Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Cras abre inscrições para cursos de corte e costura e pintura em tecido
12/8/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Foto de Internet



O Centro de Referencia em Assistência Social (Cras) de Cabedelo está com inscrições abertas, até sexta-feira (14), para os cursos de corte e costura – cama e mesa – e pintura em tecido.  As inscrições, iniciadas na última segunda feira (13), têm por finalidade preencher o número de vagas disponíveis para as turmas da manhã, bem como a elaboração de lista de espera para prevenir a ocorrência de possíveis desistências e, também, para cursos a serem oferecidos futuramente.

Cada curso oferece, ao todo, 30 vagas, sendo 15 para turno da manhã e 15 pela tarde, voltadas prioritariamente para pessoas residentes em Cabedelo, na faixa etária entre 15 e 59 anos. Os cursos têm duração de três meses, com aulas duas vezes por semana, totalizando uma carga horária de 48 horas, e dão direito a certificado no final. As aulas terão como instrutoras Valdete Targino, em corte e costura, e Ilce Magali Shimidt Cecilio, em pintura em tecido.

O primeiro período de inscrições aconteceu na semana passada, entre os dias 3 e 7, e foram preenchidas as vagas destinadas ao turno da tarde. As aulas nesse período foram iniciadas nesta segunda-feira (10). Já o curso de corte e costura tem previsão de inicio para a próxima terça (18). 

“Essa etapa representa a continuação dos cursos, pois já foi realizado o curso de corte e costura (banho) no segundo semestre do ano passado. Ficamos um tempo sem realizar cursos, pois estávamos adquirindo máquinas novas, uma vez que as disponíveis estavam ultrapassadas. Então, levamos seis meses nesses trâmites. Agora que as máquinas chegaram e os materiais estão aí, estamos retomando o processo já com uma infraestrutura melhor. Nosso pensamento é incluir jovens e mulheres em atividades que podem ser desenvolvidas individualmente após o curso, através da aquisição de máquina e realização do trabalho em sua própria casa” explicou a coordenadora do Cras, Mônica Ervolino.  

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao Cras munidos dos seguintes documentos: Identidade, CPF, Cartão do Bolsa Família e comprovante de residência. As inscrições são realizadas na própria sede do Cras, na rua Honório Patrício dos Santos, 139, no Recanto do Poço.

Capacitação – A capacitação de mão de obra é um dos serviços oferecidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras), programa federal voltado para a proteção social no âmbito municipal. A ideia central do programa é trabalhar, integralmente, na promoção e na proteção das famílias em situação de vulnerabilidade, e também visar às potencialidades de cada núcleo familiar, oferecendo oportunidades para mudanças na realidade das famílias.

“Entendemos que só atender o problema não resolve a situação. Tem que tem que se dar oportunidade para que as pessoas mudem a sua realidade, e os cursos profissionalizantes atuam com esse intuito: promover a qualificação da mão de obra. Futuramente temos planos de formação, inclusive, de formação de grupos cooperativos, projeto que estamos articulando junto à Secretaria de Ação Social na perspectiva da economia solidária. O intuito é primeiro qualificar essa mão de obra para depois formar grupos de produção. Os cursos são só o inicio de outro processo bem mais amplo”, explicou Mônica Ervolino.

Outros serviços – Localmente, o Cras, em sua sede fixa, abriga serviços como o Bolsa Família, que tem cerca de sete mil famílias cadastradas; o Programa de Atendimento Integral a Família (PAIF); o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), serviço complementar ao PAIF para atender crianças, mulheres e idosos. O programa atua através de orientações e atendimento com uma equipe interdisciplinar de assistente social, psicólogo, educador e profissional em educação física.

Os atendimentos são feitos tanto das procuras espontâneas como dos encaminhamentos da rede do município, a partir das demandas da saúde, da educação e Conselho Tutelar, por exemplo. Além dos encaminhamentos, o Cras realiza buscas ativas no sentido de identificar casos de vulnerabilidade social e foca, também, a participação em eventos como uma estratégia de informar a população sobre a disponibilidade do serviço no município.

Secom Cabedelo
 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180