Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escolas Municipais comemoram Semana do Folclore com atividades e apresentações artísticas
20/8/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo, através da Coordenação de Arte e Cultura Escolar, promoveu nesta quarta-feira (19) uma programação alusiva ao Dia do Folclore, comemorado no próximo sábado (22). No período da manhã, as atividades foram realizadas na Escola Silvana Oliveira, no Centro. À tarde, foi a vez da escola Marizelda Lira da Silva receber as atividades.

Ao todo, foram 14 escolas participando da programação, que reuniu, em média, 320 alunos dos segmentos de Ensino Infantil e Fundamental I.  

Uma plateia animada e participativa assistiu às apresentações que envolveram coreografias sobre músicas infantis, sucessos e motivos populares, representações de histórias clássicas do folclore brasileiro, recital de cordel e até apresentação de malabares, em uma alusão à arte circense.

“É sempre importante não deixar o Dia do Folclore passar sem que se promova uma pequena mostra do trabalho que é desenvolvido nas escolas, com toda a dedicação das equipes. Como o folclore é uma manifestação cultural e popular, todas as escolas se preocupam em trabalhar essa data. Cada uma se empenha e se engaja, e os alunos absorvem. É interessante esse momento, porque a gente vê nos olhos das crianças a satisfação de se apresentar, de mostrar um pouquinho do que sabe fazer, bem como das professoras que têm todo o trabalho e o empenho de preparar desde coreografia até cenário.”, ressaltou a coordenadora de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Marileide Lourenço da Silva.

A Mostra de Folclore das escolas do município tem objetivos educativos e, sobretudo, de preocupação com manutenção das manifestações folclóricas da região.

“O objetivo é gerar conhecimento, mostrar às crianças que o que elas aprendem dentro da sala de aula corresponde à nossa realidade. Pelo lado educacional e metodológico, temos uma semana inteira para comemorar a data e procuramos diversificar com produções nas áreas de contos, lendas, músicas e das histórias. Nosso objetivo, além da Mostra, é que eles também vejam a importância das manifestações e possam ser multiplicadores, futuramente, dessa face da cultura tão importante para nós, cabedelenses, paraibanos e nordestinos como um todo”, completou Marileide.

Programação - Pela manhã, na Escola Silvana Oliveira, no Centro, se apresentaram as escolas Adjuto Carlos (Poço), Borges de Souza, Imaculada Conceição e Edlene de Oliveira (Camalaú),  Edézio Rezende (Jardim Manguinhos), Pequeno Príncipe (Centro) e Pequena Princesa (Camboinha II). 
 
“As escolas vieram, participaram, mostraram organização e dedicação. O folclore é uma coisa que a gente não pode deixar morrer na nossa cultura de forma nenhuma, porque faz parte das nossas raízes. Como deixar morrer uma coisa tão essencial e que veio de nossos antepassados? Tanta coisa tem perdido sua essência e a gente tem que mostrar às crianças que a gente tem uma cultura, uma história que não deve ser esquecida”, declarou Dalvanira Maia, da equipe de apoio da Coordenação de Cultura.

À tarde, na Escola Marizelda Lira da Silva, no Jardim Manguinhos, se apresentaram as escolas Elizabeth Ferreira (Renascer), Maria das Graças (Renascer), Pedro Américo (Jacaré), Paulino Siqueira (Camalaú), Antonio Viana e Silvana Oliveira (Centro). 

Para as alunas Dulce Maria, de 9 anos, e Jardiele Silva, de 12, a Mostra foi um momento marcante, pois elas aprendem a cultura popular através das brincadeiras.

“Foi muito bom fazer a dança do folclore para apresentar. Eu aprendi mais sobre o folclore e seus personagens”, disse Dulce. “Não sabia muito sobre folclore, mas hoje sei que é um conjunto de culturas”, completou Jardiele. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


36 Anos Da Escola Rosa Figueiredo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180