Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conferência discute políticas públicas de assistência social com a sociedade
10/8/2015 - Secretaria Municipal de Assistência Social

Michael Sampaio


A Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais) e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, nos últimos dias 6 e 7, a X Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, que debateu o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reuniu cerca de 150 pessoas, entre gestores, profissionais, usuários do sistema de assistência do município e representantes de organizações e entidades da sociedade civil.

O encontro teve como foco verificar as conquistas e os avanços nos dez anos de vigência do SUAS, bem como discutir e apresentar propostas de melhorias no sistema para a próxima década. 

As discussões foram norteadas por cinco pontos: 1) A dimensão humana e justiça social: princípios fundamentais para a consolidação do SUAS no pacto federativo; 2) Participação social como fundamento do pacto federativo; 3) Primazia da responsabilidade do Estado por um SUAS público, universal, republicano e federativo; 3) Qualificação do trabalho no SUAS na consolidação do pacto federativo; e 4) A assistência social como direito no pacto federativo.

“São três oportunidades, a partir das plenárias, em que se ouve as proposituras, os desejos e os sonhos de cada comunidade. É o momento de lapidação dos ideais, buscando a valorização do cidadão, através do respeito e da proteção dos seus direitos. A atual gestão tem nos orientado a construir, com toda a sociedade civil, essas discussões de melhoria para ofertar uma melhor qualidade de vida aos cabedelenses”, destacou o secretário da Ação Social, Euzo da Cunha Chaves.

As propostas apresentadas durante a X Conferência serão encaminhadas para o evento estadual, que acontece em setembro, mas sem data marcada ainda. Em Cabedelo, foram eleitos 10 delegados, sendo cinco governamentais e cinco da sociedade civil. Destes últimos, dois são representantes de entidades de assistência social, dois de trabalhadores do SUAS e um usuário.

“O objetivo principal da Conferência é podermos avaliar a implementação do SUAS no município, junto com todos os segmentos que estão na dentro da politica de assistência: usuários, entidades, trabalhadores e gestão pública. Por outro lado, o evento também aponta diretrizes e mobiliza a sociedade desde já para elaboração do Plano Decenal da Assistência Social. Saíram propostas muito boas para todas as esferas”, destaca a presidente do CMAS, Jacqueline Fernandes de Brito.

À frente de um grupo de adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a facilitadora Vanessa Roberta Torres Alves resumiu sua participação na X Conferência Municipal de Assistência Social. 

“Acima de tudo, estar aqui é um compromisso, porque através desse evento, pudemos propor politicas públicas para a nossa sociedade. A importância é de nós, como cidadãos, darmos nossa contribuição, nosso pensamento para o aprimoramento dessas politicas. Nós que trabalhamos, que estamos na ponta convivendo com os adolescentes é que sabemos qual a necessidade de cada um”, disse. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180