Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Membros da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente participam de capacitação
19/8/2015 - Secretaria de Ação e Inclusão Social

Antonio Suelinton



A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente reuniu, nesta terça-feira (18), no Auditório da Secretaria de Ação e Inclusão Social (Semais), membros de entidades componentes do projeto para uma capacitação sobre o fluxo de atendimento. O curso, ministrado pela coordenadora de projetos sociais da Casa Pequeno Davi, Valéria Simões, abordou temas sobre a importância da Rede, o sistema de garantias de direitos, qual o papel de cada um dentro desse sistema e, também, o fluxo de atendimento a crianças e adolescentes vitimas de violência.

O encontro foi voltado para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da rede socioassistencial do município. Participaram representantes do Conselho Tutelar, do Núcleo de Apoio ao Adolescente (Nuca), do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), da Vara da Infância e da Adolescência, além das Secretarias de Educação e de Saúde.

“A capacitação surgiu a partir de uma necessidade detectada nas nossas reuniões de Rede que são realizadas uma vez por mês, em que a equipe percebeu a necessidade de falar sobre o fluxo de atendimento e sobre o trabalho em rede, para que todos possamos trabalhar alinhados, ou seja, que todo mundo consiga se integrar e fazer um trabalho de acordo com as normas. É importante que a gente tenha o conhecimento, que todo mundo trabalhe na mesma linguagem, já que a gente tem dificuldade, muitas vezes, de ter uma contra referência de para onde estão caminhando os usuários que a gente atende”, explicou a coordenadora de proteções sociais da Semais, Viviane Menezes. 

Para Valeria Simões, a capacitação é um momento de reunião e discussão que tem por objetivo fortalecer a Rede e o combate sistemático à exploração de crianças e adolescentes no município.

“Ela agrega conhecimento, estimula a troca de experiência. A gente sabe que a Rede tem muito a oferecer, e cada um nos seus espaços têm as suas experiências. Nesse momento da capacitação, elas passam a ser partilhadas por os todos os atores que estão conversando e vendo quais são os desafios que precisam ser enfrentados, bem como os avanços que precisam ser potencializados”.

Faça um gol contra – A capacitação faz parte do projeto “Faça um gol contra a exploração sexual de criança e adolescente”, desenvolvido pela Casa Pequeno Davi, Organização Não-Governamental (ONG) sediada em João Pessoa. O projeto, que tem por objetivo dar enfrentamento à violência que é cometida contra crianças e adolescentes na região metropolitana da capita, abrange ações em oito municípios. Além de João Pessoa e Cabedelo, a ONG atende as cidades de Santa Rita, Bayeux, Conde, Pitimbu, Alhandra e Lucena.

“O motivo da inclusão desses municípios que compõem a área metropolitana no projeto é eles terem um fluxo de turistas considerável. Além disso, ainda tem o desenvolvimento econômico, com a introdução das fábricas, por exemplo, que ao mesmo tempo em que trazem o desenvolvimento, também trazem preocupações na área social, e é nessa perspectiva que a gente está atuando”, explicou Valéria Simões.

Rede - O Projeto Rede, idealizado, inicialmente, pelo Poder Judiciário e Ministério Público Federal, através da Vara da Infância e Adolescência, e que se soma às várias ações e programas assistenciais existentes em Cabedelo, a exemplo do Cras, Creas, Peti, Projovem e Proerd, pretende levar à sociedade ações coordenadas que façam a diferença, combatendo e reduzindo os casos de abuso e exploração sexual de crianças. 

Secom Cabedelo


 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Programa Peixe na sua Mesa
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180