Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Após quase 15 anos sem intervenções, Hospital Municipal recebe reforma e ampliação
4/8/2015 - Secretaria de Saúde

Ismael Farias



O prefeito Leto Viana entregou, nesta terça-feira (4), a reforma e ampliação do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB) à população cabedelense. A solenidade contou com a presença do secretário de Saúde Jairo Gama, representantes da Câmara Municipal, profissionais em saúde, usuários e demais autoridades do município.

Com investimento próprio de R$ 750 mil, a Unidade passou por uma ampla mudança após quase 15 anos sem intervenções, buscando sua ampliação, modernização e a melhora dos serviços oferecidos aos usuários. A entrega da obra, após 12 meses de trabalhos ininterruptos, dará início à retomada plena dos serviços de maternidade, cirurgias e pediatria.

“É com grande alegria que divido a responsabilidade desta obra com muitos gestores e profissionais ligados ao Hospital. Procuro confirmar meu compromisso em zelar pelos recursos públicos priorizando a coletividade. Aproveito para anunciar que já iniciamos novas etapas que visarão beneficiar o entorno do Hospital, bem como a capacitação e valorização dos profissionais que aqui dedicam seu talento e responsabilidade”, destacou Leto Viana. 

O HMMPAB possui 491 funcionários, destes, 329 são do quadro efetivo da PMC. Por mês, a unidade realiza 60 cirurgias eletivas e cerca de 50 de urgência. Com a ampliação, a expectativa é que esse número dobre de imediato e, em 6 meses, aumente em 100%.

Mesmo mantendo boa parte dos serviços funcionando, a Secretaria de Saúde deu continuidade a outras obras estruturadoras, promovendo adaptações de espaços, reequipando a Unidade, além de climatizar toda a sua área interna. Além disso, foi recuperada toda coberta do prédio, com colocação de manta asfáltica, e as instalações elétricas foram redimensionadas e substituídas. Portas e janelas foram trocadas usando esquadrias de alumínio e vidro, e o piso também foi recuperado. O prédio recebeu, ainda, emassamento, pintura geral e jardinagem do vão interno, com a construção de uma gruta do Sagrado Coração de Maria.

“Todo nosso esforço, além da recuperação do prédio como um todo, foi preparar e instrumentalizar o Hospital para cumprir bem sua missão. Para tanto, dentro do que preconiza o Ministério da Saúde, hoje temos uma Unidade melhorada e ampliada, reequipada com modernos equipamentos, além de oferecer todo o conforto possível aos cabedelenses”, comentou o secretário Jairo Gama. 

Intervenções e especialidades - Entre julho do ano passado e janeiro deste ano, foram executadas obras constantes do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a PMC e o Ministério Público Estadual (MPE), por iniciativa do secretário Jairo Gama, ante a situação calamitosa em que se encontrava o Hospital por falta de manutenção ao longo dos anos.

A ampliação da unidade possibilitou uma área pediátrica exclusiva, que passa a contar com 11 leitos, sendo quatro de observação e um de suporte clínico; os leitos de observação foram ampliados de quatro para oito; uma brinquedoteca foi construída; foram adquiridas 40 novas camas para enfermarias; além de uma nova e moderna cama de parto; duas mesas de anestesia; duas camas de UTI para a Sala Vermelha; circuito interno de TV, dentre outros investimentos.

O Alfredo Barbosa é o único hospital na grande João Pessoa que possui cirurgião pediátrico de plantão. A Unidade atende nas seguintes especialidades: Urgência e Emergência; Cirurgias: Obstetrícia, Geral, Pediátrica, Vascular, Plástica reparadora, Oftalmológica, Urológica e Buco-maxi-facial; além de realizar Colonoscopias, Raio X e Ultrassonografias. 
De janeiro a junho deste ano, foram realizados 16.190 atendimentos na Clínica Médica, mais de 5.070 na pediatria e mais de 1.040 na obstetrícia. 
 
2ª etapa – De acordo com a diretoria do HMMPAB, tão logo seja concluída a transferência dos pacientes internos para as novas acomodações, será possível a entrega da 2ª etapa das reformas previstas para a Unidade, que contemplará o Bloco Cirúrgico e a Maternidade. 

USFs – A qualidade do atendimento em Saúde à população é uma das prioridades da atual gestão. Desde que assumiu, o prefeito Leto Viana já entregou três novas Unidades de Saúde da Família aos cabedelenses: as de Intermares, Camboinha e Poço. Outras três Unidades estão em reforma e devem ser entregues em breve: as de Camalaú, Renascer II e Portal do Poço.  


Secom Cabedelo












Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180