Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Quase 40% das crianças são vacinadas contra a Pólio em Cabedelo e Campanha segue até o dia 31
19/8/2015 - Secretaria de Saúde

Thiago Pantera


A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab), através da Coordenação de Imunização, deu inicio no último sábado (15) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. De acordo com o sistema de notificação do Ministério da Saúde, 1.710 crianças já foram vacinadas em Cabedelo, o que representa 39,89% do público alvo. A Campanha segue até o dia 31, em todas as Unidades de Saúde do município. 

A iniciativa tem o objetivo de imunizar crianças de 0 a 5 anos (4 anos e 11 meses 29 dias) contra poliomielite e atualizar o cartão de vacina, com a aplicação de todas as vacinas do calendário básico. Para Cabedelo, o Ministério da Saúde disponibilizou 4.500 doses da vacina e são esperadas 4.288 crianças. A meta mínima é alcançar 95% deste público. 

“A população está participando ativamente da Campanha, o que é muito importante. Convocamos todos os pais e responsáveis para que levem suas crianças a qualquer Unidade de Saúde daqui de Cabedelo e as vacinem contra a Pólio. No ano passado, conseguimos atingir a meta e, mais uma vez, esperamos que a população entenda que vacina é um método de prevenção, é um meio de proteger as crianças contra as doenças”, destaca Missânia Moreira, da coordenação de Imunização.

Pólio e imunização – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

O último caso de poliomielite, no Brasil, foi registrado há 25 anos. No entanto, a não ocorrência da doença no território não implica na possibilidade de reintrodução do vírus, a partir do fluxo de viajantes de regiões onde em que ele ainda não foi eliminado. Desta forma, a continuidade das campanhas de vacinação é fundamental para evitar a reintrodução do vírus e a ocorrência de novos casos.

Secom Cabedelo 





Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Desfile Civico - 7 de Setembro
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180