Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Quase 40% das crianças são vacinadas contra a Pólio em Cabedelo e Campanha segue até o dia 31
19/8/2015 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Coordenação de Imunização, deu inicio no último sábado (15) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. De acordo com o sistema de notificação do Ministério da Saúde, 1.710 crianças já foram vacinadas em Cabedelo, o que representa 39,89% do público alvo. A Campanha segue até o dia 31, em todas as Unidades de Saúde do município. 

A iniciativa tem o objetivo de imunizar crianças de 0 a 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias) contra poliomielite e atualizar o cartão de vacina, com a aplicação de todas as vacinas do calendário básico. Para Cabedelo, o Ministério da Saúde disponibilizou 4.500 doses da vacina e são esperadas 4.288 crianças. A meta mínima é alcançar 95% deste público. 

“A população está participando ativamente da Campanha, o que é muito importante. Convocamos todos os pais e responsáveis para que levem suas crianças a qualquer Unidade de Saúde daqui de Cabedelo e as vacinem contra a Pólio. No ano passado, conseguimos atingir a meta e, mais uma vez, esperamos que a população entenda que vacina é um método de prevenção, é um meio de proteger as crianças contra as doenças”, destaca Missânia Moreira, da coordenação de Imunização.

Pólio e imunização – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

O último caso de poliomielite, no Brasil, foi registrado há 25 anos. No entanto, a não ocorrência da doença no território não implica na possibilidade de reintrodução do vírus, a partir do fluxo de viajantes de regiões onde em que ele ainda não foi eliminado. Desta forma, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus e a ocorrência de novos casos.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180