Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Ballet Municipal é premiado em competição regional
11/8/2015 - Secretaria de Cultura

Michael Sampaio


Dezoito alunas da escola de Ballet de Cabedelo foram premiadas no 5° Festival de Arte e Criatividade (FAC), realizado em Campina Grande entre os dias 6 e 9 de agosto. Nas apresentações solo, competiram duas alunas: Rafaela Soares, que ficou com o 2° lugar na modalidade Dança Contemporânea, e Josilene Nascimento, premiada em 3°lugar na mesma categoria. Já na apresentação em grupo, as meninas do intermediário II do Ballet Municipal ficaram com o 3° lugar na categoria Juvenil Contemporâneo. 

Esta é a segunda vez que Cabedelo é representada no FAC. A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Cultura, sempre tem incentivado e financiado a Escola em festivais e mostras de dança. 

“É muito gratificante ver que nossas alunas participaram desse festival e trouxeram premiações para o município. Nós patrocinamos porque acreditamos no trabalho delas. O município foi muito bem representado e trouxe para nós o reconhecimento que já esperávamos. E, mesmo que não trouxessem, já estávamos felizes só pela dedicação e pelos ensaios que elas tiveram aqui diariamente. Elas se dedicaram bastante para levar esse trabalho à Campina Grande e trazer para o município essa vitória. Uma vitória que é muito maior do que prêmios: é a vitória do nosso trabalho mostrado além das fronteiras de Cabedelo”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

Ao lado da professora Valesca Rique, Saniele Cipriano dá aulas para o grupo duas vezes por semana. Segundo ela, quando as alunas estão inscritas em alguma competição, os treinos são intensificados diariamente. Saniele ressalta que o apoio da Prefeitura viabilizou a participação do grupo no evento, e o sucesso do Ballet também é, em parte, dedicado ao incentivo que recebe da gestão atual. 

“A Prefeitura é a nossa parceira fundamental. Ela arcou com todas as despesas das meninas, desde a inscrição, transporte de ida e volta e figurinos. As meninas foram sem custo nenhum”. 

Entre as alunas que participaram, o sentimento é de reconhecimento, pois dentre a comissão de julgamento estava Toshie Kobayashi, um dos maiores nomes da dança clássica brasileira.

“É uma experiência única a gente sair da nossa cidade para mostrar o nosso trabalho, a nossa arte, mostrar o que a gente faz de melhor para outros professores, outros bailarinos também”, declarou Sabrina Helen, 13 anos, integrante do grupo.
Para Sabrina Sobrinho, de 15 anos, a sensação de dançar em uma competição é desafiadora e, nesse caso, bastante recompensadora também. 

“Lá foi muito bom porque foi novidade. Foi muito tempo de ensaio para que fizéssemos tudo perfeito, porque é diferente quando a gente dança para uma competição. Queríamos trazer alguma coisa e conseguimos o terceiro lugar, o grupo todo”. 

Oportunidade – Após a apresentação da aluna Rafaela Soares, que ficou em 2º lugar na categoria Contemporâneo Juvenil, a comissão julgadora convidou-a para participar de uma seletiva do Youyh America Grand Prix (YAGP), que oferece bolsa de estudos no exterior.

“Rafaela se apresentou no solo e embora não tenha sido selecionada para o YAGP, só o fato de ter sido visto o potencial da nossa aluna, nós deixou muito orgulhosos e felizes”, disse Saniele.

Sobre o FAC - O Festival de Arte e Criatividade surgiu com o intuito de integrar vários estilos de dança de Campina Grande, proporcionando o intercâmbio e capacitação de bailarinos, professores, coreógrafos, diretores de escolas de dança e demais interessados na arte. Em 2012 a equipe resolveu dar uma abordagem competitiva ao Festival, abrindo inscrições para outras cidades e estados do Nordeste. O FAC conta com uma rica programação, que agrega Workshops de Dança com profissionais renomados, Mostra Competitiva de Dança com premiação em medalhas e troféus de 1º, 2º e 3º lugar, premiações especiais, além de bolsas para diversos cursos de férias e de formação em Escolas/Studios de Dança de todo o Brasil, além de Debates sobre a Mostra de Dança. 

Festival Municipal – Após essa competição, a Escola de Ballet agora se volta para a preparação do Festival Municipal, programado para acontecer em dezembro, no encerramento das atividades do ano. 

As alunas já estão preparando suas coreografias para a audição interna que, será realizada no próximo dia 29 visando a escolha do papel principal. Na ocasião,  são convidados professores de outros locais para fazer o julgamento de maneira mais imparcial. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180