Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Projeto Rede Cegonha é ampliado após reforma do Hospital Municipal
19/8/2015 - Secretaria de Saúde

Divulgação


Assegurar às mulheres cabedelenses o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada durante a gravidez, o parto e o puerpério, bem como o direito às crianças de terem um nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Com essa visão, a Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) redimensiona as ações preconizadas no projeto Rede Cegonha, do Governo Federal, a partir da reestruturação e modernização do Hospital e Maternidade Municipal Padre Alfredo Barbosa (HMMPAB).

No HMMPAB, o projeto entra em uma nova fase, após a modernização do Hospital. Além de ter reformado completamente as instalações da maternidade e pediatria, a Unidade recebeu novo mobiliário, nova e moderna cama de parto e uma ampliada e exclusiva ala pediátrica. 

O projeto pretende atender 100% das gestantes cabedelenses. Desde o pré-natal, orientado para iniciar prioritariamente nas Unidades de Saúde da Família (USF), elas contarão com acompanhamento até a maternidade, onde conhecerão as equipes de atendimento, instalações, entre outras orientações. A Rede ainda garante a segurança e a assistência ao bebê após o nascimento. 

Para viabilizar e garantir um atendimento de qualidade, a rede de Atenção Básica em Saúde tem buscado, desde 2014, adaptar todas as USFs e demais setores a novos e modernos conceitos de abordagem aos usuários de saúde, principalmente no que diz respeito à humanização do atendimento.

“A Rede Cegonha precisava mostrar uma nova cara às mulheres cabedelenses. Afinal, como prometer conforto e segurança à parturiente em instalações praticamente insalubres e desaparelhadas, como aqui existiam? Com a reforma, temos uma maternidade praticamente nova, reequipada e confortável. Com isso, as futuras mamães vão se sentir mais seguras e acolhidas pelos nossos serviços”, comenta a diretora do Hospital, Jussara Pascoal. 

Sobre a Rede - A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde (MS) que vem sendo implementado gradativamente no país desde 2011. O projeto pretende estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil, iniciando sua implantação de forma a respeitar o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

São quatro os componentes da Rede Cegonha: Pré-natal; Parto e nascimento; Puerpério e atenção integral à saúde da criança; e Sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

HMMPAB - Com investimento próprio de R$ 750 mil, o HMMPAB passou por uma ampla mudança após quase 15 anos sem intervenções, buscando sua ampliação, modernização e a melhora dos serviços oferecidos aos usuários. 

Mesmo mantendo boa parte dos serviços funcionando, a Secretaria de Saúde (Sescab) deu continuidade a outras obras estruturadoras, promovendo adaptações de espaços, reequipando o Hospital, além de climatizar toda a sua área interna. Além disso, foi recuperada toda coberta do prédio, com colocação de manta asfáltica, e as instalações elétricas foram redimensionadas e substituídas. Portas e janelas foram trocadas usando esquadrias de alumínio e vidro, e o piso também foi recuperado. O prédio recebeu, ainda, emassamento, pintura geral e jardinagem do vão interno, com a construção de uma gruta do Sagrado Coração de Maria.

A ampliação do HMMPAB possibilitou uma área pediátrica exclusiva, que passa a contar com 11 leitos, sendo quatro de observação e um de suporte clínico; os leitos de observação foram ampliados de quatro para oito; uma brinquedoteca foi construída; foram adquiridas 40 novas camas para enfermarias; além de uma nova e moderna cama de parto; duas mesas de anestesia; duas camas de UTI para a Sala Vermelha; circuito interno de TV, dentre outros investimentos.

Secom - Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180