Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Rede Cegonha é ampliado após reforma do Hospital Municipal
19/8/2015 - Secretaria de Saúde

Divulgação


Assegurar às mulheres cabedelenses o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o puerpério, bem como o direito às crianças de terem um nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Com essa visão, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) redimensiona as ações preconizadas no projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, a partir da reestruturação e modernização do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB).

No HMMPAB, o projeto entra em uma nova fase, após a modernização do Hospital. Além de ter reformado completamente as instalações da maternidade e pediatria, a Unidade recebeu novo mobiliário, nova e moderna cama de parto e uma ampliada e exclusiva ala pediátrica. 

O projeto pretende atender 100% das gestantes cabedelenses. Desde o pré-natal, orientado para iniciar prioritariamente nas Unidades de Saúde da Família (USF), elas contarão com acompanhamento até a maternidade, onde conhecerão as equipes de atendimento, instalações, entre outras orientações. A Rede ainda garante a segurança e a assistência ao bebê após o nascimento. 

Para viabilizar e garantir um atendimento de qualidade, a rede de Atenção Básica em Saúde tem buscado, desde 2014, adaptar todas as USFs e demais setores a novos e modernos conceitos de abordagem aos usuários de saúde, principalmente no que diz respeito à humanização do atendimento.

“A Rede Cegonha precisava mostrar uma nova cara às mulheres cabedelenses. Afinal, como prometer conforto e segurança à parturiente em instalações praticamente insalubres e desaparelhadas, como aqui existiam? Com a reforma, temos uma maternidade praticamente nova, reequipada e confortável. Com isso, as futuras mamães vão se sentir mais seguras e acolhidas pelos nossos serviços”, comenta a diretora do Hospital, Jussara Pascoal. 

Sobre a Rede - A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) que vem sendo implementado gradativamente no país desde 2011. O projeto pretende estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil, iniciando sua implantação de forma a respeitar o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

São quatro os componentes da Rede Cegonha: Pré-natal; Parto e nascimento; Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

HMMPAB - Com investimento próprio de R$ 750 mil, o HMMPAB passou por uma ampla mudança após quase 15 anos sem intervenções, buscando sua ampliação, modernização e a melhora dos serviços oferecidos aos usuários. 

Mesmo mantendo boa parte dos serviços funcionando, a Secretaria de Saúde (Sescab) deu continuidade a outras obras estruturadoras, promovendo adaptações de espaços, reequipando o Hospital, além de climatizar toda a sua área interna. Além disso, foi recuperada toda coberta do prédio, com colocação de manta asfáltica, e as instalações elétricas foram redimensionadas e substituídas. Portas e janelas foram trocadas usando esquadrias de alumínio e vidro, e o piso também foi recuperado. O prédio recebeu, ainda, emassamento, pintura geral e jardinagem do vão interno, com a construção de uma gruta do Sagrado Coração de Maria.

A ampliação do HMMPAB possibilitou uma área pediátrica exclusiva, que passa a contar com 11 leitos, sendo quatro de observação e um de suporte clínico; os leitos de observação foram ampliados de quatro para oito; uma brinquedoteca foi construída; foram adquiridas 40 novas camas para enfermarias; além de uma nova e moderna cama de parto; duas mesas de anestesia; duas camas de UTI para a Sala Vermelha; circuito interno de TV, dentre outros investimentos.

Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Reforma e Ampliação da Escola Miranda Burity
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180