Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ballet Municipal é premiado em competição regional
11/8/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


Dezoito alunas da escola de Ballet de Cabedelo foram premiadas no 5° Festival de Arte e Criatividade (FAC), realizado em Campina Grande entre os dias 6 e 9 de agosto. Nas apresentações solo, competiram duas alunas: Rafaela Soares, que ficou com o 2° lugar na modalidade Dança Contemporânea, e Josilene Nascimento, premiada em 3°lugar na mesma categoria. Já na apresentação em grupo, as meninas do intermediário II do Ballet Municipal ficaram com o 3° lugar na categoria Juvenil Contemporâneo. 

Esta é a segunda vez que Cabedelo é representada no FAC. A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Cultura, sempre tem incentivado e financiado a Escola em festivais e mostras de dança. 

“É muito gratificante ver que nossas alunas participaram desse festival e trouxeram premiações para o município. Nós patrocinamos porque acreditamos no trabalho delas. O município foi muito bem representado e trouxe para nós o reconhecimento que já esperávamos. E, mesmo que não trouxessem, já estávamos felizes só pela dedicação e pelos ensaios que elas tiveram aqui diariamente. Elas se dedicaram bastante para levar esse trabalho à Campina Grande e trazer para o município essa vitória. Uma vitória que é muito maior do que prêmios: é a vitória do nosso trabalho mostrado além das fronteiras de Cabedelo”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

Ao lado da professora Valesca Rique, Saniele Cipriano dá aulas para o grupo duas vezes por semana. Segundo ela, quando as alunas estão inscritas em alguma competição, os treinos são intensificados diariamente. Saniele ressalta que o apoio da Prefeitura viabilizou a participação do grupo no evento, e o sucesso do Ballet também é, em parte, dedicado ao incentivo que recebe da gestão atual. 

“A Prefeitura é a nossa parceira fundamental. Ela arcou com todas as despesas das meninas, desde a inscrição, transporte de ida e volta e figurinos. As meninas foram sem custo nenhum”. 

Entre as alunas que participaram, o sentimento é de reconhecimento, pois dentre a comissão de julgamento estava Toshie Kobayashi, um dos maiores nomes da dança clássica brasileira.

“É uma experiência única a gente sair da nossa cidade para mostrar o nosso trabalho, a nossa arte, mostrar o que a gente faz de melhor para outros professores, outros bailarinos também”, declarou Sabrina Helen, 13 anos, integrante do grupo.
Para Sabrina Sobrinho, de 15 anos, a sensação de dançar em uma competição é desafiadora e, nesse caso, bastante recompensadora também. 

“Lá foi muito bom porque foi novidade. Foi muito tempo de ensaio para que fizéssemos tudo perfeito, porque é diferente quando a gente dança para uma competição. Queríamos trazer alguma coisa e conseguimos o terceiro lugar, o grupo todo”. 

Oportunidade – Após a apresentação da aluna Rafaela Soares, que ficou em 2º lugar na categoria Contemporâneo Juvenil, a comissão julgadora convidou-a para participar de uma seletiva do Youyh America Grand Prix (YAGP), que oferece bolsa de estudos no exterior.

“Rafaela se apresentou no solo e embora não tenha sido selecionada para o YAGP, só o fato de ter sido visto o potencial da nossa aluna, nós deixou muito orgulhosos e felizes”, disse Saniele.

Sobre o FAC - O Festival de Arte e Criatividade surgiu com o intuito de integrar vários estilos de dança de Campina Grande, proporcionando o intercâmbio e capacitação de bailarinos, professores, coreógrafos, diretores de escolas de dança e demais interessados na arte. Em 2012 a equipe resolveu dar uma abordagem competitiva ao Festival, abrindo inscrições para outras cidades e estados do Nordeste. O FAC conta com uma rica programação, que agrega Workshops de Dança com profissionais renomados, Mostra Competitiva de Dança com premiação em medalhas e troféus de 1º, 2º e 3º lugar, premiações especiais, além de bolsas para diversos cursos de férias e de formação em Escolas/Studios de Dança de todo o Brasil, além de Debates sobre a Mostra de Dança. 

Festival Municipal – Após essa competição, a Escola de Ballet agora se volta para a preparação do Festival Municipal, programado para acontecer em dezembro, no encerramento das atividades do ano. 

As alunas já estão preparando suas coreografias para a audição interna que, será realizada no próximo dia 29 visando a escolha do papel principal. Na ocasião,  são convidados professores de outros locais para fazer o julgamento de maneira mais imparcial. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180