Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conferência discute políticas públicas de assistência social com a sociedade
10/8/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, nos últimos dias 6 e 7, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que debateu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reuniu cerca de 150 pessoas, entre gestores, profissionais, usuários do sistema de assistência do município e representantes de organizações e entidades da sociedade civil.

O encontro teve como foco verificar as conquistas e os avanços nos dez anos de vigência do SUAS, bem como discutir e apresentar propostas de melhorias no sistema para a próxima década. 

As discussões foram norteadas por cinco pontos: 1) A dimensão humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; 2) Participação social como fundamento do pacto federativo; 3) Primazia da responsabilidade do Estado por um SUAS público, universal, republicano e federativo; 3) Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; e 4) A assistência social como direito no pacto federativo.

“São três oportunidades, a partir das plenárias, em que se ouve as proposituras, os desejos e os sonhos de cada comunidade. É o momento de lapidação dos ideais, buscando a valorização do cidadão, através do respeito e da proteção dos seus direitos. A atual gestão tem nos orientado a construir, com toda a sociedade civil, essas discussões de melhoria para ofertar uma melhor qualidade de vida aos cabedelenses”, destacou o secretário da Ação Social, Euzo da Cunha Chaves.

As propostas apresentadas durante a X Conferência serão encaminhadas para o evento estadual, que acontece em setembro, mas sem data marcada ainda. Em Cabedelo, foram eleitos 10 delegados, sendo cinco governamentais e cinco da sociedade civil. Destes últimos, dois são representantes de entidades de assistência social, dois de trabalhadores do SUAS e um usuário.

“O objetivo principal da Conferência é podermos avaliar a implementação do SUAS no município, junto com todos os segmentos que estão na dentro da politica de assistência: usuários, entidades, trabalhadores e gestão pública. Por outro lado, o evento também aponta diretrizes e mobiliza a sociedade desde já para elaboração do Plano Decenal da Assistência Social. Saíram propostas muito boas para todas as esferas”, destaca a presidente do CMAS, Jacqueline Fernandes de Brito.

À frente de um grupo de adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a facilitadora Vanessa Roberta Torres Alves resumiu sua participação na X Conferência Municipal de Assistência Social. 

“Acima de tudo, estar aqui é um compromisso, porque através desse evento, pudemos propor politicas públicas para a nossa sociedade. A importância é de nós, como cidadãos, darmos nossa contribuição, nosso pensamento para o aprimoramento dessas politicas. Nós que trabalhamos, que estamos na ponta convivendo com os adolescentes é que sabemos qual a necessidade de cada um”, disse. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180