Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Conferência debate direitos e políticas públicas para as mulheres cabedelenses
14/8/2015 - Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Vimerson Dantas


Sob o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres”, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM) promoveram, nesta quinta-feira (13), a I Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. 

O evento, realizado no Cabedelo Clube, reuniu cerca de cem pessoas, entre representantes do setor governamental, sociedade civil organizada e convidados, e debateu a construção de políticas públicas voltadas para as mulheres, além de avaliar as ações já desenvolvidas no município.

Os debates giraram em torno dos quatro eixos já pré-definidos no texto base do regimento: Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades em sua diversidade e especificidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres. 

Para a primeira-dama e vereadora do município, Jacqueline Monteiro, que compareceu ao evento ao lado do prefeito Leto Viana, a realização da Conferência foi um momento histórico para as cabedelenses.

“Cabedelo se destaca no trabalho voltado para as mulheres. Menos de 25% dos municípios estão promovendo essa Conferência. Estamos entre as 12 prefeituras que já implantaram a SEPM e é muito importante que possamos buscar meios para fortalecer as políticas públicas para as mulheres não só aqui em Cabedelo, mas em todo o Estado”. 

Dentre os avanços destacados em Cabedelo, estão a aquisição de um mamógrafo digital e a criação da SEPM. Já com relação às propostas debatidas durante a Conferência, a maioria delas foi voltada à educação e ao enfrentamento da violência.

“Uma das propostas que me chamou a atenção foi a de levar para as escolas, como atividade extracurricular, a disciplina de ciências políticas e igualdade de gênero, para que as crianças se familiarizem desde cedo que as mulheres podem ter uma participação mais ativa na política. Outra, foi a necessidade de divulgar a lei Maria da Penha nas escolas, casas e comunidade, pois ela é uma ferramenta de extrema importância”, ressaltou a secretária da Mulher, Mônica Pimentel. 

Durante a Conferência, os participantes assistiram a uma palestra da  professora e pesquisadora da Universidade Federal da Paraíba, Glória Rabay, que destacou o momento de reflexão visando a ampliação dos espaços para que as mulheres conquistem mais qualidade de vida e direitos ainda não alcançados.

“As mulheres conquistaram um grande espaço na sociedade brasileira, embora ainda falte muito, especialmente nas instâncias de poder. Podemos tomar como exemplos o Congresso Nacional, onde menos de 10% dos deputados são mulheres, e as Câmaras de Vereadores, em que se vê uma relação desigual. Existem muitos municípios paraibanos que não têm nenhuma mulher vereadora, quando na base da sociedade as mulheres representam em média 51% da população. Então, é preciso ampliar esse espaço de participação porque nós temos o que propor e podemos contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”. 

As propostas apresentadas e aprovadas durante a Conferência serão levadas ao evento estadual, previsto para acontecer no final de novembro. Para representar Cabedelo nessa próxima etapa, foram eleitos 13 delegados, sendo 8 integrantes da sociedade civil e 5 do setor governamental.

“Nós tivemos um evento muito bom, as discussões foram produtivas, tivemos a participação do Conselho, da Secretaria Estadual da Mulher e de mais de cem mulheres que, dentro dos quatro eixos, elaboraram propostas muito boas. Agora, só nos resta agradecer e organizar os trabalhos para que essa Conferência resulte na elaboração de um Plano Municipal de Políticas para as Mulheres”, finalizou a presidente do CMDM e secretária adjunta da SEPM, Geuza Ribeiro. 

Secom Cabedelo


 



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180