Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Escolas Municipais comemoram Semana do Folclore com atividades e apresentações artísticas
20/8/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


A Secretaria de Educação (Seduc) de Cabedelo, através da Coordenação de Arte e Cultura Escolar, promoveu nesta quarta-feira (19) uma programação alusiva ao Dia do Folclore, comemorado no próximo sábado (22). No período da manhã, as atividades foram realizadas na Escola Silvana Oliveira, no Centro. À tarde, foi a vez da escola Marizelda Lira da Silva receber as atividades.

Ao todo, foram 14 escolas participando da programação, que reuniu, em média, 320 alunos dos segmentos de Ensino Infantil e Fundamental I.  

Uma plateia animada e participativa assistiu às apresentações que envolveram coreografias sobre músicas infantis, sucessos e motivos populares, representações de histórias clássicas do folclore brasileiro, recital de cordel e até apresentação de malabares, em uma alusão à arte circense.

“É sempre importante não deixar o Dia do Folclore passar sem que se promova uma pequena mostra do trabalho que é desenvolvido nas escolas, com toda a dedicação das equipes. Como o folclore é uma manifestação cultural e popular, todas as escolas se preocupam em trabalhar essa data. Cada uma se empenha e se engaja, e os alunos absorvem. É interessante esse momento, porque a gente vê nos olhos das crianças a satisfação de se apresentar, de mostrar um pouquinho do que sabe fazer, bem como das professoras que têm todo o trabalho e o empenho de preparar desde coreografia até cenário.”, ressaltou a coordenadora de Arte e Cultura Escolar da Seduc, Marileide Lourenço da Silva.

A Mostra de Folclore das escolas do município tem objetivos educativos e, sobretudo, de preocupação com manutenção das manifestações folclóricas da região.

“O objetivo é gerar conhecimento, mostrar às crianças que o que elas aprendem dentro da sala de aula corresponde à nossa realidade. Pelo lado educacional e metodológico, temos uma semana inteira para comemorar a data e procuramos diversificar com produções nas áreas de contos, lendas, músicas e das histórias. Nosso objetivo, além da Mostra, é que eles também vejam a importância das manifestações e possam ser multiplicadores, futuramente, dessa face da cultura tão importante para nós, cabedelenses, paraibanos e nordestinos como um todo”, completou Marileide.

Programação - Pela manhã, na Escola Silvana Oliveira, no Centro, se apresentaram as escolas Adjuto Carlos (Poço), Borges de Souza, Imaculada Conceição e Edlene de Oliveira (Camalaú),  Edézio Rezende (Jardim Manguinhos), Pequeno Príncipe (Centro) e Pequena Princesa (Camboinha II). 
 
“As escolas vieram, participaram, mostraram organização e dedicação. O folclore é uma coisa que a gente não pode deixar morrer na nossa cultura de forma nenhuma, porque faz parte das nossas raízes. Como deixar morrer uma coisa tão essencial e que veio de nossos antepassados? Tanta coisa tem perdido sua essência e a gente tem que mostrar às crianças que a gente tem uma cultura, uma história que não deve ser esquecida”, declarou Dalvanira Maia, da equipe de apoio da Coordenação de Cultura.

À tarde, na Escola Marizelda Lira da Silva, no Jardim Manguinhos, se apresentaram as escolas Elizabeth Ferreira (Renascer), Maria das Graças (Renascer), Pedro Américo (Jacaré), Paulino Siqueira (Camalaú), Antonio Viana e Silvana Oliveira (Centro). 

Para as alunas Dulce Maria, de 9 anos, e Jardiele Silva, de 12, a Mostra foi um momento marcante, pois elas aprendem a cultura popular através das brincadeiras.

“Foi muito bom fazer a dança do folclore para apresentar. Eu aprendi mais sobre o folclore e seus personagens”, disse Dulce. “Não sabia muito sobre folclore, mas hoje sei que é um conjunto de culturas”, completou Jardiele. 

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Outubro Rosa 2017
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180