Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Fortaleza de Santa Catarina comemora Dia do Folclore com atrações culturais e mesas redondas
20/8/2015 - Secretaria de Cultura

Foto de Internet


A Fundação Fortaleza de Santa Catarina, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), através da Secretaria de Cultura, realiza na sexta-feira (21) e no sábado (22), o Folclore no Forte, em alusão ao Dia do Folclore – 22 de agosto. O evento, que acontece há 25 anos, vai reunir diversas atrações culturais locais e mesas redondas sobre o tema. 

A programação se inicia nesta sexta-feira (21), a partir das 8h, com duas mesas redondas. À noite, a partir das 18h, é vez das apresentações culturais, a exemplo dos Grupos de Capoeira, Lapinha Jesus de Nazaré, de João Pessoa e o Grupo Tambores do Forte. 

No sábado, a partir das 14h, acontece uma mesa redonda com participação do Fórum Estadual das Culturas Populares Tradicionais da Paraíba. Já à noite, no pátio interno do Forte, apresentam-se repentistas e emboladores de coco, Nau Catarineta, Coco de Roda do Mestre Benedito e a Lapinha Jesus de Nazaré, de Cabedelo. 

“Construímos nossa gestão com o objetivo de fortalecer as ações já existentes, sendo parceiros e incentivadores do que nossa cidade saber fazer tão bem, a exemplo do Folclore no Forte. Eu sempre digo que nossa prioridade à frente da Cultura é valorizar e reconhecer os movimentos culturais da nossa cidade, bem como qualquer projeto que se dedique à cultura. Poderíamos criar uma programação nossa, mas preferimos investir e incentivar o que já existe aqui em nossa cidade, o que já tradição”, destacou o secretário de Cultura, Walmarques Junior. 

Para acessar a programação completa do Folclore no Forte, clique aqui. 

Soul OXente - Soul, funk, rock e música regional. É essa mistura de ritmos contagiante que vai tomar conta da Fortaleza de Santa Catarina no sábado (22), através do projeto Soul OXente, uma iniciativa patrocinada pelo Fundo de Incentivo a Cultura (FIC) Augusto dos Anjos e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC). As bandas ADZ - Abrad´Os Zóio e Manu Lima&Sensualidade Nagô se apresentam a partir das 20h, com entrada gratuita. 

Além da PMC, através da Secretaria de Cultura (Secult), o Soul Oxente recebe o apoio da Rádio Tabajara e do Escutaí. O projeto mistura ritmos diferenciados e é marcado pelo swing e groove das melodias dançantes. 

De acordo com Yuri Carvalho, um dos produtores do evento e vocalista da ADZ, “o projeto Soul Oxente tem o propósito de mostrar, pela primeira vez, ao público da cidade portuária de Cabedelo, o que está sendo produzido tão perto deles. Além de promover a formação de novas plateias, a nossa proposta é ampliar o acesso à cultura viabilizando apresentações gratuitas a um maior número de pessoas”.  

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180