Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escola Maria Elizabeth Ferreira realiza Concurso de soletração entre alunos
3/8/2015 - Secretaria de Educação

Divulgação


A Escola Municipal Maria Elizabeth Ferreira da Silva realizou, na última sexta-feira (31), a 10º edição do concurso de Soletração, que visa selecionar alunos para o quadro Soletrando, do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo. Dezesseis alunos selecionados dentro das dinâmicas realizadas em sala de aula tiveram seus conhecimentos postos à prova. Ao final, foram classificados quatro estudantes. 

O concurso é um projeto do professor Mário Anastácio e tem como objetivo eleger os melhores alunos da escola para inscrevê-los na etapa estadual da seleção. Durante os dez anos do projeto, a cada etapa estadual, são inscritos oito alunos.

A seleção segue as mesmas regras do programa: a participação de alunos do 6° ao 8°ano e a mesma palavra para todos os participantes soletrarem.

“Competições como essa são importantes porque incentivam os alunos, e tornam o processo de aprendizagem ainda mais interessante. De forma lúdica e criativa, eles vão aprendendo algo que levarão para a vida toda”, destacou a secretária de Educação, Clecy Alves, presente ao evento.

Segundo o gestor da escola, Petrônio Beltrão, apesar das dificuldades encontradas, o trabalho do professor Mário tem incentivado os alunos e trazido bons frutos para a unidade de ensino.

“Nós temos uma escola municipal, em uma área de risco e, através do incentivo, temos conseguido colocar essas crianças e adolescentes em competições de nível nacional. Isso é motivo de muito orgulho para nós educadores. Esse projeto é como uma palavra que não volta vazia, serve de incentivo para muitos alunos”. 

Para o professor Mário, durante a trajetória do projeto, foram muitos desafios, mas tem sido prazeroso avançar.

“É muito ruim para um professor dar aulas de regras, mas se essas regras vierem de maneira lúdica, eles aprendem rapidamente. Nós trabalhamos a nova ortografia, acentuação gráfica, sinônimos, antônimos e eles abraçam de uma forma muito boa, porque é algo dinâmico, algo que eles vivenciam. É uma brincadeira. A gente brinca e termina aprendendo, É um sentimento de dever cumprido. Durante esses dez anos nós agregamos amigos, pessoas que nos ajudam das mais diversas maneiras com pulseiras, camisas, som, fotografia. Hoje é uma corrente tão grande que não dá pra retroceder, só avançar. Nós temos ex-alunos que participaram e estão aqui para apenas para prestigiar o evento”.

A etapa da Escola Maria Elizabeth Ferreira da Silva classificou os seguintes alunos para a etapa estadual: 1º lugar - Gabriel Lincoln, do 7º A; 2º lugar – Ana Vitória, do 7ºA; e empatados em 3º lugar – Eudes, do 6º A, e Lionel, do 7º A. 

Projeto Soletrando - O projeto começou em 2005, inspirado no quadro Soletrando do Caldeirão do Hulk. Na época, o professor Mário trabalhava na escola Mariselda Lirada Silva e aceitou a proposta quando recebeu o desafio. No primeiro ano, apenas nove alunos foram inscritos. No ano seguinte, já na escola Elizabeth Ferreira, a repercussão foi tão grande que passaram da marca de cem inscritos.

O auge do projeto foi em 2009, quando um aluno da escola, Brandon Lee, ganhou a seletiva estadual e representou, pela primeira vez, a cidade de Cabedelo no programa de rede nacional.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180