Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Enfermeiros do município participam de capacitação para testes rápidos de DST’s
12/8/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O setor de Vigilância Epidemiológica de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, realizou nesta terça-feira (11) uma capacitação com os enfermeiros do município para testagem rápida de Hepatite, Sífilis e HIV. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e reuniu cerca de 40 enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB). 

Uma equipe do Departamento Estadual de DST/ Aids ministrou uma aula teórica sobre clínica, diagnóstico e a importância do teste rápido e, em seguida, uma aula prática entre os enfermeiros, visando a familiarização com os testes para desenvolverem juntos à população nas Unidades de Saúde.

O teste rápido para DST/Aids foi implantado em Cabedelo em 2012 e sua aplicação tem se intensificado este ano. Carla Almeida, coordenadora de DST’s da Sescab, destaca a importância dessa ação para a saúde da população de Cabedelo.

“Cabedelo foi um dos primeiros municípios da Paraíba a implantar o teste rápido para as DST’s e tem sido muito importante, pois a partir dele nós podemos dar um diagnóstico precoce à população e iniciar o tratamento, evitando, por exemplo, a sífilis congênita e outras complicações para o paciente.”

A capacitação busca qualificar os profissionais para prestar um serviço de qualidade à população, principal beneficiada com o serviço, mas os enfermeiros também se sentem mais seguros para a realização do trabalho.

“É de extrema importância para nós, profissionais, a participação em eventos como esse, porque nos dá um suporte, uma base para acolhermos a comunidade, as pessoas que buscam esse serviço. Estando capacitados, nós temos firmeza para realizar os testes e dar um diagnóstico, seja ele positivo ou negativo para HIV, Sífilis ou Hepatite, e também temos a segurança para tratar esse paciente ou encaminhá-lo, caso seja necessário”, destacou a enfermeira Alana Oliveira.

Os testes rápidos são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, com resultados em apenas 15 minutos. Os interessados em realizá-lo podem procurar uma das USFs, o anexo do HMPAB ou o Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Policlínica da cidade, das 8h as 12h e das 14h as 16h.

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância Epidemiológica (83) 3250-3141 e do Anexo do HMPAB (83) 3250-3279.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180