Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Enfermeiros do município participam de capacitação para testes rápidos de DST’s
12/8/2015 - Secretaria de Saúde

Michael Sampaio


O setor de Vigilância Epidemiológica de Cabedelo, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, realizou nesta terça-feira (11) uma capacitação com os enfermeiros do município para testagem rápida de Hepatite, Sífilis e HIV. O evento foi realizado no auditório da Secretaria de Educação e reuniu cerca de 40 enfermeiros das Unidades de Saúde da Família (USF) e do Hospital e Maternidade Padre Alfredo Barbosa (HMPAB). 

Uma equipe do Departamento Estadual de DST/ Aids ministrou uma aula teórica sobre clínica, diagnóstico e a importância do teste rápido e, em seguida, uma aula prática entre os enfermeiros, visando a familiarização com os testes para desenvolverem juntos à população nas Unidades de Saúde.

O teste rápido para DST/Aids foi implantado em Cabedelo em 2012 e sua aplicação tem se intensificado este ano. Carla Almeida, coordenadora de DST’s da Sescab, destaca a importância dessa ação para a saúde da população de Cabedelo.

“Cabedelo foi um dos primeiros municípios da Paraíba a implantar o teste rápido para as DST’s e tem sido muito importante, pois a partir dele nós podemos dar um diagnóstico precoce à população e iniciar o tratamento, evitando, por exemplo, a sífilis congênita e outras complicações para o paciente.”

A capacitação busca qualificar os profissionais para prestar um serviço de qualidade à população, principal beneficiada com o serviço, mas os enfermeiros também se sentem mais seguros para a realização do trabalho.

“É de extrema importância para nós, profissionais, a participação em eventos como esse, porque nos dá um suporte, uma base para acolhermos a comunidade, as pessoas que buscam esse serviço. Estando capacitados, nós temos firmeza para realizar os testes e dar um diagnóstico, seja ele positivo ou negativo para HIV, Sífilis ou Hepatite, e também temos a segurança para tratar esse paciente ou encaminhá-lo, caso seja necessário”, destacou a enfermeira Alana Oliveira.

Os testes rápidos são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais capacitados, com resultados em apenas 15 minutos. Os interessados em realizá-lo podem procurar uma das USFs, o anexo do HMPAB ou o Serviço de Atenção Especializada (SAE), localizado na Policlínica da cidade, das 8h as 12h e das 14h as 16h.

Para mais informações, a Sescab disponibiliza os telefones da Vigilância Epidemiológica (83) 3250-3141 e do Anexo do HMPAB (83) 3250-3279.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180