Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Após reunião com prefeito e autoridades paraibanas, Petrobrás mantém cabotagem no Porto de Cabedelo
29/7/2015 - Secretaria de Indústria, Comércio e Portos

Divulgação


O prefeito Leto Viana firmou compromisso com a Petrobrás para manter o contrato das operações de cabotagem realizadas pela estatal no Porto de Cabedelo, que seria encerrado daqui a  30 dias. A reunião aconteceu nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro (RJ), com o consultor da presidência da Petrobrás, Armando Prado Toledo. No encontro, ficou mantido o serviço até que seja elaborado um Protocolo de Intenção com todas as partes envolvidas, contendo investimentos na área portuária de Cabedelo. 

A comitiva formada por parlamentares municipais e estaduais, liderados pelo deputado federal Hugo Mota (PMDB), representantes das distribuidoras de combustíveis, Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro) e da Transpetro, conseguiu evitar a redução da atividade de distribuição de combustíveis na Paraíba a partir do Porto de Cabedelo, um dos maiores polos de abastecimentos de combustíveis na região. 

Atualmente, em Cabedelo, existem três terminais de combustíveis: Tecab, Raizen e BR/Petrobras. Esses terminais distribuem em média 3 mil/m³ por dia e totalizam 65 mil/m³ de capacidade de armazenagem. A Petrobrás havia anunciado a redução em 50% da cabotagem no Porto de Cabedelo e sua transferência para o Porto de Suape, em Recife (PE). 

"Essa reunião foi muito positiva porque ganhamos um prazo maior, ampliando as discussões desse contrato com a Petrobrás e garantindo que, enquanto isso, as operações sejam mantidas. De nossa parte, nos comprometemos a estudar e realizar os investimentos acostados ao setor portuário que são da competência da poder público municipal", avaliou Leto. 

O deputado federal Hugo Mota (PMDB) conduziu a reunião representando a comitiva paraibana. O parlamentare destacou a dependência do Estado com as operações feitas através do Porto de Cabedelo, bem como o prejuízo que o encerramento da cabotagem pela Petrobrás acarretaria à Paraíba. 

"A reunião foi lucrativa não só para o município de Cabedelo, mas para todo Estado. Com certeza nossa bancada está junta nessa luta. Vamos atuar para que se faça um plano de adequação visando a modernização do terminal, para que Cabedelo continue sendo um dos maiores polos de abastecimento do Nordeste”. 

O presidente do (Sindipetro-PB), Omar Hamad Filho, também esteve presente ao encontro. Para ele, a transferência da cabotagem de combustíveis do Porto de Cabedelo para a Suape seria bastante prejudicial ao consumidor paraibano, já que iria “encarecer o preço dos combustíveis, contribuindo para acentuar a crise econômica no Estado. Com essa medida, haveria, ainda, perda nos tributos municipais (ISS) e estaduais (ICMS) e queda estimada de até R$ 3 bilhões por ano na movimentação econômica do complexo portuário. Parabenizo a mobilização da equipe de Cabedelo, através do prefeito Leto, e de toda bancada da Paraíba, e esperamos que se façam os devidos investimentos e consigamos reverter essa situação". 

Uma próxima reunião, sem data marcada, deverá debater a elaboração do Protocolo de Intenção com investimentos no Porto de Cabedelo e a competência de cada entidade para a execução e modernização do terminal. 

Comitiva – Além do prefeito Leto Viana e das autoridades supracitadas, estiveram presentes ao encontro com a Petrobrás o procurador-geral do município, Antonio do Valle Filho; o secretário de Indústria, Comércio e Porto, Hugo Braga; vereadores municipais e o deputado estadual João Gonçalves (PSD). 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180