Mirela - Walmarques Júnior ainda fez questão de destacar o apoio da gestão municipal e o que ele chamou de "efeito Mirela": o exemplo de uma garota simples que conseguiu chegar à uma das escolas de Ballet mais importantes do mundo -  a Bolshoi - e que com sua força de vontade e perseverança, inspira e simboliza o sonho de muitas jovens cabedelenses.

"Mirela é um marco para essa gestão e para as professoras que tanto se dedicam. E a realidade dela também pode ser a de qualquer aluna nossa. A Prefeitura investe em Mirela desde o primeiro momento e em todas as despesas porque reconhece a importância que sua experiência traz para coletividade. Faço questão de reforçar, aqui, que, em relação a apoio, o nosso Ballet nunca recebeu uma resposta negativa da Prefeitura, a não ser que não pudéssemos atender por motivos econômicos ou por impedimentos legais”, finalizou. 

A Escola  - Assim como o fardamento, composto de collant e saia para as bailarinas, aos alunos da Escola Municipal de Ballet são oferecidos, gratuitamente, o serviço profissional de qualidade e a infraestrutura necessária para a realização das aulas e ensaios. Atualmente, são atendidas crianças, adolescentes e jovens na faixa etária compreendida entre quatro anos e seis meses até 21 anos, nas categorias Baby Class (I e II), Básico (I e II), Intermediário (I e II) e Avançado. As aulas são realizadas duas vezes por semana e, dependendo da faixa etária, duram de 45 minutos a duas horas por dia. O segundo semestre começou desde o último dia 15. 

Além de conteúdos teóricos relacionados às artes em geral e ao ballet clássico propriamente dito, o corpo de alunas do Balé Municipal de Cabedelo estuda iniciação à dança, dança criativa, moderna e contemporânea. 

Apenas alunas que comprovem bom aproveitamento em suas escolas podem ter acesso à Escola de Ballet. A maior parte das aulas ocorre na Sala de Dança, no prédio da Secretaria Municipal de Cultura, anexa ao Teatro Santa Catarina.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Semana Da Mulher 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180