Redes Sociais - Facebook, Instagram, Twitter
Notícias
Horta Escolar criada por professor incentiva a aprendizagem de alunos em Escola Municipal
21/8/2015 - Secretaria de Educação

Michael Sampaio


Aliar a teoria à prática e ainda criar hábitos saudáveis. Foi isso que motivou os alunos da Escola Municipal Rosa Figueiredo de Lima, no bairro de Camalaú, a participarem de um projeto para criação e manutenção de uma Horta Escolar. Através de materiais descartáveis e do reaproveitamento de resíduo orgânico, eles aliam criatividade e ensino e ainda ajudam a tornar a escola ainda mais atrativa e sustentável.

Coordenada pelo professor de biologia e ciências, João Thomas, a horta ocupa um espaço de 340m² na área externa da escola. O espaço, antes inutilizado, é aproveitado pelo alunado há quase três anos, como prazeroso recurso pedagógico e de lazer. Ali, eles têm contato com técnicas básicas de germinação e cultivo de várias espécies de frutas, verduras e hortaliças, em ambiente recreativo e bem ao lado da sala de aula.

“A ideia é viabilizar aos alunos o aprendizado de algumas disciplinas de forma lúdica, e ajudá-los a internalizar a possibilidade de aplicar os conceitos e técnicas observadas em hortas familiares. Afinal, o espaço oferece a observação de várias técnicas e procedimentos, desde a preparação da terra,  sementeiras e insumos obtidos da compostagem de resíduos reciclados até o cultivo e colheita dos produtos, que são frequentemente consumidos na merenda escolar”, explica Thomas.

Recentemente, outras práticas estão sendo somadas a essa iniciativa, como o desenvolvimento de técnicas de jardinagem, produção de vasos e outros suportes decorativos, utilizando madeira e materiais descartáveis. Essas iniciativas vêm contribuindo para a ornamentação e jardinagem dos espaços da própria escola. O projeto também está começando a preparar um espaço adequado para uma pequena criação de galinhas, visando a produção de ovos.

“Na verdade, estamos trabalhando o conceito de ‘escola Integral’ ou ‘mais escola’, em que é oferecido ao alunado um novo e ampliado espaço de recreação e estudo, já que a eles não cabe envolvimento na atividade laboral”,  comenta a diretora da Escola, Rosa Maria.

A Horta – Na Horta Escolar, mantida pelos alunos e com a colaboração e mão de obra de funcionários da escola, pode ser encontrada a produção de banana, romã, mamão, laranja, limão, pitanga, goiaba, pinha, maracujá e coco. Entre as verduras e hortaliças, são cultivados: quiabo, coentro, alface, couve, berinjela, pimentas e várias plantas medicinais.

Secom Cabedelo



Serviços on-line
Portal da Transparência
Tenha acesso a todos os indicadores
Sistema de Informação ao Cidadão
Reclamações, sugestões e críticas
Portal do Contribuinte
Acesse todos os serviços on-line da prefeitura
Contracheque
Serviço exclusivo para os servidores municipais
Galeria de Fotos
foto


Seminário de Planejamento do Projeto Vivendo Cabedelo
foto

foto
 
Prefeitura Municipal de Cabedelo
Rua João Pires de Figueiredo, S/N - Centro
CEP: 58.310-000 - Cabedelo - Paraíba
(83) 3250-3180